Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Representando a multiplicação em quadriculados

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

            O aluno poderá aprender:

  • utilizar a multiplicação para calcular a quantidade de objetos dispostos de forma retangular: linhas e colunas;
  •  identificar a ideia de proporcionalidade e/ou possibilidades combinatória da multiplicação;
  • representar multiplicações em quadriculados;
  •  aplicar informações  resolvendo atividades propostas.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de conhecer o conceito de multiplicação bem como saiba resolver fatos fundamentais desta operação. Assim, professor retome com os alunos esse conceito e também operações de multiplicação antes de propor as atividades que elaboramos.

Estratégias e recursos da aula

Professor para a primeira atividade da aula providencie carrinhos, bonecas, petecas ou outro tipo de brinquedo. Providencie também um espaço físico no qual os alunos poderão se movimentar poderá ser a própria sala de aula desde que as carteiras sejam dispostas de forma que não dificultem a realização da atividade. Para a segunda atividade utilizaremos o laboratório de Informática para realização de alguns jogos sobre o tema e numa terceira atividade será utilizado o caderno de Matemática para fazermos registro das atividades realizadas.  

 1ª Atividade – Explorando materiais. Sessenta (60) minutos

Professor para realização deste momento reveja com os alunos o conceito de multiplicação. Em seguida apresente os brinquedos que você providenciou.

Faça um diálogo com a turma, apresente um brinquedo de cada vez e pergunte qual o seu nome, de que formas podem brincar com ele, se possuem este brinquedo, com quem eles costumam brincar. Após o diálogo permita que brinquem com os objetos antes de iniciarem a atividade.

Ao findar o tempo previsto para as brincadeiras pegue seis objetos e convide três alunos para organizarem os objetos em três colunas. Quando terminarem de fazer as colunas indague que outras maneiras poderíamos ter feito as colunas. Convide outros três alunos para reorganizarem os objetos, ou seja, eles deverão pensar em possibilidades diferentes para colocar os objetos em colunas. Após cada organização vá aumentando o número de objetos, de três aumente para doze, depois para dezoito, não se esquecendo de lançar o desafio registrado acima. 

 Depois dos alunos formarem suas hipóteses em diferentes situações criadas por você, guarde os objetos e retome os lugares em sala de aula. Para isso organize os alunos em fila. Explore também a quantidade de filas que foram formadas. Apresente também imagens de cartelas de ovos, janelas de prédios, poltronas de teatro, filas de estacionamento de um supermercado, dentre outras para que possam visualizar outras formas de se organizarem através de colunas.  

2ª Atividade- Utilizando Laboratório de Informática. Sessenta (60) minutos

 Professor para realização desta atividade convide a turma para te acompanhar até o Laboratório de Informática, diga que vocês irão realizar um jogo que permitirá fazer combinações, ou seja, trabalhar com possibilidades de escolhas. Para isto utilize o sitio http://www.baixaki.com.br/download/burger-fiesta.htm. Neste sitio está disponibilizado o Burger Fiesta cuja proposta é desafiar a velocidade de raciocínio do/a participante, exigindo que o/a mesmo/a monte hambúrgueres rapidamente para atender os/as clientes. Veja a imagem: 

   Fonte:  http://www.baixaki.com.br/download/burger-fiesta.htm

Outro sitio que poderá ser utilizado é o http://pt.yupis.org/jogos/primeiro-dia-de-aulas/ . O mesmo se refere ao primeiro dia de aula de Lúcia, Maria e Pablo. Eles estão indecisos e não sabem que roupa colocar, mas devem ser rápidos ou chegarão tarde à escola. Assim, o objetivo é utilizar as possibilidades de roupas para ajudá-los a se vestir.  

Um novo sitio para utilizar possibilidades é http://pt.yupis.org/jogos/choose-girls/ neste o objetivo é renovar o guarda-roupa utilizando diferentes combinações.  

Professor durante este momento faça interferências sempre que necessário, desafie os alunos a pensarem em diferentes possibilidades de escolhas.

3ª Atividade – Registrando situações vivenciadas. Sessenta (60) minutos

Em sala retome as atividades realizadas anteriromente, no diálogo estabelecido avalie cada etapa vivenciada.

Agora, a proposta é de registro.

Relembre as colunas feitas com os brinquedos e também os jogos realizados no Laboratório de Informática.

Para esta atividade utilizaremos a folha quadriculada, no qual faremos operação aditiva e multiplicativa. Entregue uma folha quadriculada para cada aluno. Primeiramente deverão identificar o que são linhas e colunas (é importante que percebam e identifiquem o que são linhas e colunas), com a representação da adição essa etapa poderá ser mais fácil.  Para melhor compreensão represente com a folha quadriculada, as situações, utilizando a adição das colunas e das linhas.

