19/05/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Reconhecer que os números estão presentes em situações do dia a dia.
- Identificar números no espaço escolar e o que representam em cada contexto.
- Levantar números nas embalagens de produtos e o que significam.
Reconhecer a relação entre numeral e quantidade.
- objetos e/ou figuras com números : relógio, calendário, celular, placa de carro, ingressos e outros
- rótulos e embalagens diversas de produtos
- material escolar: cola, régua e outros
- prancheta pequena e folha de bloco pautado
Atividade 1:
O professor deverá trazer para sala objetos ou figuras que os alunos estão acostumados a lidar no dia a dia que contenham números, como um relógio de parede ou de pulso ( analógico ou digital), calendário mensal ou anual, uma placa de carro, ingressos de cinema ou teatro, uma carteira de identidade, vales, tickets, cartões de metrô ou crédito e correspondências que apresentem o endereço e o CEP.
Explorar com os alunos, sentados de preferência em rodinha, a leitura dos objetos. Pra que servem e o que indicam? Conversar com eles onde já viram estes objetos e levá-los a perceber a importância dos números para seu uso.
Levantar com a turma os números que costumam ver pela rua, como os de ônibus, das placas de carro e do relógio indicando a hora e a temperatura local.
O professor poderá trazer também fotos ou gravuras de situações do cotidiano (carros e ônibus no trânsito, relógios de rua) que revelem a funcionalidade dos números.
A proposta é reconhecer que os alunos lidam com números no dia a dia e que são utilizados com diferentes propósitos. São números que identificam e outros que determinam quantidades.
Debater com os alunos qual a finalidade de cada função dos números vista nos objetos, gravuras, fotos e outros.
Levar a turma a perceber que os números podem ser classificados, de acordo com a função que exercem naquela situação, tais como:
a) números que identificam o peso;
b) números que determinam quantidades;
c) números que ressaltam tempo;
d) números que apontam distância e outros.
O professor poderá posteriormente propor o registro de dados em fichas de identificação do aluno, realizadas em folhas ou caderno meia-pauta e cujas respostas sejam números.
Sugestôes para o professor:
Ficha 1: (para aula)
Eu tenho _____ anos.
No ano passado, eu era da turma _____.
Este ano, estou na turma _____.
A minha turma tem _____ alunos.
São _____ meninos e _____ meninas.
Ficha 2 : (para casa)
Eu moro na Rua ________________________________________________________.
O número da minha casa (ou prédio) é ______ , ap. ______.
O CEP da minha rua é _________________.
Meu telefone de casa é ________________.
O número do celular da minha mãe é ________________.
Atividade 2:
Em outra aula, o professor deverá propor à turma uma pesquisa de números pela escola.
Conversar primeiro com o grupo sobre atitudes que a turma deverá ter ao realizar a atividade.
Ressaltar que a atividade de pesquisa exige que os alunos saibam observar bem tudo que está a sua volta. Afinal, observação é uma das etapas mais fundamentais da pesquisa.
Desta forma, será necessário ter calma para andar pelos corredores, pátio e outras salas de aula, salas da parte administrativa e outras salas da escola.
Será ideal utilizar uma pequena prancheta como apoio, prendendo uma folha pautada, onde os alunos registrarão a pesquisa.
Então a atividade inicia , com o professor caminhando pela escola com os alunos.
Eles devem anotar os números que encontram, observando onde aparecem e o que significam.
Poderão surgir números de salas, das turmas, de cartazes e telefones entre outros.
No retorno para sala, a proposta seguinte será registrar com a turma a atividade em folha do caderno, criando um texto coletivo, narrando a pesquisa e o que descobriram.
Atividade 3:
Utilizando outro tempo de aula, o professor deverá trazer para sala algumas embalagens vazias como: garrafas plásticas, latinhas e caixinhas de suco. Aproveitar também o material escolar dos alunos.
Então permitir que observem as embalagens e percebam os números e o que representam.
Chamar atenção para o peso e a capacidade expressa nos produtos sob a forma de gramas, quilos, litros e mililitros, também para o código de barras que identifica e determina o preço do produto.
O professor deverá aproveitar para estabelecer comparação entre as medidas dos produtos. Por exemplo, entre a cola pequena de 40g e a maior de 90g.
Explorar a capacidade de garrafas plásticas, entre a de 500ml e a de 1l, levando a turma perceber onde cabe mais e menos quantidade do produto. . Uma atividade relacionada à provas operatórias piagetianas.
Ainda, aproveitando o contexto de medidas, outra sugestão para o professor, seria a de montar um quadro de medidas da turma.
A proposta é apurar o peso e a altura dos alunos em dois momentos: uma no início e outra no final do ano letivo.
Precisará levar uma balança de banheiro e uma fita métrica que deverá prender na parede e medir cada aluno descalço.
Em seguida, deverá anotar em folha de papel pardo as medidas dos alunos.
No final do ano, deverá repetir a apuração das medidas, quando poderá comparar o crescimento deles.
- Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma. Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006.
- Uma sugestão para o professor como leitura complementar: Como a Matemática explica o mundo - o poder dos números no cotidiano. Stein, James. Ed. Campus El Sevier.
http://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=90553
Verificar a participação dos alunos durante as atividades e o retorno que dão nos trabalhos escritos como nas fichas propostas e nos registros feitos em folhas ou caderno.
Na atividade 1, observar o interesse dos alunos pelos objetos apresentados e as contribuições que trazem de suas vivências do cotidiano sobre números.
Na atividade 2, avaliar com o grupo como aconteceu a pesquisa de números pela escola. Conversar sobre as atitudes dos alunos durante o desenvolvimento da atividade. Levantar o resultado da pesquisa que servirá de material gerador para a produção do texto coletivo.
Na atividade 3, observar a atenção dos alunos para os números expressos em diferentes embalagens e a compreensão que têm sobre o que os números representam. O professor poderá perceber isto, através de perguntas orais que vai realizando durante a atividade e de trabalhos escritos.
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