06/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Analisar a existência matemática na sua comunidade escolar;
Associar a presença e a importância da matemática na sua rotina diária;
Descrever situações onde ocorra a presença da matemática no seu dia a dia.
Para esta aula o aluno deve ter conhecimento básico de alguns dos elementos da matemática, tais como: números; operações; figuras geométricas,etc.
Caro Professor, o tema da nossa aula é propor atividades onde os nossos alunos possam refletir e analisar da importância da Matemática na comunidade em que vivem; na rotina do seu dia a dia, ou seja, como a Matemática influencia na vida das pessoas.
Evidentemente, só é possível reconhecer isso se nos concentrarmos e observarmos as mais variadas possibilidades de análise para legitimarmos a existência em vários momentos do cotidiano da matemática e seus elementos.
Para a elaboração, organização e avaliação desta aula proponho a participação dos professores de matemática e português da turma.
ATIVIDADE I - DESCREVENDO A MATEMÁTICA NA ROTINA DO SEU DIA:
Professor, o início desta atividade deverá ocorrer na sala de aula. Proponha o seguinte desafio aos alunos: " Pessoal, vamos nos concentrar e pensar na sua rotina diária, aquilo que vocês fazem todo dia em casa; na escola; na rua. Discutam um pouco com os colegas e troquem algumas impressões sobre isso, ok?!".
Após os alunos refletirem sobre a rotina, trocarem idéias com os colegas peça que eles façam uma lista com todos os tópicos que, possivelmente, apareçam na discussão. Por exemplo:
Fonte: http://aulaolimpiada.files.wordpress.com/2008/10/matematica-fullbmp.jpg
Após esse levantamento passe para a próxima atividade e, peça o seguinte para os alunos:
"Moçada, agora quero que vocês façam uma redação com, aproximadamente, 20 linhas e coloquem situações que vocês levantaram na atividade anterior, em especial, de como é a sua rotina do dia a dia, porém, agora vocês deverão construir um texto onde seja possível identificar elementos da matemática nessa rotina. Após a construção desse texto quero que vocês sublinhem em todos os trechos onde encontramos a matemática presente, ok?!"
DICA I - Professor, estimule os alunos a não terem vergonha de escrever tudo aquilo que considerem de sua rotina e, a marcarem os tópicos onde eles observarem a matemática. Será fundamental para o debate que tudo aquilo que eles escrevam possam ser aproveitados.
Fonte: http://www.cap.ufrj.br/images/Logo_MatematiCAp_03.JPG
ATIVIDADE II - OBSERVANDO A MATEMÁTICA NA COMUNIDADE ESCOLAR:
Professor, para esta tarefa os alunos deverão escolher um colega para fazer dupla e o objetivo principal é identificar na sua escola, na sua comunidade escolar a presença da matemática. Peça que eles levem folhas de papel, caneta ou lápis e, uma prancheta ou uma superfície que seja possível apoiar para anotar as suas impressões.
Estimule-os a registrarem tudo aquilo que considerarem importante e, com referência na matemática. Quando houver alguma dúvida que discutam com o colega da dupla a viabilidade de se fazer o registro.
DICA II - Muitos alunos já possuem alguma mídia, tais como, câmera de fotografia ou um celular que possa registrar imagens (foto e vídeo). Eles podem complementar e enriquecer esse trabalho.
Sugiro as imagens abaixo:
Em que aspectos os alunos encontram referências da matemática na imagem abaixo? Por exemplo: número de figuras (desenhos); número de cores utilizadas no mural; etc.
Fachada do CAp UFRJ - muro frontal
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/foto/0,,14376482-EX,00.jpg
Na imagem abaixo existe alguma referência na matemática? Por exemplo: número de alunos; as três linhas paralelas para marcar a saída do bloco, etc.
Aula de atletismo no CAp UFRJ - onde está matemática nessa imagem?
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/16002/imagens/bloco4.jpg
E, nesta imagem, onde encontram referências?
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,13081558-EX,00.jpg
ATIVIDADE III - FINALIZANDO A AULA - TESTEMUNHOS DA COMUNIDADE:
Professor, para finalizarmos a nossa aula peça que a turma divida-se em grupos de 5/6 alunos e, que cada grupo realize uma entrevista com a seguinte questão: "Onde você encontra a matemática na sua vida, no seu dia a dia? ".Peça para que cada grupo entreviste 3 pessoas da comunidade escolar e, que eles se disponham a dar o seu testemunho, na sua área, sobre a existência da matemática, ou seja, que os alunos perguntem a essas pessoas onde eles acham que a matemática está presente em suas vidas, no seu cotidiano. Assim sendo, os alunos poderão fazer associações de diferentes pessoas; de formas diferentes, pois, poderão ter análises diferentes dos entrevistados da comunidade escolar.
Caro professor, esse levantamento deverá ser analisado na aula seguinte, em conjunto com você e o professor de matemática para verificar se as pessoas abordadas na pesquisa avaliaram, com fidedignidade, a existência da matemática no seu cotidiano.
DICA III - Professor, neste levantamento pode ser realizado, inclusive, uma amostra estatística demonstrando aos alunos o número de pessoas entrevistadas (universo da análise); onde aparecem variáveis semelhantes, por exemplo: uma pessoa responde que observa a matemática no seu dia a dia nas compras do mercado; outra quando vai a padaria; outra quando observa o número do ônibus que tem que ir ao trabalho.
Um aluno pode relatar que observa a matemática no horário das suas aulas com o tempo determinado (7 hs - 1º tempo de aula).
Nessas entrevistas, sugiro que abordem pessoas de áreas diferentes:
DICA IV - Caro professor, essa atividade ajudará aos nossos alunos em um levantamento que deverá ser analisado, com o seu auxílio e dos professores convidados (matemática e português), numa próxima aula pela turma. Peça aos alunos para que aproveitem todo o material coletado nas entrevistas. Convide os professores de matemática e de português da turma para fazer uma análise, junto com todos, da pesquisa realizada.
Leia o artigo: "A Matemática no Cotidiano e na Sociedade: Perspectivas do Aluno de Ensino Médio"
http://www.portalgeobrasil.org/colab/artigos/matematicacotidiano.pdf
Sites: "Passeios pela Matemática"
http://www.passeiospelamatematica.net/dia-a-dia/matdi.htm
"Matemática no dia a dia":
http://www.somatematica.com.br/mundo.php
Blog: http://lfmontezuma.zip.net/
Assista aos vídeos: "A matemática na vida": http://www.youtube.com/watch?v=-r4piHzxjSs
"Matemática do Globo Terrestre": http://www.youtube.com/watch?v=b3AeyRUJ4g8
A proposta de avaliação desta aula é dividir a turma em 6 grupos de 5 alunos e eles devem criar uma música , em qualquer estilo musical (samba, pagode, rap, pop, etc) e apresentar na turma. Estimule-os a criarem coreografias também. Sugira que o tema da "matemática no Cotidiano" esteja presente nas letras e , que eles peçam auxílio ao professor de música e a outro se acharem necessário.
Critérios para avaliação da tarefa:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!