Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Montando quadrado: calculando e encontrando as partes

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá:

  • desenvolver o raciocínio lógico matemático e memorizar conteúdos, por exemplo: fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação, divisão;
  • desenvolver atenção, concentração e construir conceitos e noções de localização espacial;
  • resolver operações e agrupamentos por meio de jogos;
  • validar os valores éticos (companheirismo e solidariedade) e a rapidez de reação.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de resolver fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação ou divisão de acordo com objetivos que você professor estabeleceu. E também seja capaz de trabalhar em pequenos grupos. Assim, professor retome com os alunos os conteúdos citados antes de propor a atividade.  

Estratégias e recursos da aula

Professor para a primeira atividade você deverá providenciar diferentes jogos de quebra- cabeças confeccionados por você ou se preferir poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam montar.

 Para a segunda atividade você deverá construir para cada equipe de trabalho,16 peças quadradas (6 cm/6 cm) com fatos fundamentais que você deseja trabalhar e seus respectivos resultados, ou seja em cada lado do quadrado deve ter uma operação ou o resultado de uma das operações propostas. Providencie lápis, papel e borracha para todos os participantes.

Veja o desenho explicativo de uma peça com fato fundamental da multiplicação:

      

 Na terceira atividade será realizado atividades de registro.

1ª Atividade - Montando quebra-cabeças

Acompanhe seus alunos até o Laboratório de Informática para que possa montar alguns quebra-cabeças. Nos sítios relacionados abaixo você encontrará diferentes opções, selecione aqueles que melhor lhe convier.

Sítios com jogos de quebra-cabeças: http://www.querojogar.com.br/jogosonline/quebra-cabecas-com-imagens.html  

No sitio abaixo você terá diferentes oportunidades para utilizar cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=83    Ao final desta atividade faça uma avaliação oral com os alunos. Pergunte o que acharam, se tiveram dificuldades ou facilidades em montar os quebra-cabeças. 

 2ª Atividade -  Formando grupos e trabalhando com quebra-cabeça da multiplicação

Professor para realização da atividade você deverá organizar a turma em equipes. Se você tiver, por exemplo, vinte e oito alunos, faça sete grupos de quatro participantes (anteriormente faça questionamentos para chegar à conclusão da quantidade de elementos em cada equipe).

Informe a eles que irão receber dezesseis peças quadrangulares as quais deverão unir os fatos fundamentais e suas respectivas respostas. No final deverão formar uma figura quadrangular. Informe também que você irá distribuir as peças entre os quatro participantes. O primeiro a jogar deverá colocar uma peça no centro da mesa, em seguida o próximo participante deverá colocar uma peça com o resultado de uma das operações ou um fato que tenha como resultado a operação proposta. Caso não tenha nenhuma das duas opções, passa a vez para o próximo participante. Na medida em que for terminando suas peças o participante pode se considerar o vencedor.  

Explicando o jogo aos  alunos: 

___ Hoje quero verificar como vocês estão nos cálculos matemáticos. Para isto vamos fazer um jogo no qual vocês deverão montar um quadrado usando 16 peças (pequenos quadrados que formarão um quadrado maior).

Quantos alunos vieram hoje? Pois bem, vocês deverão se organizar em equipes de quatro elementos em cada uma. Quantas equipes teremos? Todas as equipes terão quatro elementos? De que forma vocês chegaram a este resultado? Que cálculos vocês utilizaram para chegar ao resultado?

 Ótimo!Vocês conseguiram ter quatro participantes em cada grupo. Agora me respondam: se são utilizadas dezesseis peças para formar um quadrado, quantas cada elemento da equipe receberá? Isto, quatro peças.      

Vamos fazer operações de multiplicação e descobrir os resultados, é preciso que façam os cálculos, poderão utilizar a folha que irão receber.

Após dividir as peças vocês também deverão resolver quem será o primeiro a jogar, feito isto cabe ao primeiro colocar uma peça no centro da mesa e o próximo deverá descartar uma peça que em um dos lados tenha o resultado para uma das operações apresentadas na peça colocada pelo jogador. Poderá também ao invés do resultado, ter em um dos lados da peça uma operação cujo resultado tenha sido contemplado na peça depositada. Quando você não tiver a peça adequada passe a vez para o próximo participante. Ao descobrir todos os resultados vocês conseguirão formar um quadrado onde as peças estarão encaixadas em seus respectivos lugares, cada operação terá seu resultado.  

 É preciso ter atenção ao resolver as operações, senão terão dificuldades e não conseguirão encaixar as peças nos lugares adequados, ou seja, a operação deverá corresponder ao resultado. Formem equipes de quatro elementos e decidam quem será o primeiro a jogar.

Prontos? Podemos começar?

