11/05/2010
Maria de Fátima Araújo; Ana Beatriz Raposo de Melo; Marianne Moura Rezende.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Investigar os hábitos alimentares dos indianos;
pesquisar receitas da culinária indiana;
familiarizar-se com este gênero textual;
preparar e degustar um prato indiano.
Esta aula terá mais sentido para as crianças se elas estiverem estudando a India.
1º Momento: Antes da realização desta aula, o professor deve solicitar às crianças que pesquisem sobre os habitos alimentares do povo indiano: o que costumam comer e beber, por que a maioria dos indianos não come carne bovina, o que significa ser vegetariano etc (vê sites sugeridos abaixo). Na aula seguinte, propor a elaboração de cartazes em que estejam presentes estes alimentos. Em equipe, as crianças confeccionarão seus cartazes e apresentarão para todo o grupo. Neste momento o professor, ao fazer as mediações, vai reforçando conceitos e aprofundando assuntos que julgar necessário.
http://eraumavezindia.blogspot.com/2006/02/comida.html
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=2364&Itemid=103
2º Momento: Nesta aula, o professor deve levar vários textos de receitas culinárias para a sala. Apresentá-los as crianças, trabalhando não só o seu conteúdo, mas a estrutura desse gênero textual: forma de apresentação, informações que deve ter, para que servem etc. Depois, sugerir a turma uma aula de culinária em que prepararão um prato típico indiano. Escolher o prato, listar os ingredientes e distribuir entre as crianças para que tragam na aula seguinte.
3º Momento: Aula de culinária. O professor deve conduzir as crianças à cozinha da escola ou local possível de ser preparado o prato, levar o texto da culinária a ser preparada e os ingredientes. Um grupo de crianças lê a receita, outro grupo mede os ingredientes e, por fim, o professor leva a preparação ao fogo. Depois de pronto vem o momento da degustação, em que todos provarão a comida. É interessante que seja preparada uma bebida indiana para acompanhar o prato, que deve ser um chá ou uma limonada, suco muito apreciado naquela cultura. Terminada a degustação, o grupo pode se dirigir a outra turma da escola e oferecer a receita, explicando sua preparação, passo a passo, e falando sobre o sabor do prato recém degustado. Com esta aula, as crianças estarão tendo contato com os temperos, sabores e preparações da culinária indiana, não só na teoria, mas provando, experimentando, bem como familiarizando-se com os textos instrucionais em forma de receita culinária.
Receita de samosas, uma espécie de pastel indiano: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.meetaravindra.com/bufe/receitas/claudia/receita1.jpg&imgrefurl=http:// www.meetaravindra.com/bufe/receitas/claudia/receita1.htm&usg=__REh-SXWYOerk34Zh9b5YihXc83Q=&h=982&w=733&sz=140&hl=pt-BR&start=4&um=1&itbs= 1&tbnid=ivQKlVBVDVfcYM:&tbnh=149&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3Dreceita%2Bde%2Bsamosa%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26tbs%3Disch:1
Receitas da culinária indiana:
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar os hábitos alimentares dos indianos;
o nível de envolvimento na preparação e degustação culinária e se reconhecem a função e uso do gênero textual receita culinária.
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