 Siga as orientações:

 1) Pinte o quadriculado de acordo com o número de linhas e colunas.

 a) 2 linhas de 6 colunas    6 colunas de 2 linhas

6 + 6 = 12 ou  2 x 6 = 12                2 + 2+ 2+ 2 +2 +2 = 12 ou 6 x 2 = 12

Então, 2 x 6 =  6 x 2 = 12

b)  3 linhas de 5 colunas      5 colunas de 3 linhas

c) 4 linhas de 3 colunas       3 colunas de 4 linhas

  2) Ainda usando a folha quadriculada, pinte 5 x 9 seguindo as instruções: 3 fileiras de vermelho e duas fileiras de azul

Agora responda

a) Quantos quadradinhos há em cada fileira?

b) Quantos quadradinhos vermelhos você pintou? Represente matematicamente: (3 x 9 = 27)

c) Quantos quadradinhos azuis você pintou? Represente matematicamente: (2 x 9 = 18)

d) Quantos quadradinhos há no total? Represente matematicamente: (5 x 9 = 45)

3) No jogo que fizemos no computador, utilizamos várias possibilidades. Agora, observe a tabela abaixo e em seguida resolva as atividades propostas:

Gorro- http://www.smartkids.com.br/conteudo/desenhos-para-colorir/vestuario/gorro-tn.gif  

Luvas- http://www.smartkids.com.br/conteudo/desenhos-para-colorir/vestuario/luvas-tn.gif    

a) Pinte os gorros sendo o primeiro com a cor azul, o segundo vermelho e o terceiro amarelo.

 b) Agora, pinte os pares de luvas: o primeiro com a cor azul, o segundo vermelho e o terceiro amarelo.

c) Desenhe e complete a tabela acima com possibilidades de escolha. Você deverá fazer combinações utilizando em cada linha e coluna um gorro e um par de luvas.

Professor veja como ficará a tabela:

Após ter completado a tabela responda às questões abaixo:

a) Quantos tipos de gorro?

b) Quantos tipos de luvas?

c) Quantas combinações com o gorro e luvas azuis foram feitas?

d) Quantas combinações com o gorro e luvas vermelhas foram feitas?

e) Quantas combinações com o gorro e luvas amarelas foram feitas?

f) No total ______ possibilidades de combinações. Veja a operação correspondente às possibilidades: 3 x 3 = 9

g) Você escolheria alguma das possibilidades para usar? Em caso afirmativo, qual delas você escolheria?

Variações

Professor você poderá trabalhar outras combinações, por exemplo, utilizando receitas de sanduíches. Registre a receita que você selecionou, explore ingredientes, pesquise propriedade/s de cada um deles, sua importância para alimentação e faça com os alunos este sanduíche.

Em seguida faça atividades que contemplem a situação vivenciada. Elabore um relatório com os passos seguidos até o preparo do sanduíche. Faça uma tabela com os ingredientes para que os alunos possam completar com as combinações possíveis. A tabela permite que se pense de forma organizada as diversas possibilidades. Neste tipo de atividade é possível vivenciar situações que envolvam a multiplicação. Veja um exemplo:

 

Neste exemplo chega-se a conclusão que é possível ter 12 tipos de sanduíches. Para o raciocínio, faz-se a combinação dos tipos de pão com os tipos de recheio utilizados, ou seja, raciocínio combinatório. O pensamento é assim: para cada um dos tipos de pão temos 4 tipos de recheio, assim, 4 sanduíches diferentes. Como são 3 tipos de pão, os sanduíches são: 4 + 4 + 4, ou seja, 3 x 4 que é igual a doze.  

Importante

Professor em todos os momentos faça questionamentos para as respostas/hipóteses levantadas, desta forma a construção dos conceitos terá melhor fixação. Faça a correção e tire dúvidas apresentadas. Se preferir, escreva relatórios sobre as atividades desenvolvidas na sala de aula

Recursos Complementares
Avaliação

Professor acompanhe a atividade do aluno, verifique se ele conseguiu representar as multiplicações na folha quadriculada, sua observação é fundamental, assim poderá retomar ou prosseguir com sua proposta. Proponha situações-problema que contemplem a faixa etária e desenvolvimento de seus alunos. Explore as formas de resolver, faça murais com resultado e opiniões de atividades desenvolvidas, elabore relatório coletivo com as descobertas da turma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.