Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - O computador como instrumento musical (aula 3): Audacity, composição

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Daniel Fils Puig

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Leonardo Stefano Masquio

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Produção de Áudio e vídeo
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Instrumento Musical
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Documentação Musical
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Publicidade
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Rádio e Televisão
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Educação Escolar Indígena Artes Arte, expressão e conhecimento
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Regência
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Multimídia
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Composição e Arranjo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical.

- Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência.

- Experimentar o software Audacity como ferramenta de composição, conhecendo mais de seus recursos.

- Discutir e mapear as possibilidades do uso do software Audacity na produção musical em nossa escola.

Nesta coleção de aulas os alunos aprenderão a utilizar o computador como instrumento musical, tanto na composição musical, quanto na produção de conteúdo em áudio.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber como utilizar um computador em nível básico: interfaces (mouse e teclado), drives (CD, pendrive, etc.), navegação em menus, janelas, estrutura de pastas e operações com arquivos (criar, deletar, salvar, renomear, etc).

Saber utilizar o software Audacity em suas funções básicas: abrir sons com um ou mais canais, selecionar, copiar, cortar, colar, criar novos canais, mover sons, inserir silêncio, aplicar efeitos e utilizar as ferramentas disponíveis.

Conhecer os recursos de informática que a sua escola possui.

Opcional: algum conhecimento a respeito da produção musical com meios eletrônicos em geral e com o computador especificamente.

Estratégias e recursos da aula

Preparação a ser feita pelo professor, anterior à aula

Esta aula, como as outras desta coleção, inicia um processo que não se esgota nela mesma. Através de ferramentas de escrita colaborativa online, como o Google Docs (veja tutorial de utilização nos Recursos Complementares abaixo), Blogs ou outras da sua escolha, você poderá iniciar um processo de aprendizagem com sua turma que irá se manter por quanto tempo o grupo quiser. Isso será feito através da construção de documentos online que poderão ser constantemente revistos e ampliados. Para isso, é necessário que você, Professor(a), esteja familiarizado com essas ferramentas. Sua utilização não é difícil e existe um número grande de tutoriais na internet. Experimente os que estão listados nos Recursos Complementares abaixo e outros disponíveis a partir de links aqui do Portal do Professor, nas outras seções listadas à esquerda desta página.

É preciso que você, Professor(a), prepare com antecedência os computadores do laboratório de Informática da sua escola, instalando e configurando o Audacity. Esse software é livre e pode ser baixado, instalado e utilizado gratuitamente sem restrições de nenhuma ordem. O link para a página do software encontra-se nos Recursos complementares abaixo. É necessário, também, que cada computador esteja equipado com fones de ouvido. Naturalmente, você professor(a) já deve saber utilizar o Audacity (consulte os tutoriais abaixo e o manual do programa). Também deverá escolher em que pasta na rede do laboratório seus alunos salvarão os trabalhos; esta deverá ser escolhida e configurada anteriormente.

Desenvolvimento da aula

Nesta terceira aula da coleção seus alunos irão passar da utilização básica do software Audacity.

Ao entrar com seus alunos no Laboratório relembre a eles algumas regras de utilização, segundo o que estiver vigente em sua escola. Divida os alunos pelas máquinas disponíveis (o ideal é um aluno por máquina) e distribua os fones de ouvido. Peça a eles que liguem os fones, mas só os utilizem quando autorizados por você, para que possam prestar atenção às explicações sobre a aula.

Caso isto ainda não tenha sido feito, guie seus alunos pelo processo de criar uma pasta com o nome e turma deles no diretório que for mais conveniente para o seu laboratório. Peça a eles que salvem seus trabalhos apenas nessa pasta, mas que o façam constantemente a fim de evitar perder informações. Ressalte a importância de respeitar o trabalho dos colegas e não mexer na pasta de outros alunos, a não ser que autorizados para isso.

