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Sais: Nomenclatura, Propriedades e Aplicações

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar os sais;

  • Utilizar as regras de nomenclatura dos sais para nomear alguns sais;
  • Identificar as principais classificações dos sais;
  • Relacionar as características dos sais com as suas propriedades;
  • Identificar as principais aplicações dos sais.
Duração das atividades
Três aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ligação iônica;
  • Representação das ligações iônicas;
  • Propriedades químicas das substâncias e dos materiais.
Estratégias e recursos da aula

Professor, leve para a sala de aula pequenas amostras de sal de cozinha de bicarbonato de sódio e carbonato de sódio, caso queiro poderá substituir o último pelo sal que achar mais conveniente. Providencie os materiais necessários para a execução do experimento descrito na Aula 3.

Aula 1:

Professor, inicie a aula fazendo as seguintes perguntas aos alunos:

1 – O que é sal para você?

2 – Existe apenas um tipo de sal?

É provável que os alunos respondam que sal é o sal de cozinha e que eles não conhecem outro tipo de sal. Após ouvir as respostas dos alunos coloque sobre a sua mesa o sal de cozinha (cloreto de sódio), carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio sem identificá-los. Explique que todos eles são sais, pois o sal para a maioria da população é aquele sólido branco usado no tempero de alimentos, mas para os químicos o cloreto de sódio é mais um exemplo de sais. Sal pode ser definido como um tipo de substância iônica que possui um ou mais ânions diferentes da hidroxila (OH-) e do Oxigênio (O2-) e pelo menos um cátion diferente do hidrogênio (H+).

Figura 1 – Exemplos de sais

Fonte: http://www.eca.usp.br/nucleos/njr/voxscientiae/img/carbonato_de_sodio.jpg 

http://www.bsgespeciarias.com.br/imagens/bicarbonatodesodio.jpg 

http://correiogourmand.com.br/images/salrefinado100.gif Acessados em 14 de abril de 2010. 

Após a explicação, peça para que os alunos identifiquem bicarbonato de sódio dentre os sais apresentados. Os alunos indicarão de maneira aleatória, muitos tentarão utilizar o paladar para tentar identificar, mas alerte que muitos sais são extremamente tóxicos. Explique aos alunos que embora todas as substâncias apresentadas sejam sais, elas apresentam propriedades diferentes. Para exemplificar isso, coloque cada um dos sais em copo com água e peça para que os alunos observem. Explique que ambas as substâncias solubilizam na água, mas somente o bicarbonato de sódio tem a propriedade química de efervescência. A efervescência e a solubilidade são propriedades importantes dos sais. 

Figura 2 – Efervescência do bicarbonato de sódio

Fonte: http://educa.fc.up.pt/ficheiros/categorias/68/ascor.jpg.   Acessado em 14 de abril de 2010

Em seguida, leve os alunos para o laboratório de informática, ou se não for possível utilizar esse recurso, projete a simulação na própria sala de aula, com o auxílio de um data show e de um computador. Se preferir também poderá utilizar a biblioteca da escola como fonte de pesquisa.

No laboratório de informática divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Feito isso, peça para que os alunos abram a simulação abaixo:

O sal

O sal 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16872 

Figura 3 – Tela inicial do recurso

Os alunos deverão utilizar a simulação para responder as perguntas a seguir:

1 – Qual a definição de sal de acordo com a simulação?

Para responder a próxima pergunta os alunos poderão utilizar as informações presentes na própria simulação, ou pesquisar, em grupo, no site abaixo:

http://www.fisica.net/quimica/resumo12.htm 

2 – Pesquise e descubra o que é reação de neutralização?

3 – Quais as classificações dos sais que foram apresentadas pela simulação?

Os alunos deverão responder as questões em uma folha separada para entregar para o professor, ou então colocar as respostas em um editor de textos e salvar no computador.Após essa atividade, escolha um grupo para responder as questões para os demais alunos. Explique que as reações de neutralizações são reações que ocorrem entre ácidos e bases, originando um sal, como por exemplo, a reação entre o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio, e temos como produto da reação o cloreto de sódio. Os sais também podem ser classificados de acordo com a natureza dos íons e de acordo com a solubilidade em água. Para que os alunos entendam melhor a classificação dos sais, proponha que eles pesquisem, na internet ou nos livros, essas classificações. Informe que eles entregar essas informações para o professor.

