16/06/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Observar a existência da matemática nas atividades esportivas;
Levantar situações onde a matemática seja elemento relevante nas atividades esportivas;
Cooperar e discutir com os colegas os dados levantados.
O aluno(a) deverá associar o seu conhecimento adquirido da matemática com as práticas esportivas.
Caro Professor, esta aula está relacionada com um bloco de aulas onde a MATEMÁTICA é a "protagonista". Nas aulas anteriores (veja em recursos complementares) abordamos alguns temas, em que associamos temas da disciplina matemática e a educação física na escola e, de que como pode ser prazeroso APRENDER BRINCANDO investindo na INTERDISCIPLINARIEDADE.
Pois bem, nesta aula vamos levantar alguns aspectos da matemática e os esportes, afinal, não é apenas no placar do jogo onde encontramos aspectos relativos a matemática; podemos encontrar também nas notas das coerografias da Ginástica Rítmica Desportiva; no tempo de chegada de corridas, etc A referência e a presença de elementos significativos da matemática, muitas vezes contribuindo apara alcançar alguma meta e, outras vezes sendo elemento limitador de algum objetivo do atleta.
Devemos relacionar também as formas e projeções geométricas, pois para formatar áreas e espaços é necessário a presença da matemática.
ATIVIDADE I - APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS RELACIONADOS AO ESPORTE - SALA DE VÍDEO (AUDIOVISUAL)
Professor, nesta parte da aula apresente os vídeos a seguir e peça que os alunos anotem tudo que observarem e, que avaliem o que esteja relacionado com a matemática. Sugiro que divida os alunos em duplas, pois possibilita que haja algum tipo de diálogo.
Vídeo 1 - salto em distância - http://www.youtube.com/watch?v=SqNp6FXKukM
Vídeo 2 - 4 x 100 mts - atletismo - http://www.youtube.com/watch?v=pQLSu8eITcU
Vídeo 3 - Futebol - esquemas táticos - http://www.youtube.com/watch?v=EndmFffCs24
Vídeo 4 - Curling - http://www.youtube.com/watch?v=CM5mFH3_Qhs
Lembre-os que devem prestar atenção nos mínimos detalhes, para isso, sugiro que passe cada um dos vídeos por duas vezes, para que haja possibilidade de aumentar o número de situações que eles, possivelmente, encontrem nos esportes apresentados.
DICA I - Medie esse debate e, estimule-os a analisar todas as possibilidades de encontrarem referências da matemática nos vídeos apresentados e, na reflexão sobre esta presença em outros esportes diferentes dos apresentados neste vídeos.
Essa atividade deverá ser registrada pelos alunos e entregue ao professor ao final desta 1ª parte da aula.
ATIVIDADE II - QUADRA DE ESPORTES - ANALISANDO AS ATIVIDADES:
Neste momento encaminhe-se juntamente com seus alunos para quadra de esportes e, divida-os em 5 grupos de 6 alunos.
Cada grupo deverá escolher 1 jogo ou atividade esportiva e, os grupos que estiverem aguardando para participar deverão realizar uma análise da presença da matemática nas atividades ou jogos escolhidos e apresentados pelos alunos.Sugiro três atividades e um formato para dissecá-las e analisá-las, observe-as:
EXEMPLO I - PIQUE BANDEIRA:
Este é um grande jogo muito conhecido. Como duas equipes estarão jogando vamos analisar o jogo:
Fonte: http://www.daescola.com.br/2005/portal/uploads/Geral/EditorImagem/C769/games/image/piquebandeira.jpg
EXEMPLO II - FUTEBOL:
Desporto mais do que conhecido em nosso país, mas como esta é uma atividade que requer um exercício, façamos assim:
EXEMPLO III - PIQUE CORRENTE:
Este é um pique onde um aluno deverá ser o pegador e, a partir do momento que ele for conseguindo pegar os colegas esses irão se juntando a ele formando a CORRENTE.
DICA II - Professor, os alunos podem ter a liberdade de escolha das atividades. Peça que os integrantes de cada grupo façam as escolhas, porém, deve lembrá-los que os aspectos relativos a matemática devem estar presentes e, os alunos do grupo, em especial, devem reconhecê-los.
ATIVIDADE III - DEBATENDO E RELATANDO AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS GRUPOS:
Caro Professor, após a apresentação das atividades pelos alunos reuna-os no centro da quadra e medie um debate da importância da matemática para a existência dos esportes. Por exemplo, cite o aproveitamento de alguma equipe no campeonato da sua cidade, tais como: número de vitórias, número de empates,etc.
Estimule-os a levantarem outros esportes e atividades físicas e apontarem onde a matemática aparece como elemento importante.
Peça que os grupos que analisaram as atividades dos colegas escreva os resultados e entreguem os resultados ao professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18963 - Ritmo e equilíbrio - aula 3
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18966 - Frações - aula 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=18964 - Operações matemáticas - aula 1
Leia o artigo: "MODELAGEM MATEMÁTICA E O ESPORTE CONTRIBUINDO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM"
http://www.matematica.ucb.br/sites/000/68/00000038.pdf
Veja o vídeo "Matemática por toda parte - Futebol / Campo de Futebol" -
http://www.youtube.com/watch?v=iLThwSUIS_Y
A Matemática no Basquete: http://www.youtube.com/watch?v=wT5QaJ_CsZA
A avaliação desta aula dar-se-á pelo levantamento e análise das atividades que os grupos realizaram na aula, onde tiveram que descrever a presença de elementos da matemática.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/08/2010
Quatro estrelasCom esta aula o professor poderá mostrar ao aluno que matemática está por toda parte e até mesmo nas atividades esportivas é só assistir e analisar cada vídeo. Matemática é prazerosa e atraente, depende de como aprendemos e olhamos. Com essa aula pode- se trabalhar diversos conteúdos. Cabe ao educador saber explorar e aproveitar esse momento. Mas para que ocorra uma boa aula o professor precisa ter conhecimento dos assustos e dominar cada um. Quero parabenizar ao ator e co-autor dessa aula.