07/05/2010
Marai de Fátima Araújo; Ana Beatriz Raposo de Melo; Marianne Moura Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Apreciar danças indianas em vídeo;
discutir com as crianças o significado de algumas danças;
criar uma coreografia e movimentos para produção de uma dança indiana.
Para trabalhar as danças indianas é necessário que o professor tenha discutido anteriormente com as crianças, aspectos culturais da India e situado este país político e geograficamente.
1º Momento: Esta aula deve inciar com uma discussão sobre os motivos que levam os povos de todo o mundo a dançar. O professor deve questionar se as pessoas dançam de forma igual nas diferentes culturas e mesmo no interior de uma mesma cultura. Pode, para isso, tomar como exemplo o Brasil e suas danças: frevo, maracatu, forró, samba em que as pessoas dançam de forma singular em cada uma delas e por motivos diferentes. Depois, a discussão deve centrar-se nas danças e motivos pelos quais os povos indianos dançam. Neste momento devem ser registradas todas as impressões das crianças. Em seguida, o professor deve apresentar alguns videos de dança indiana para as crianças.
http://www.youtube.com/watch?v=SfttqmznG6I&feature=fvsr
http://www.youtube.com/watch?v=_05ciAIZIjY&feature=related
2º Momento: Após a apreciação dos vídeos, o grupo deve discutir aspectos das danças apreciadas, como: movimentos do bailarino, expressão corporal, visual, maquiagem e figurino. Para ressaltar os motivos que levam estes povos a dançar, o professor deve levar um texto que enfatizem tais motivos, para ser lido para as crianças. Assim, elas descobrirão que o povo hindu dança para venerar seus deuses, para comemorar festas familiares como casamento, batizado, para celebrar a fartura e a colheita e nestas danças, contam histórias conhecidas naquela cultura.
http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=31761
3º Momento: Após a apreciação de vários vídeos e a discussão sobre as danças indianas, o professor deve encorajar as crianças a criar movimentos, passos e uma coreografia para compor uma dança semelhante a dos indianos. As crianças, em roda e num espaço amplo, de preferência fora da sala de aula, devem ir propondo que passos e movimentos podem realizar. Estes passos devem ser experimentados por todos e avaliados se necessitam sofrer alguma alteração ou não. Geralmente a construção/montagem de uma dança, em que as crianças possam estar participando e sugerindo toda a sua criação, não se esgota numa aula só. É necessário que elas internalizem estes movimentos, que experimentem e decidam se é isso mesmo que vão apresentar, para que a dança não seja apenas a reprodução de algo já existente, mas uma criação coletiva, possível de ser criada, recriada e vivida por todos. O professor deve propor o "ensaio" por vários dias para que as crianças se apropriem de todos os elementos da dança.
4º Momento: Em dia e horário marcado, convite feito aos pais e as demais turmas da escola, as crianças apresentarão a dança por elas produzidas. Para isto deverão ter conhecido, discutido e confeccionado um figurino ao estilo indiano; ter conhecido a forma e motivos de se maquiar destes povos. Todos estes elementos, uma vez incorporados pelas crianças, comporão a parte visual (figurino e maquiagem) da apresentação da dança.
Imagens da dança indiana. Acervo de uma das autoras.
O professor deve avaliar:
- O nível de compreensão das crianças em relação aos motivos que levam o povo indiano a dançar;
- o interesse e envolvimento na apreciação das danças indianas;
- a capacidade de propor e criar movimentos e vivenciar a experiência estética da dança.
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