Aula 02:

Após a pesquisa, escreva no quadro o nome de alguns sais e a sua respectiva fórmula molecular, como por exemplo, cloreto de sódio, acetato de sódio, cloreto de potássio e outros. Peça para os alunos que façam uma relação entre o nome do sal e os elementos que compõem o sal. Ouça as opiniões de alguns alunos, em seguida, explique que o nome do sal é formado pela seguinte regra:

nome do ânion” de "nome do cátion

Como por exemplo, o nome do sal de cozinha que é formado pelo ânion cloreto e pelo cátion sódio, cujo nome é cloreto de sódio.Entregue ou peça para que os alunos visualizem no computador a tabela de ânions e cátions mais comuns:

Figura 4 – Tabela de Ânions e Cátions mais comuns

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_cNkcbKun-bA/RmS8dHaYMLI/AAAAAAAAABg/ggccCJ-SWzY/s1600-h/renato....bmp. Acessado em 14 de abril de 2010. 

Eles deverão recorrer a essa tabela toda vez que tiverem dúvidas sobre a nomenclatura dos sais.

 

Os alunos deverão responder as questões propostas a seguir:

1 – Forneça o nome dos sais de acordo com a sua respectiva fórmula molecular:

a) KNO3       b) CaCl           c) NaCl                  d) CaCO3 

2 – Qual a fórmula molecular dos sais cujos nomes são:

a) Cloreto de bário   b) Acetato de sódio

Professor, se desejar poderá acrescentar outros sais, de acordo com o que está trabalhando em sala de aula. Além dessa atividade, os alunos deverão pesquisar sobre as aplicações dos sais na sociedade. Esta pesquisa poderá ser entregue na mesma aula ou posteriormente, de acordo com o desenvolvimento da aula.

Aula 3:

Nessa aula os alunos farão um experimento onde serão aplicados os conceitos sobre sais. Para isso, leve os alunos para o laboratório de Química da escola. Mantenha os alunos nos mesmos grupos da aula anterior. Informe aos alunos que eles deverão fazer anotações sobre as informações feitas. Distribua os grupos nas bancadas. Fale para os alunos sobre as estalactites, se possível mostre algumas figuras.

As estalactites e as estalagmites são formações constituídas de CaCO3(s) que levam milhares de anos para se formarem no interior das cavernas. Podemos produzir estruturas semelhantes usando o NaHCO3 (bicarbonato de sódio) ou o MgSO4 (sulfato de magnésio). Essas substâncias são encontradas em farmácias.

Roteiro Experimental

Materiais

• Bicarbonato de sódio (NaHCO3) ou Sulfato de magnésio (MgSO4) — sal amargo;

• 2 frascos vazios de alimentos infantis ou copos descartáveis transparentes;

• 2 arruelas;

• 30 cm de fio grosso de lã ou barbante de algodão;

• Pires

Procedimentos

Coloque o sal escolhido nos dois frascos, preenchendo-os até a metade da sua altura. Adicione água até encher os frascos e agite os sistemas com uma colher. A seguir, amarre uma arruela à extremidade de cada fio e monte o sistema indicado na figura abaixo. Observe que você terá de colocar um pires entre os dois frascos, bem abaixo do centro do fio. Deixe o sistema em repouso por alguns dias em lugar arejado e no qual não ocorram trepidações.

Depois, responda às seguintes questões:

a) A formação das estalactites e das estalagmites em cavernas é resultado de uma reação química.

b) Nesse experimento também ocorre uma reação química?

c) Explique como se formaram as “estalactites” do experimento.

Figura 5 – Montagem do experimento

Fonte: USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química – Vol. Único. Ed. 5ª. p. 176. São Paulo. Editora Saraiva. 2002

Fonte do experimento: USBERCO, João; SALVADOR, Edgard. Química – Vol. Único. Ed. 5ª. p. 176. São Paulo. Editora Saraiva. 2002

Após a execução do experimento, peça para que os alunos façam um relatório. Nesse relatório eles deverão informar os materiais que foram utilizados, os procedimentos para a execução do experimento e as observações e conclusões do grupo sobre o experimento. Cada grupo deverá entregar apenas um relatório.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O sal Animação/simulação
Recursos Complementares

• Artigos da Revista Química Nova na Escola: Experimentos sobre sais

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eeq1.pdf 

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eeq4.pdf 

• Experimento sobre separação de sais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15605 

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das duas aulas. Peça para que os alunos façam um relatório das atividades desenvolvidas na sala de aula e no laboratório de informática. As atividades estão descritas na parte de sistematização da aula.

 

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Maisa Ramalho, Fundação Educacional Colégio Delta , Minas Gerais - disse:
    avla.r@hotmail.com

    07/11/2010

    Uma estrela

    nao achei ruim, deveria ter colocado a fórmula e a reação do carbonato de cálcio mais o cloreto de sódio. Ficaria mais completo. Grata.


  • roberta luciana, ifce , Ceará - disse:
    betiinha.p@hotmail.com

    04/11/2010

    Quatro estrelas

    adorei, ! darei está aula amanhã :D', parabéns *:


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