Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A cultura indiana: alimentação

 

11/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo; Ana Beatriz Raposo de Melo; Marianne Moura Rezende.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar os hábitos alimentares dos indianos;

pesquisar receitas da culinária indiana;

familiarizar-se com este gênero textual;

preparar e degustar um prato indiano.  

Duração das atividades
Três momentos de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula terá mais sentido para as crianças se elas estiverem estudando a India.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Antes da realização desta aula, o professor deve solicitar às crianças que pesquisem sobre os habitos alimentares do povo indiano: o que costumam comer e beber, por que a maioria dos indianos não come carne bovina, o que significa ser vegetariano etc (vê sites sugeridos abaixo). Na aula seguinte, propor a elaboração de cartazes em que estejam presentes estes alimentos. Em equipe, as crianças confeccionarão seus cartazes e apresentarão para todo o grupo. Neste momento o professor, ao fazer as mediações, vai reforçando conceitos e aprofundando assuntos que julgar necessário.

http://eraumavezindia.blogspot.com/2006/02/comida.html 

http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=2364&Itemid=103  

2º Momento: Nesta aula, o professor deve levar vários textos de receitas culinárias para a sala. Apresentá-los as crianças, trabalhando não só o seu conteúdo, mas a estrutura desse gênero textual: forma de apresentação, informações que deve ter, para que servem etc. Depois, sugerir a turma uma aula de culinária em que prepararão um prato típico indiano. Escolher o prato, listar os ingredientes e distribuir entre as crianças para que tragam na aula seguinte. 

3º Momento: Aula de culinária. O professor deve conduzir as crianças à cozinha da escola ou local possível de ser preparado o prato, levar o texto da culinária a ser preparada e os ingredientes. Um grupo de crianças lê a receita, outro grupo mede os ingredientes e, por fim, o professor leva a preparação ao fogo. Depois de pronto vem o momento da degustação, em que todos provarão a comida. É interessante que seja preparada uma bebida indiana para acompanhar o prato, que deve ser um chá ou uma limonada, suco muito apreciado naquela cultura. Terminada a degustação, o grupo pode se dirigir a outra turma da escola e oferecer a receita, explicando sua preparação, passo a passo, e falando sobre o sabor do prato recém degustado. Com esta aula, as crianças estarão tendo contato com os temperos, sabores e preparações da culinária indiana, não só na teoria, mas provando, experimentando, bem como familiarizando-se com os textos instrucionais em forma de receita culinária.

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar os hábitos alimentares dos indianos;

o nível de envolvimento na preparação e degustação culinária e se reconhecem a função e uso do gênero textual receita culinária.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.