Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - a Matemática nos esportes - aula 4

 

16/06/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar a existência da matemática nas atividades esportivas;

Levantar situações onde a matemática seja elemento relevante nas atividades esportivas;

Cooperar e discutir com os colegas os dados levantados.

 

Duração das atividades
50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 O aluno(a) deverá associar o seu conhecimento adquirido da matemática com as práticas esportivas.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula está relacionada com um bloco de aulas onde a MATEMÁTICA é a "protagonista". Nas aulas anteriores (veja em recursos complementares) abordamos alguns temas, em que associamos temas da disciplina matemática e a educação física na escola e, de que como pode ser prazeroso APRENDER BRINCANDO investindo na INTERDISCIPLINARIEDADE.

Pois bem, nesta aula vamos levantar alguns aspectos da matemática e os esportes, afinal, não é apenas no placar do jogo onde encontramos aspectos relativos a matemática; podemos encontrar também nas notas das coerografias da Ginástica Rítmica Desportiva; no tempo de chegada de corridas, etc A referência e a presença de elementos significativos da matemática, muitas vezes contribuindo apara alcançar alguma meta e, outras vezes sendo elemento limitador de algum objetivo do atleta.

Devemos relacionar também as formas e projeções geométricas, pois para formatar áreas e espaços é necessário a presença da matemática.

ATIVIDADE I - APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS RELACIONADOS AO ESPORTE - SALA DE VÍDEO (AUDIOVISUAL)

Professor, nesta parte da aula apresente os vídeos a seguir e peça que os alunos anotem tudo que observarem e, que avaliem o que esteja relacionado com a matemática. Sugiro que divida os alunos em duplas, pois possibilita que haja algum tipo de diálogo.

Vídeo 1 - salto em distância - http://www.youtube.com/watch?v=SqNp6FXKukM 

Vídeo 2 - 4 x 100 mts - atletismo - http://www.youtube.com/watch?v=pQLSu8eITcU 

Vídeo 3 - Futebol - esquemas táticos - http://www.youtube.com/watch?v=EndmFffCs24 

Vídeo 4 - Curling - http://www.youtube.com/watch?v=CM5mFH3_Qhs 

Lembre-os que devem prestar atenção nos mínimos detalhes, para isso, sugiro que passe cada um dos vídeos por duas vezes, para que haja possibilidade de aumentar o número de situações que eles, possivelmente, encontrem nos esportes apresentados.

DICA I - Medie esse debate e, estimule-os a analisar todas as possibilidades de encontrarem referências da matemática nos vídeos apresentados e, na reflexão sobre esta presença em outros esportes diferentes dos apresentados neste vídeos.

Essa atividade deverá ser registrada pelos alunos e entregue ao professor ao final desta 1ª parte da aula.

ATIVIDADE II - QUADRA DE ESPORTES - ANALISANDO AS ATIVIDADES:

Neste momento encaminhe-se juntamente com seus alunos para quadra de esportes e, divida-os em 5 grupos de 6 alunos.

Cada grupo deverá escolher 1 jogo ou atividade esportiva e, os grupos que estiverem aguardando para participar deverão realizar uma análise da presença da matemática nas atividades ou jogos escolhidos e apresentados pelos alunos.Sugiro três atividades e um formato para dissecá-las e analisá-las, observe-as:

EXEMPLO I - PIQUE BANDEIRA:

Este é um grande jogo muito conhecido. Como duas equipes estarão jogando vamos analisar o jogo:

  • DUAS equipes estão na quadra;
  • DOZE jogadores estão participando do jogo;
  • Há DUAS bandeiras que estão disponíveis para o jogo;
  • Cada vitória valerá DOIS pontos;
  • Etc.

Fonte: http://www.daescola.com.br/2005/portal/uploads/Geral/EditorImagem/C769/games/image/piquebandeira.jpg 

EXEMPLO II - FUTEBOL:

Desporto mais do que conhecido em nosso país, mas como esta é uma atividade que requer um exercício, façamos assim:

  • Temos DUAS equipes jogando;
  • As posições deverão ser: UM goleiro; CINCO jogadores de linha;
  • A formação será: UM/DOIS/DOIS;
  • O tempo de jogo será de DEZ minutos;
  • Gol de meninos valerá UM PONTO e de meninas valerá DOIS PONTOS;
  • A partir da QUINTA falta coletiva a equipe será penalizada com UM tiro livre direto.

EXEMPLO III - PIQUE CORRENTE:

Este é um pique onde um aluno deverá ser o pegador e, a partir do momento que ele for conseguindo pegar os colegas esses irão se juntando a ele formando a CORRENTE.

  • UM aluno inicia pegando:
  • A partir do instante que ele UM aluno por vez, esses irão se SOMANDO ao grupo formando a corrente;
  • O pique só poderá ocorrer dentro do RETÂNGULO da quadra de volei.

DICA II - Professor, os alunos podem ter a liberdade de escolha das atividades. Peça que os integrantes de cada grupo façam as escolhas, porém, deve lembrá-los que os aspectos relativos a matemática devem estar presentes e, os alunos do grupo, em especial, devem reconhecê-los. 

ATIVIDADE III - DEBATENDO E RELATANDO AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS GRUPOS:

Caro Professor, após a apresentação das atividades pelos alunos reuna-os no centro da quadra e medie um debate da importância da matemática para a existência dos esportes. Por exemplo, cite o aproveitamento de alguma equipe no campeonato da sua cidade, tais como: número de vitórias, número de empates,etc.

Estimule-os a levantarem outros esportes e atividades físicas e apontarem onde a matemática aparece como elemento importante.

Peça que os grupos que analisaram as atividades dos colegas escreva os resultados e entreguem os resultados ao professor.

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18963 - Ritmo e equilíbrio - aula 3

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18966 - Frações - aula 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18964 - Operações matemáticas - aula 1

Leia o artigo: "MODELAGEM MATEMÁTICA E O ESPORTE CONTRIBUINDO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM"

http://www.matematica.ucb.br/sites/000/68/00000038.pdf 

Veja o vídeo "Matemática por toda parte - Futebol / Campo de Futebol" -

http://www.youtube.com/watch?v=iLThwSUIS_Y 

A Matemática no Basquete: http://www.youtube.com/watch?v=wT5QaJ_CsZA 

Avaliação

A avaliação desta aula dar-se-á pelo levantamento e análise das atividades que os grupos realizaram na aula, onde tiveram que descrever a presença de elementos da matemática.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Otilia Moreira dos Santos Balbino, CEM- Carlos Drummond de Andrade , Mato Grosso do Sul - disse:
    professoramariaotilia@hotmail.com

    27/08/2010

    Quatro estrelas

    Com esta aula o professor poderá mostrar ao aluno que matemática está por toda parte e até mesmo nas atividades esportivas é só assistir e analisar cada vídeo. Matemática é prazerosa e atraente, depende de como aprendemos e olhamos. Com essa aula pode- se trabalhar diversos conteúdos. Cabe ao educador saber explorar e aproveitar esse momento. Mas para que ocorra uma boa aula o professor precisa ter conhecimento dos assustos e dominar cada um. Quero parabenizar ao ator e co-autor dessa aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.