Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - a Matemática na sociedade - aula 5

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar a existência matemática na sua comunidade escolar;

Associar a presença e a importância da matemática na sua rotina diária;

Descrever situações onde ocorra a presença da matemática no seu dia a dia.

 

Duração das atividades
1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno deve ter conhecimento básico de alguns dos elementos da matemática, tais como: números; operações; figuras geométricas,etc.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, o tema da nossa aula é propor atividades onde os nossos alunos possam refletir e analisar da importância da Matemática na comunidade em que vivem; na rotina do seu dia a dia, ou seja, como a Matemática influencia na vida das pessoas.

Evidentemente, só é possível reconhecer isso se nos concentrarmos e observarmos as mais variadas possibilidades de análise para legitimarmos a existência em vários momentos do cotidiano da matemática e seus elementos.

Para a elaboração, organização e avaliação desta aula proponho a participação dos professores de matemática e português da turma.

ATIVIDADE  I - DESCREVENDO A MATEMÁTICA NA ROTINA DO SEU DIA:

Professor, o início desta atividade deverá ocorrer na sala de aula. Proponha o seguinte desafio aos alunos: " Pessoal, vamos nos concentrar e pensar na sua rotina diária, aquilo que vocês fazem todo dia em casa; na escola; na rua. Discutam um pouco com os colegas e troquem algumas impressões sobre isso, ok?!".

Após os alunos refletirem sobre a rotina, trocarem idéias com os colegas peça que eles façam uma lista com todos os tópicos que, possivelmente, apareçam na discussão. Por exemplo:

  • Na numeração dos prédios, casas, etc;

  • Na contagem do troco de alguma compra;

  • No horário do ônibus para ir para a escola;

  • Na numeração do livro e dos exercícios;

  • No placar dos jogos do campeonato regional ou brasileiro de futebol, etc.

Fonte: http://aulaolimpiada.files.wordpress.com/2008/10/matematica-fullbmp.jpg 

Após esse levantamento passe para a próxima atividade e, peça o seguinte para os alunos:

"Moçada, agora quero que vocês façam uma redação com, aproximadamente, 20 linhas e coloquem situações que vocês levantaram na atividade anterior, em especial, de como é a sua rotina do dia a dia, porém, agora vocês deverão construir um texto onde seja possível identificar elementos da matemática nessa rotina. Após a construção desse texto quero que vocês sublinhem em todos os trechos onde encontramos a matemática presente, ok?!"

Fonte: http://www.fja.rn.gov.br/imaterial/patrimonioimaterial/docs/fichas/feira_livre_mercado_29_07_manha05.jpg 

DICA I - Professor, estimule os alunos a não terem vergonha de escrever tudo aquilo que considerem de sua rotina e, a marcarem os tópicos onde eles observarem a matemática. Será fundamental para o debate que tudo aquilo que eles escrevam possam ser aproveitados.

Fonte: http://www.cap.ufrj.br/images/Logo_MatematiCAp_03.JPG 

ATIVIDADE II - OBSERVANDO A MATEMÁTICA NA COMUNIDADE ESCOLAR:

Professor, para esta tarefa os alunos deverão escolher um colega para fazer dupla e o objetivo principal é identificar na sua escola, na sua comunidade escolar a presença da matemática. Peça que eles levem folhas de papel, caneta ou lápis e, uma prancheta ou uma superfície que seja possível apoiar para anotar as suas impressões.

Estimule-os a registrarem tudo aquilo que considerarem importante e, com referência na matemática. Quando houver alguma dúvida que discutam com o colega da dupla a viabilidade de se fazer o registro.

DICA II - Muitos alunos já possuem alguma mídia, tais como, câmera de fotografia ou um celular que possa registrar imagens (foto e vídeo). Eles podem complementar e enriquecer esse trabalho.

Sugiro as imagens abaixo:

Em que aspectos os alunos encontram referências da matemática na imagem abaixo? Por exemplo: número de figuras (desenhos); número de cores utilizadas no mural; etc.

