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Música - O computador como instrumento musical (aula 4): "sample"

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
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Daniel Fils Puig

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

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Leonardo Stefano Masquio

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Produção de Áudio e vídeo
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Documentação Musical
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Multimídia
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Regência
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Composição e Arranjo
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Publicidade
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Instrumento Musical
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Rádio e Televisão
Educação Escolar Indígena Artes Arte, expressão e conhecimento
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical.

- Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência.

- Experimentar "samplear" sons utilizando o software Audacity.

- Organizar os "samples" construídos com vistas a um trabalho criativo.

Nesta coleção de aulas os alunos aprenderão a utilizar o computador como instrumento musical, tanto na composição musical, quanto na produção de conteúdo em áudio.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber como utilizar um computador em nível básico: interfaces (mouse e teclado), drives (CD, pendrive, etc.), navegação em menus, janelas, estrutura de pastas e operações com arquivos (criar, deletar, salvar, renomear, etc).

Saber utilizar o software Audacity em suas funções básicas: abrir sons com um ou mais canais, selecionar, copiar, cortar, colar, criar novos canais, mover sons, inserir silêncio, aplicar efeitos e utilizar as ferramentas disponíveis.

Conhecer os recursos de informática que a sua escola possui.

Opcional: algum conhecimento a respeito da produção musical com meios eletrônicos em geral e com o computador especificamente.

Estratégias e recursos da aula

Conceitos

Sample

A palavra "sample" vem do inglês e quer dizer: amostra. No jargão da música que lida com meios eletrônicos significa uma amostra de um som qualquer (de um instrumento musical, da voz ou de qualquer outra fonte sonora, incluindo ruídos), um som curto ou simplesmente um som gravado. Ao se referir a um sample, um músico geralmente está se referindo a algum material sonoro gravado que será utilizado como matéria prima para uma construção musical mais elaborada.

Loop

O loop está intimamente ligado com as primeiras experiências no campo da música com meios eletrônicos. A palavra, do inglês também, significa simplesmente: dar uma volta completa. No caso, tocar um som de maneira a que este se repita constantemente, sem interrupção entre seu fim e o início da repetição. Foi utilizando-se de loops que Pierre Schaeffer, iniciador da Música Concreta (Musique Concrète, ver link sobre Pierre Schaeffer nos Recursos Complementares abaixo), percebeu o valor musical que qualquer som gravado em suporte poderia ter e, a partir daí, iniciou a revolução musical que levou ao desenvolvimento dos meios eletrônicos para se fazer música.

Preparação a ser feita pelo professor, anterior à aula

Esta aula, como as outras desta coleção, inicia um processo que não se esgota nela mesma. Através de ferramentas de escrita colaborativa online, como o Google Docs (veja tutorial de utilização nos Recursos Complementares abaixo), Blogs ou outras da sua escolha, você poderá iniciar um processo de aprendizagem com sua turma que irá se manter por quanto tempo o grupo quiser. Isso será feito através da construção de documentos online que poderão ser constantemente revistos e ampliados. Para isso, é necessário que você, Professor(a), esteja familiarizado com essas ferramentas. Sua utilização não é difícil e existe um número grande de tutoriais na internet. Experimente os que estão listados nos Recursos Complementares abaixo e outros disponíveis a partir de links aqui do Portal do Professor, nas outras seções listadas à esquerda desta página.

É preciso que você, Professor(a), prepare com antecedência os computadores do laboratório de Informática da sua escola, instalando e configurando o Audacity. Esse software é livre e pode ser baixado, instalado e utilizado gratuitamente sem restrições de nenhuma ordem. O link para a página do software encontra-se nos Recursos Complementares abaixo. É necessário, também, que cada computador esteja equipado com fones de ouvido. Naturalmente, você professor(a) já deve saber utilizar o Audacity (consulte os tutoriais abaixo e o manual do programa). Também deverá escolher se os alunos armazenarão os samples em uma pasta na rede do laboratório, que então deverá ser criada com antecedência, ou farão o upload dos arquivos para algum repositório virtual na internet, que também deverá ser escolhido e configurado anteriormente.

Desenvolvimento da aula

Nesta quarta aula da coleção seus alunos irão aprender a procurar, selecionar, categorizar e organizar samples para utilização em futuros projetos de criação. Para isso, utilizarão o software Audacity e um repositório comum de arquivos, que tanto poderá estar na rede interna do seu laboratório de informática, quanto em um disco virtual de armazenamento.

Ao entrar com seus alunos no Laboratório relembre a eles algumas regras de utilização, segundo o que estiver vigente em sua escola. Divida os alunos pelas máquinas disponíveis (o ideal é um aluno por máquina) e distribua os fones de ouvido. Peça a eles que liguem os fones, mas só os utilizem quando autorizados por você, para que possam prestar atenção às explicações sobre a aula. Guie seus alunos pelo processo de conhecer a pasta na rede interna ou em um site na web onde armazenarão o produto desta aula. Peça a eles que salvem seus trabalhos apenas nesse lugar.

