Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


India, que país é esse?

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo; Ana Beatriz Raposo de Melo; Marianne

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar os conhecimentos prévios das crianças acerca desse país;

localizar a India no mapa mundi e no Google earth;

identificar características marcantes desse país.

Duração das atividades
Esta aula constará de quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças, de uma forma geral, apresentam muita curiosidade por conhecer outras culturas, em especial quando se trata de culturas exóticas e diferentes da nossa, como por exemplo, a indiana. Para iniciar o estudo sobre este país, o professor deve resgatar os conhecimentos prévios das crianças, perguntando: O que é a Índia? Onde está localizada? Se nas respostas das crianças, estas não identificarem a India como um país, o professor deverá continuar fazendo provocações até que as crianças consigam chegar a esta conclusão.  

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: O professor deve desencadear uma discussão para que as crianças possam ampliar seus conceitos sobre país, fazendo relação com o que está mais perto delas: o Brasil.  Em seguida, resgatar das crianças, o que ja sabem sobre a India: seus costumes, tradições, onde está localizada, se está distante ou perto do Brasil, como se pode chegar à India (de carro? de navio? de avião?). O professor deve registrar na lousa todas as informações fornecidas pelas crianças. Terminada a discussão, as crianças deverão ser desafiadas a traçar um trajeto, começando de onde elas estão - um estado do Brasil, até chegar a India e depois escrever um texto em que expressem as aventuras e descobertas dessa viagem. As produções devem ser socializadas para que as crianças percebam como os colegas pensaram essa trajetória e o professor, ao mediar as apresentações, deve fazer intervenções para que as crianças possam compreender melhor a lógica dos colegas. Posteriormente, tais produções devem ser afixadas no mural da sala para, que tanto as crianças quanto o professor, possam voltar a elas quando necessário.

2º Momento: O professor deve levar para sala se aula um mapa mundi e fazer perguntas às crianças sobre que recurso é esse, o que ele representa, para que serve etc. Em seguida deve solicitar as crianças que localizem nosso país e outros países que consigam identificar. Seguindo a exploração do mapa, as crianças devem ser encorajadas a localizar a India, perceber a distancia entre o Brasil e este país e traçar com o dedo a trajetória de um país ao outro. Neste momento o professor deve retomar o desenho feito anteriormente pelas crianças e lançar perguntas sobre a forma de se chegar a India, a partir do Brasil.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraDownload.do?select_action=&co_obra=2212&co_midia=5    

3º Momento: Para realização desta aula o professor irá necessitar de um computador com internet, como também fazer o download do google earth no respectivo computador, usando o endereço do link sugerido abaixo. Este momento deve iniciar com o professor lançando um convite aos alunos para fazer uma "viagem imaginária" até a India. Depois levá-las para diante do computador, abrir o google earth, localizar o local em que as crianças estão nesse momento e explorá-lo. Se este local- a escola-, não constar no satélite do google, o professor pode tomar como referência a cidade ou algum prédio que esteja localizado perto da escola. Na janelinha da página do google earth aparece a opção para o professor digitar o local de partida e o de destino, depois clica em Ok e começa a viagem. As crianças assistirão ao trajeto com imagens de satélite, do Brasil à India. Chegando a este país, o grupo deverá brincar de visitar cidades da India e o recurso exibe links que ao serem clicados vão mostrando imagens das cidades visitadas.

http://earth.google.com/ 

4º Momento: O professor deve provocar uma discussão com o objetivo de perceber se as crianças conseguem identificar as características mais marcantes desse país, como a super população, a convivência direta das pessoas com animais como o macaco e a vaca, a religião, palácios, enfim, a cultura desse povo e traçar um paralelo entre esta cultura/forma de viver do povo indiano, com as formas de vida que elas conhecem. O professor pode traçar no quadro uma tabela em que apareçam o nome dos dois países e conforme as crianças vão falando, ele vai registrando.

                                          INDIA

                                             BRASIL

 

Recursos Complementares

 

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar os conhecimentos e/ou informações que as crianças têm sobre a India; se conseguiram desenvolver competências para compreender e utilizar recursos pedagógicos como o mapa mundi e o google earth.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ari Braz Dala Costa, BEATRIZ BIAVATTI E E E FUND , Paraná - disse:
    abdcbraz@seed.pr.gov.br

    22/09/2010

    Quatro estrelas

    Professora Ana! Considero importante a forma de trabalhar esta aula. Todavia, nas turmas de 8ª série do Ensino Fundamental, futuro 9º ano, também se trabalha com o tema. Seria interessante ampliar a idéia para esta situação também. Um Abraço, Ari.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.