Fachada do CAp UFRJ - muro frontal

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/foto/0,,14376482-EX,00.jpg 

Na imagem abaixo existe alguma referência na matemática? Por exemplo: número de alunos; as três linhas paralelas para marcar a saída do bloco, etc.

Aula de atletismo no CAp UFRJ - onde está matemática nessa imagem?

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/16002/imagens/bloco4.jpg 

E, nesta imagem, onde encontram referências?

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,13081558-EX,00.jpg 

ATIVIDADE III - FINALIZANDO A AULA - TESTEMUNHOS DA COMUNIDADE:

Professor, para finalizarmos a nossa aula peça que a turma divida-se em grupos de 5/6 alunos e, que cada grupo realize uma entrevista com a seguinte questão: "Onde você encontra a matemática na sua vida, no seu dia a dia? ".Peça para que cada grupo entreviste 3 pessoas da comunidade escolar e, que eles se disponham a dar o seu testemunho, na sua área, sobre a existência da matemática, ou seja, que os alunos perguntem a essas pessoas onde eles acham que a matemática está presente em suas vidas, no seu cotidiano. Assim sendo, os alunos poderão fazer associações de diferentes pessoas; de formas diferentes, pois, poderão ter análises diferentes dos entrevistados da comunidade escolar.

Caro professor, esse levantamento deverá ser analisado na aula seguinte, em conjunto com você e o professor de matemática para verificar se as pessoas abordadas na pesquisa avaliaram, com fidedignidade, a existência da matemática no seu cotidiano.

DICA III - Professor, neste levantamento pode ser realizado, inclusive, uma amostra estatística demonstrando aos alunos o número de pessoas entrevistadas (universo da análise); onde aparecem variáveis semelhantes, por exemplo: uma pessoa responde que observa a matemática no seu dia a dia nas compras do mercado; outra quando vai a padaria; outra quando observa o número do  ônibus que tem que ir ao trabalho.

Um aluno pode relatar que observa a matemática no horário das suas aulas com o tempo determinado (7 hs - 1º tempo de aula).

Nessas entrevistas, sugiro que abordem pessoas de áreas diferentes:

  • Um professor de História;

  • Um funcionário da cantina;

  • Um funcionário do setor de limpeza;

  • Um coordenador da escola;

  • Um aluno, etc.

DICA IV - Caro professor, essa atividade ajudará aos nossos alunos em um levantamento que deverá ser analisado, com o seu auxílio e dos professores convidados (matemática e português), numa próxima aula pela turma. Peça aos alunos para que aproveitem todo o material coletado nas entrevistas. Convide os professores de matemática e de português da turma para fazer uma análise, junto com todos, da pesquisa realizada.

Recursos Complementares

Leia o artigo: "A Matemática no Cotidiano e na Sociedade: Perspectivas do Aluno de Ensino Médio"

http://www.portalgeobrasil.org/colab/artigos/matematicacotidiano.pdf 

Sites: "Passeios pela Matemática"

http://www.passeiospelamatematica.net/dia-a-dia/matdi.htm 

"Matemática no dia a dia":

http://www.somatematica.com.br/mundo.php 

Blog: http://lfmontezuma.zip.net/ 

Assista aos vídeos: "A matemática na vida": http://www.youtube.com/watch?v=-r4piHzxjSs  

"Matemática do Globo Terrestre": http://www.youtube.com/watch?v=b3AeyRUJ4g8 

Avaliação

A proposta de avaliação desta aula é dividir a turma em 6 grupos de 5 alunos e eles devem criar uma música , em qualquer estilo musical (samba, pagode, rap, pop, etc) e apresentar na turma. Estimule-os a criarem coreografias também. Sugira que o tema da "matemática no Cotidiano" esteja presente nas letras e , que eles peçam auxílio ao professor de música e a outro se acharem necessário.

Critérios para avaliação da tarefa:

  • Cada apresentação pode ter no máximo 5 minutos;

  • Todos do grupo devem participar da criação e da apresentação;

  • Podem convidar alguém da comunidade escolar para ajudar e, para se apresentar com o grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.