Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que classificar os Seres Vivos? ***

 

27/04/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Familiarizar-se com os critérios de agrupamento de modo geral;

Compreender a importância da classificação no estudo dos seres vivos.

Duração das atividades
100 minutos (2 h/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que significa agrupar e situações do cotidiano que usamos o agrupamento.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor  

Quando agrupamos objetos ou seres de acordo com suas semelhanças e diferenças, estabelecemos uma classificação. Classificar, portanto, é agrupar segundo critérios. É importante que a criança compreenda que classificar é importante para organizar os elementos de modo geral. Os livros de uma biblioteca, os produtos de um supermercado, os alunos da escola são organizados de acordo com critérios estabelecidos previamente.

Em relação aos seres vivos adotam-se critérios científicos que embasam a classificação. Sabe-se que conhecer todos os seres vivos é tarefa difícil. Para tornar essa tarefa mais fácil, é importante iniciar a classificação a partir de seres vivos conhecidos, observando as diferenças e semelhanças entre eles, e agrupá-los de acordo com as características que já sabemos identificar. Dessa maneira fica mais fácil formar grupos e apontar o critério escolhido.

Os cientistas também organizam seu trabalho buscando critérios cada vez melhores para agrupar e classificar a imensa diversidade de seres vivos que habitam o planeta Terra.

Os critérios utilizados hoje são diferentes daqueles usados no passado. Outros poderão ser propostos no futuro. Isso pode acontecer, por exemplo, quando novos seres vivos forem identificados e/ou novas descobertas sobre eles forem feitas.

Nessa aula os alunos vão construir a ideia de classificação de modo geral e aprender a definir critérios com base naquilo que já conhecem, e classificar alguns seres vivos (animais e plantas) levando em conta os exemplares colecionados em revistas, jornais ou outros suportes afins.    

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada onde vão expor suas ideias sobre o que é classificar e participar de um jogo, em que serão estimulados a levantar critérios para classificar os seres vivos do ambiente.   

Como o professor irá ativar esse processo:

Estimulando os alunos a emitirem suas ideias sobre situações em que é necessário classificar os seres vivos e os objetos, relacionando-as a situações do cotidiano e participando do jogo da confecção das peças do baralho e do jogo de classificação de plantas e animais do ambiente. Nestas oportunidades serão lançadas questões para problematizar o tema, de forma a contribuir para a construção dos assuntos que se deseja estudar. Para isso, serão convidados a colecionar gravuras de animais e plantas, que deverão ser coladas em cartolina e recortadas para formar as cartas do baralho.  

Jogo: classificando os seres vivos

No primeiro momento da aula, trabalhe com os alunos coletivamente, levantando questões sobre situações que envolvem classificação, de modo geral.

Sugestões de diálogos possíveis:

Inicie a aula perguntando a turma quantos alunos existem na escola? Se todos estudam na mesma turma e por quê? Quantos alunos têm em cada turma?

Todos os alunos estudam num mesmo horário? O que foi observado para agrupar os alunos em horários e turmas diferentes? À medida que os alunos forem emitindo suas opiniões vá informando-lhes dos critérios estabelecidos pela escola para agrupar os alunos.  Anote no quadro de giz as características observadas para agrupar os alunos, enquanto eles as escrevem no caderno.   

A seguir proponha a turma que observe as semelhanças e diferenças entre os elementos da sala de aula. Peça-lhes que agrupem os elementos observados de acordo com suas características, elaborando listas com os títulos sugeridos ou outros que você em conjunto com a turma escolher:

Grupo de material escolar

Grupo de crianças que usam óculos

Grupo de meninos

Grupo de meninas  

Explique aos alunos que quando os grupos são formados a partir de semelhanças e diferenças observadas entre objetos ou seres, estabelece-se uma classificação. Classificar, portanto, é agrupar segundo critérios. É importante que a criança compreenda que classificar é importante para organizar os elementos de modo geral.

A seguir informe-os que para conhecer melhor os seres vivos habitantes da Terra eles também são classificados. E que, a partir de agora, a turma vai pensar em critérios que podem ser usados para classificar os seres vivos. Para isso, cada aluno vai colecionar de revistas, jornais, fotos, ou outros suportes afins gravuras de plantas e animais para montagem de um baralho.

Sugestões de gravuras: imagens de animais e plantas variadas – plantas e animais aquáticos e terrestres, animais que vivem no ar como insetos e aves voadoras, plantas e animais grandes e pequenos, plantas que fixam as raízes no solo ou crescem apoiadas em muros, cercas, troncos de outras árvores, árvores e plantas rasteiras. É importante que as imagens colecionadas permitam o levantamento de diversos critérios de classificação.   No segundo momento, organize a turma em grupos e reserve um envelope para recolher as gravuras obtidas pelas crianças que compõem cada grupo. Após observar que a quantidade de gravuras de plantas e animais é satisfatória, ensine como confeccionar o baralho e realizar o jogo de classificação.

