Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O REGISTRO DE QUANTIDADES: equivalência entre objetos reais e símbolos (concretos).

 

10/05/2010

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Desenvolver a habilidade de simbolizar  quantidades de objetos.  Selecionar cartelas com desenhos, que indique os numerais naturais propostos na atividade; desenhar representando a quantidade indicada pelo natural indicado na atividade; ampliar o significado da escrita numérica, com a representação do número em forma de símbolo e de signo.  

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

contagem na sequência

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Construir relações entre objetos reais e símbolo numérico.

  1º Momento – O professor pede que as crianças formem um grande círculo, para fazer uma elaboração conjunta. Nesse momento, traz para roda materiais diversos como: tampinhas, palitos, conchinhas, bolas de gude, bonequinhas etc. solicita uma criança para tomar posição no centro da roda e a turma diz como ela deve organizar os objetos de forma que sirvam para contar.  Concluída essa etapa, inicia-se a contagem dos objetos dispostos.   

Obs.: O professor observa a lógica das crianças e ajuda a organizar os objetos em fileiras, para facilitar o trabalho e, para não esquecer de contar algum objeto.

  2º Momento: O professor divide as crianças em pequenos grupos para desenhar círculos de forma que possa agrupar os objetos em dez unidades.  Em seguida, conta a quantidade de círculos e, embaixo de cada círculo vão colocando os números de objetos correspondentes ao valor numérico.

 

Esse tipo de atividade pode ajudar as crianças a ordenar mentalmente os valores dos símbolos numéricos.

Atividade 2 – Construir relações entre representações de objetos e símbolo numérico.  

 1º Momento - O professor apresenta ao grupo várias cartelas contando figuras diversas que varia de 1 a 10. Em seguida, explica para os alunos que cada um vai receber 2 cartelas: uma contendo figuras e, outra em branco para escrever o numeral correspondente as imagens da outra cartela.

 Atividade 3 – Utilizar o conhecimento da aula para solucionar jogos  

 1º Momento - O professor ensina as crianças a aplicar o conhecimento, para desenvolver uma brincadeira em grupo. O professor ensina  as crianças recolher todas as cartelas para embaralhar e dividir entre os companheiros da brincadeira. Assim, professor e crianças constroem a orientação mediante as regras do jogo, para que compreendam e, se envolvam na brincadeira.   

2º momento – As crianças em grupo de quatro, brincam com o jogo da memória. Onde duas crianças puxam as cartelas com a imagem dos objetos e duas procuram o número correspondente. Depois os papeis se invertem.

Recursos Complementares

 COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série.São Paulo: Editora Ática, 2000.

Avaliação

Verificar quais foram às dificuldades enfrentadas pelo grupo se eram de ordem de repertório ou se era de inclusão dos numerais;  Observar se as atividades ajudaram a ampliar o significado da escrita numérica..

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.