Explique que hoje eles irão compor um pequeno trecho musical com o Audacity. Dê a eles informações sobre onde podem baixar o software e utilizar em casa, se quiserem/puderem; explique que trata-se de um software livre e, se puder, dê alguma informação sobre o movimento de softwares livres. Peça para que continuem assistindo/seguindo as instruções do Tutorial iniciado na aula anterior a esta, fazendo pausas quando necessário para que eles mesmos possam executar as operações mostradas ali. Abra novamente o documento colaborativo iniciado na aula passada onde vocês registraram observações e dicas para utilizar o Audacity. Estimule seus alunos a prosseguirem nesse tema, ampliando a discussão. Volte ao documento em qualquer ponto futuro do seu curso e retome a discussão.

Dê a eles a tarefa de criarem e salvarem em suas pastas um novo arquivo do Audacity onde deverão criar um pequeno trecho musical, a partir de uma música ou um som qualquer — até mesmo algo que eles gravem. Para isso deverão, copiar, cortar, colar, criar novas trilhas de áudio, importar sons ou músicas, aplicar efeitos, etc., até que cheguem a um resultado satisfatório, ou seja, algo que os agrade musicalmente. Esclareça a eles que você estará observando, tanto durante a aula, quanto depois, abrindo as sessões do Audacity que eles criarem e salvarem, se eles foram capazes de utilizar o software com alguma destreza. É importante ressaltar a necessidade de salvar constantemente o trabalho, praticamente a cada mudança realizada a fim de não perder nada do que foi feito.

Oriente seus alunos para que, ao julgarem o trabalho pronto, exportem-no como um arquivo de áudio independente (em formato .wav ou .mp3) e abram-no com outro programa para ouvir música (como o Windows Media Player ou o Quicktime, por exemplo). Peça para que eles coloquem no documento colaborativo da turma, iniciado na aula passada, outras dicas sobre a utilização do Audacity e suas impressões acerca do trabalho realizado nesta aula.

Professor(a), para uma boa avaliação do trabalho que seus alunos realizaram, você deverá abrir e observar tanto os arquivos do Audacity que seus alunos criaram, quanto o arquivo de áudio final, exportado por eles.

Observações úteis

No uso de documentos colaborativos por um grande número de pessoas é importante que não haja várias pessoas editando-o simultaneamente, pois, ao salvar suas mudanças, um dos utilizadores apagará as feitas pelo outro. Torna-se necessário também registrar quem fez modificações onde e quando. Para isso pode-se utilizar cores diferentes ou observações de autoria e data entre colchetes [Daniel - 21.4.2010], por exemplo.

Faça backups constantes para evitar perder o trabalho de seus alunos.

Boa sorte e bom trabalho!  

:D

Recursos Complementares

Blog da eletriCAp

http://eletricap.blogspot.com     

- projeto de música com meios eletrônicos desenvolvido com alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ 

- história do projeto, trabalhos de alunos, trabalhos acadêmicos sobre o ensino de música com meios eletrônicos, dicas, tutoriais, etc. (em construção permanente) 

Audacity 

- site do software 

http://audacity.sourceforge.net     

- tutorial 

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=715     

o vídeo deste tutorial encontra-se agora neste link 

http://www.youtube.com/watch?v=jQ9nUQslB9Q&feature=related     

- outro tutorial, melhor que o anterior e dividido em várias aulas (o link é da primeira) 

http://www.youtube.com/watch?v=4Oap6D8x5JU&feature=related     

Sobre Blogs na educação 

http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/terremoto-mundial/201cblogueiros201d-na-sala-de-aula 

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog     

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68 

Sobre o Google Docs 

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=Z3z_p-HhS8k     

Sobre a Sala de Informática em escolas - Educarede - Utilizando a sala de informática

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=26   

Este site, mantido pela UNESCO, traz informações interessantes, embora algo desatualizadas 

DigiArts - http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=1391&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html   

Avaliação

Os alunos serão capazes de:

- Utilizar o software Audacity para compor um pequeno trecho de música, salvando-o em um arquivo à parte.

- Voltar à discussão e ao documento colaborativo a respeito da utilização do software Audacity.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.