10/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Desenvolver a habilidade de simbolizar quantidades de objetos. Selecionar cartelas com desenhos, que indique os numerais naturais propostos na atividade; desenhar representando a quantidade indicada pelo natural indicado na atividade; ampliar o significado da escrita numérica, com a representação do número em forma de símbolo e de signo.
contagem na sequência
Atividade 1 - Construir relações entre objetos reais e símbolo numérico.
1º Momento – O professor pede que as crianças formem um grande círculo, para fazer uma elaboração conjunta. Nesse momento, traz para roda materiais diversos como: tampinhas, palitos, conchinhas, bolas de gude, bonequinhas etc. solicita uma criança para tomar posição no centro da roda e a turma diz como ela deve organizar os objetos de forma que sirvam para contar. Concluída essa etapa, inicia-se a contagem dos objetos dispostos.
Obs.: O professor observa a lógica das crianças e ajuda a organizar os objetos em fileiras, para facilitar o trabalho e, para não esquecer de contar algum objeto.
2º Momento: O professor divide as crianças em pequenos grupos para desenhar círculos de forma que possa agrupar os objetos em dez unidades. Em seguida, conta a quantidade de círculos e, embaixo de cada círculo vão colocando os números de objetos correspondentes ao valor numérico.
Esse tipo de atividade pode ajudar as crianças a ordenar mentalmente os valores dos símbolos numéricos.
Atividade 2 – Construir relações entre representações de objetos e símbolo numérico.
1º Momento - O professor apresenta ao grupo várias cartelas contando figuras diversas que varia de 1 a 10. Em seguida, explica para os alunos que cada um vai receber 2 cartelas: uma contendo figuras e, outra em branco para escrever o numeral correspondente as imagens da outra cartela.
Atividade 3 – Utilizar o conhecimento da aula para solucionar jogos
1º Momento - O professor ensina as crianças a aplicar o conhecimento, para desenvolver uma brincadeira em grupo. O professor ensina as crianças recolher todas as cartelas para embaralhar e dividir entre os companheiros da brincadeira. Assim, professor e crianças constroem a orientação mediante as regras do jogo, para que compreendam e, se envolvam na brincadeira.
2º momento – As crianças em grupo de quatro, brincam com o jogo da memória. Onde duas crianças puxam as cartelas com a imagem dos objetos e duas procuram o número correspondente. Depois os papeis se invertem.
COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série.São Paulo: Editora Ática, 2000.
Verificar quais foram às dificuldades enfrentadas pelo grupo se eram de ordem de repertório ou se era de inclusão dos numerais; Observar se as atividades ajudaram a ampliar o significado da escrita numérica..
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