3ªAtividade: Registrando atividade realizada anteriormente

Professor após a realização da atividade, registre-a no caderno de Matemática. Escreva o nome do jogo, o/s objetivo/s, as instruções, o nome dos participantes, as operações formadas e também a opinião do participante sobre a atividade realizada.  

 Variações

Esta atividade poderá ser trabalhada com as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Poderá ser trabalhada com grupos de dois elementos ou individualmente, para isso é necessário que se faça um conjunto de 16 peças para cada dupla ou aluno.

Conforme o conhecimento dos participantes poderá ser utilizado materiais concretos (palitos de picolés, pedrinhas, conchinhas, botões) para contagem a fim de chegarem ao resultado esperado. Neste caso, o tempo destinado à atividade deverá ser maior.   

Importante

Professor retome com a turma a importância da consideração às regras estipuladas bem como o respeito pelos colegas. Lembre: não somos perfeitos, sabemos muitas coisas e desconhecemos outras. Assim, é importante respeitarmos as possíveis dificuldades que aparecerão durante a realização da atividade. Aproveite este momento para validar os valores éticos (companheirismo e solidariedade) e a rapidez de reação dos alunos ao deparar com situações problemas.

Se você trabalhar com um grupo específico de alunos que tenham muita dificuldade de aprendizagem, mesmo que as demais não forem utilizar material concreto, disponibilize sobre a mesa alguns deles para que estes alunos possam utilizá-los. Caminhe sempre pela sala observando os alunos que tem mais ou menos facilidade em resolver as operações apresentadas, faça questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes participantes.

Professor ao confeccionar o quadrado maior, organize sobre a mesa as 16 peças formando o quadrado, a fim de não repetir resultados e não escrever números de cabeça para baixo. Para facilitar a montagem (se os alunos forem iniciantes nas operações) não escreva operações ou resultados nos limites (contornos) do quadrado maior (observe imagens apresentadas na preparação e material descritos acima).

                 

          Figura 1                              Figura 2            

 Figura 1 - Quadrado com fatos da multiplicação e resultados nos contornos.            

 Figura 2- Quadrado com fatos da subtração sem resultados nos contornos.  

Foto - Jogo dos Quadrados. Realizado em 2006 com alunos da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)-  Professora Eliana Aparecida Carleto Fonte: Acervo da autora  

Recursos Complementares

 Professor indicamos como leitura a referência NUNES, Terezinha e BRYANT, Peter. Crianças Fazendo Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000, p.246.

http://revistaescola.abril.com.br/downloads/saeb_matematica.pdf  

 

Avaliação

Permitir que os participantes relatem sua opinião sobre a atividade. Que expressem seus sentimentos em relação ao prazer ou desprazer em realizá-la. Avalie também  quais são os fatos fundamentais  (adição, subtração, multiplicação, divisão) que os alunos  resgataram para resolverem as questões, para isso fique atento no decorrer das atividades.Verifique também se são solidários com os colegas que apresentam dificuldades na hora de resolverem as questões colocadas, para isso a organização do grupo deve sempre ser heterogênea.

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ariella Alencar Paulo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará , Ceará - disse:
    ariella_alencar@hotmail.com

    06/03/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa essa idéia. Adorei! Parabéns...!


  • sebastião, USP , Rio de Janeiro - disse:
    sark@yopmail.com

    26/01/2013

    Cinco estrelas

    Boa ideia de fazer essa aula com quebra cabeça mas não pode ser melhor de fazer com <a href="http://www.bingo.com.br/jogos-de-bingo/">um jogo de bingo ? </a>O bom do bingo é que é mais populares, talvez existe um jeito né ? Abs


  • aldinetecarolino, EEEFM" Carolina Passos Gaigher" , Espírito Santo - disse:
    aldinetecarolino@hotmail.com

    01/06/2011

    Cinco estrelas

    estava justamente procurando uma aula assim, vou aplicá-la essa semana com meus alunos , tenho certeza que terei bons resultados, depois retornarei para dizer. Estou com grande dificuldade em ensinar as quatro operações porque é uma turma que não 5teve uma preparação anterior ao nível que estão(4ºano), sei que essa aula muito irá me ajudar. As aulas do portal sempre traz inovações que abre a nossamente para melhorar cada vez mais nossas aulas. Agradeço aos professores que a idealizaram. abraços


  • LUCINHA, E. M "Senhor do Bonfim" , Minas Gerais - disse:
    lucinha1976@hotmail.com

    31/05/2010

    Cinco estrelas

    Eliana, parabéns. Adorei sua idéia para trabalhar multiplicação. Pois brincando o aluno consegue entender e aprender ao invés de decorar. Parabéns! Abraços Lucinha


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.