Foto Árvore: http://www.ecoar.org.br/novo/imagens/imprensa/Especies/Arvore_babosa.jpg (consultado em 24/04/2010, às 16h36min). 

Foto Gata Persa: Gatil Gerais

Foto Vitória Régia: http://papacontos.blogaliza.org/files/2009/03/vitoria-regia-capa-site.jpg (consultado em 24/04/2010, às 16h36min).   

Foto Pássaro: Daniel Esser

. Os alunos deverão colar as gravuras selecionadas em cartolina e recortá-las de um mesmo tamanho, para compor as cartas do baralho;

 . O grupo deverá levantar diferentes possibilidades de agrupar as cartas do baralho. Sugestões: Formar um grupo com as cartas que representam animais e outro com aquelas que representam as plantas; plantas que vivem na água; plantas que vivem na terra; plantas rasteiras; árvores; plantas que dão frutas usadas na alimentação como manga, banana, goiaba entre outras, animais que possuem 4 patas; animais que possuem 2 pés; animais aquáticos; animais terrestres; animais que voam; animais vertebrados (que possuem coluna vertebral); animais invertebrados (desprovidos de coluna vertebral); usando assim diferentes critérios nos agrupamentos.

. Escrever os diferentes critérios em tiras de papel e colocar dentro de uma caixinha;

Foto: Amélia Porto

. Definir a ordem que cada componente do grupo vai participar do jogo (tirar par ou ímpar; escolher uma brincadeira como a parlenda “Uni, duni, tê, Salamê, minguê. O sorvete é colorê, O escolhido foi você!”). Um jogador retira uma ficha da caixinha.

. O aluno escolhido para começar a jogar agrupa os seres vivos (animais ou plantas) de acordo com o critério escrito na ficha. Se errar o grupo realiza a classificação indicada e outro aluno continua o jogo.

 . O aluno que acertar mais vezes ganha o jogo. Incentive os grupos a criarem suas próprias regras e maneiras de jogar. É uma oportunidade boa para discutir regras e normas de conduta. Para finalizar o professor anota no quadro de giz os critérios sugeridos pelos grupos e os seres vivos que possuem a característica observada para classificar.  Enquanto isso os alunos fazem o registro no caderno.

Recursos Complementares

 

Avaliação

Peça aos alunos para resolver a atividade a seguir:

Antes de realizar a atividade, procure se informar.

1. Em sua escola, qual o critério utilizado para organizar os livros da biblioteca:   a) pelo tamanho; b) pelo autor; c) pela disciplina d) outro critério  

2. Como os produtos de um supermercado são normalmente organizados: a) pelo preço; b) pela forma da embalagem; c) pelo tipo de produto.   

3. Como os filmes de uma locadora são normalmente organizados:

a) pela indicação ao Oscar;

b) pelo gênero (ação, romance, terror, etc.);

c) pelo diretor do filme.

4. Veja como os animais abaixo foram agrupados. (Dê preferência aos animais do baralho, deixando as cartas expostas para observação das crianças).

Grupo 1: Macaco; cachorro; lobo-guará; onça; gato-do-mato; jaguatirica; tamanduá-bandeira;

Grupo 2: beija-flor; rolinha; tucano; papagaio; pombo; sabiá  

.Quais critérios podem ter sido utilizados para classificar os animais? (sugestão de resposta: número de pernas; voar, se locomover andando, ter o corpo coberto de penas; possuir pêlo etc.).  

 4. Agora, encontre um critério para agrupar as plantas a seguir.  

Mangueira, roseira, violeta, goiabeira, cravo, bananeira, copo de leite, laranjeira. (Dê preferência a plantas do baralho, deixando as cartas expostas para observação das crianças). (Sugestão de resposta: plantas com frutas comestíveis; plantas com flores para enfeite; tamanho: grandes e pequenas; entre outros).   

Geralmente na biblioteca, os livros são organizados por disciplina; no supermercado, pelo tipo de produto; na locadora, pelo gênero. Analise, entretanto, as várias possibilidades de respostas.)

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SAMANTHA RODRIGUES REIS, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - disse:
    samantha_rreis@hotmail.com

    14/05/2015

    Quatro estrelas

    O plano de aula foi muito bem estruturado e coerente para a faixa etária a qual se propõe. Observei várias possibilidades dentro dessa proposta que permite que o professor trabalhe não apenas o conteúdo especificado, pré determinado, mas que explore outros conhecimentos, outras capacidades e percepções de seus alunos sempre levando em consideração seus conhecimentos prévios e os que forem sendo construídos ao longo da(s) aula(s).


  • josefina dos santos, escola do estado , Espírito Santo - disse:
    josefinados@ntosfofa.com

    12/06/2013

    Duas estrelas

    legaaal


  • lara, sao mauro , São Paulo - disse:
    larasousa_10@hotmail.com

    14/03/2011

    Quatro estrelas

    gostei muito,é muito interessante mai não gostei da foto da amelia dos santos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.