Explique que hoje eles irão aprender a utilizar o Audacity para a tarefa de construir um banco de samples. Dê a eles informações sobre onde podem baixar o software e utilizar em casa, se quiserem/puderem; explique que trata-se de um software livre e, se puder, dê alguma informação sobre o movimento de softwares livres. Explique que a palavra sample vem do inglês e quer dizer "amostra". Em música feita com auxílio do computador ou de qualquer outro meio de gravação, o termo sample refere-se a uma amostra de som, que pode ser utilizada para a construção de trechos musicais. Para que um sample possa ser utilizado coerentemente, nele não devem sobrar silêncios (a não ser que façam parte da sequência musical), nem existir sons indesejados (ruídos) e seus início e final devem ser tratados de tal forma a poderem ligar-se em loop. Um loop é quando um arquivo de som é tocado repetidamente, sem parar, ou seja, seu final liga-se sem emendas ao início. No Audacity, o botão Play (seta) torna-se um botão de loop se clicarmos nele com a tecla Alt pressionada. Essa possibilidade será útil para que eles ouçam o resultado dos samples que conseguirem colecionar. Além disso, para que a emenda entre fim e início do sample se dê sem que o ouvinte perceba, deve-se utilizar os efeitos de fade-out e fade-in, respectivamente, a fim de não haver mudanças bruscas de volume, que também podem causar "cliques" indesejados na gravação.

Peça agora a seus alunos que importem músicas, busquem ou gravem sons e selecionem deles pequenas amostras — samples — que possam se tornar loops. Em seguida deverão salvá-las na pasta combinada, porém com um nome que indique o som ouvido. Por fim, os sons deverão ser organizados em subpastas pela sua afinidade. Discuta com seus alunos que critérios de afinidade serão respeitados, se a organização se dará pela fonte sonora (ou seja, aquilo que provocou o som inicialmente) ou pelas características do som ao ser escutado, independente da fonte (se é mais agudo, mais grave, mais "flautado", "rugoso", etc.).

Inicie um novo documento colaborativo (utilizando o Google Docs, por exemplo), onde seus alunos irão registrar o trabalho desenvolvido com samples, dicas para se chegar a colecionar bons samples e quais foram os critérios de organização aos quais chegaram.

Por fim, explique a eles que o repositório de samples criado nesta aula será constantemente revisitado e ampliado e que os sons ali colecionados serão utilizados por todos os alunos em trabalhos de criação musical. Peça para que insiram ideias para projetos futuros de criação com a utilização dos samples colecionados no documento criado acima .

Observações úteis

No uso de documentos colaborativos por um grande número de pessoas é importante que não haja várias pessoas editando-o simultaneamente, pois, ao salvar suas mudanças, um dos utilizadores apagará as feitas pelo outro. Torna-se necessário também registrar quem fez modificações onde e quando. Para isso pode-se utilizar cores diferentes ou observações de autoria e data entre colchetes [Daniel - 21.4.2010], por exemplo.

Faça backups constantes para evitar perder o trabalho de seus alunos.

Boa sorte e bom trabalho!  

:D

Recursos Complementares

Blog da eletriCAp

http://eletricap.blogspot.com     

- projeto de música com meios eletrônicos desenvolvido com alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRJ 

- história do projeto, trabalhos de alunos, trabalhos acadêmicos sobre o ensino de música com meios eletrônicos, dicas, tutoriais, etc. (em construção permanente) 

Audacity 

- site do software 

http://audacity.sourceforge.net     

- tutorial 

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=715   

o vídeo deste tutorial encontra-se agora neste link 

http://www.youtube.com/watch?v=jQ9nUQslB9Q&feature=related     

- outro tutorial, melhor que o anterior e dividido em várias aulas (o link é da primeira) 

http://www.youtube.com/watch?v=4Oap6D8x5JU&feature=related     

Sobre Blogs na educação 

http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/terremoto-mundial/201cblogueiros201d-na-sala-de-aula 

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog     

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68 

Sobre o Google Docs 

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=Z3z_p-HhS8k     

Sobre a Sala de Informática em escolas 

Educarede - Utilizando a sala de informática - http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=26 

Este site, mantido pela UNESCO, traz informações interessantes, embora algo desatualizadas 

DigiArts - http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=1391&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

Pierre Schaeffer

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Schaeffer 

Avaliação

Os alunos deverão ser capazes de:

- Procurar, selecionar, salvar e categorizar samples.

- Projetar a utilização dos samples recolhidos e organizados em trabalhos musicais futuros.

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