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Óxidos: Nomenclatura, Propriedades e Aplicações

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar óxidos;
  • Utilizar as regras de nomenclatura dos óxidos para nomear alguns óxidos;
  • Classificar os óxidos em: óxidos básicos, óxidos ácidos, óxidos neutros e óxidos anfóteros.
  • Identificar algumas aplicações dos óxidos.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ligações covalentes;
  • Propriedades químicas das substâncias e dos materiais;
  • Características e propriedades dos sais;
  • Eletronegatividade;
  • Número de Oxidação.
Estratégias e recursos da aula

Professor, em uma aula anterior, de preferência uma semana antes, pegue um copo com água e coloque um prego ou qualquer outro objeto de ferro que possa ser oxidado. Mostre para os alunos e informe que será utilizado em aula posterior. Leve para a sala de aula materiais para a confecção de cartazes informativos.

Aula 1:

Professor, inicie a aula mostrando para os alunos o prego que foi colocado na água na aula anterior. Peça para que os alunos expliquem o que aconteceu com o prego. Os alunos responderão que o prego “enferrujou”. Peça para que eles citem outras situações em que ocorre a formação da “ferrugem”. Depois de ouvir os alunos, explique que a ferrugem, nesse caso, é conhecida pelos químicos como o óxido de ferro, ou seja, a reação do oxigênio com o ferro e por isso é classificado como óxido.

 

Em seguida, pergunte aos alunos qual a principal característica de um óxido? Faça com que eles relacionem o elemento oxigênio com o nome óxido. Escreva no quadro a fórmula molecular de alguns óxidos: Fe2O3, MnO2, Al2O3, TiO2 e SnO2. Essa lista não é fixa, se desejar acrescente ou retire alguns dos exemplos.Após isso, peça para que os alunos definam óxidos observando os exemplos e as questões apresentadas abaixo:

1 – Quantos elementos químicos têm em cada exemplo?

2 – Qual o elemento que está presente em todos os exemplos?

3 – Qual o elemento mais eletronegativo em cada um dos exemplos?

Cada um dos alunos deverá criar uma definição para óxidos de acordo com as orientações anteriores, peça para que eles copiem em uma folha separada para que seja avaliada. Escolha quatro ou cinco alunos para que leiam a sua definição de óxidos para os demais alunos.Após essa atividade explique para os alunos que óxidos são substâncias binárias, ou seja, constituídas por átomos de apenas dois elementos químicos, em que um deles é obrigatoriamente, o oxigênio. Como o flúor é o único elemento químico mais eletronegativo que o oxigênio, portanto o composto formado por esses dois elementos (OF2) não é considerado óxido.

Figura 1 – Exemplos de óxidosFonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010115030616-rare-earth.jpg. Acessado em 14 de abril de 2010 

Agora, como dar nomes a esses óxidos? Para isso, os alunos poderão pesquisar as regras de nomenclatura dos óxidos no livro didático e na biblioteca da escola ou ainda essa pesquisa poderá ser feita no laboratório de informática. Para isso, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Durante a pesquisa peça para que eles confeccionem cartazes sobre as regras de nomenclatura dos óxidos. Ao longo dessa atividade explique para os alunos que os óxidos que possuem elementos químicos do grupo dos não-metais são nomeados de acordos com a seguinte regra:

Como por exemplo:

CO – monóxido de carbono

CO2 – Dióxido de Carbono

Cl2O7 – Heptóxido de dicloro

Agora os óxidos iônicos, nomenclatura é mais simples, só apresentando o número de oxidação do elemento ligado ao oxigênio, em algarismos romanos, nos casos em que este não é único. Nos casos de elementos que apresentem dois números de oxidação possíveis, as terminações oso e ico, identificam respectivamente o menor e o maior valor de NOX. Por exemplo:

Na2O – óxido de sódio

CaO – óxido de cálcio

FeO – óxido de ferro II ou óxido ferroso

Fe2O3 – óxido de ferro III ou óxido férrico

Após essa explicação, peça para que os alunos apresentem a sua pesquisa para a turma utilizando os cartazes.

Aula 2:

Nesta aula os alunos deverão pesquisar sobre a classificação dos óxidos e exemplos de aplicações dos óxidos na sociedade. Selecione temas e divida entre os grupos:

  • Óxidos básicos;
  • Óxidos ácidos;
  • Óxidos neutros;
  • Óxidos anfóteros;
  • Aplicações dos óxidos;
  • Óxidos e a chuva ácida.

Esses temas são sugestões, mas você professor poderá selecionar outros temas relacionados com o conceito de óxidos. Cada grupo deverá apresentar o seu trabalho para o restante da turma. Se preferir essa pesquisa poderá ser feita em casa e a apresentação agendada para uma aula posterior.

 

Os alunos deverão responder as questões propostas a seguir:

1 – Forneça o nome dos óxidos de acordo com a sua respectiva fórmula molecular:

a) FeO       b) Fe2O3            c) Na2O                  d) CaO

2 – Defina óxidos básicos e óxidos ácidos. Dê exemplos.

Professor, se desejar poderá acrescentar outros óxidos, de acordo com o que está trabalhando em sala de aula.

Recursos Complementares

Artigos da Revista Química Nova na Escola: Elemento Cálcio

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a12.pdf 

Experimento sobre oxidação

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/amm.php?cod=_corrosaodoferro 

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das duas aulas. Além disso, avalie a apresentação dos trabalhos dos alunos. Peça para que os alunos façam um relatório das atividades desenvolvidas na sala de aula. As atividades estão descritas na parte de sistematização da aula.

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Opiniões

  • deusari, escola estadual josé de freitas mascarenhas , Bahia - disse:
    deusari@ig.com.br

    18/02/2011

    Quatro estrelas

    Obrigado!!!! gostei das dicas...


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