Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A cultura indiana: as danças

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Marai de Fátima Araújo; Ana Beatriz Raposo de Melo; Marianne Moura Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreciar danças indianas em vídeo;

discutir com as crianças o significado de algumas danças;

criar uma coreografia e movimentos para produção de uma dança indiana.

Duração das atividades
Três momentos de 1 hora aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para trabalhar as danças indianas é necessário que o professor tenha discutido anteriormente com as crianças, aspectos culturais da India e situado este país político e geograficamente.

Estratégias e recursos da aula

 1º Momento: Esta aula deve inciar com uma discussão sobre os motivos que levam os povos de todo o mundo a dançar. O professor deve questionar se as pessoas dançam de forma igual nas diferentes culturas e mesmo no interior de uma mesma cultura. Pode, para isso, tomar como exemplo o Brasil e suas danças: frevo, maracatu, forró, samba em que as pessoas dançam de forma singular em cada uma delas e por motivos diferentes. Depois, a discussão deve centrar-se nas danças e motivos pelos quais os povos indianos dançam. Neste momento devem ser registradas todas as impressões das crianças. Em seguida, o professor deve apresentar alguns videos de dança indiana para as crianças.

http://www.youtube.com/watch?v=SfttqmznG6I&feature=fvsr  

http://www.youtube.com/watch?v=_05ciAIZIjY&feature=related 

2º Momento: Após a apreciação dos vídeos, o grupo deve discutir aspectos das danças apreciadas, como: movimentos do bailarino, expressão corporal, visual, maquiagem e figurino. Para ressaltar os motivos que levam estes povos a dançar, o professor deve levar um texto que enfatizem tais motivos, para ser lido para as crianças. Assim, elas descobrirão que o povo hindu dança para venerar seus deuses, para comemorar festas familiares como casamento, batizado, para celebrar a fartura e a colheita e nestas danças, contam histórias conhecidas naquela cultura.

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=31761 

3º Momento: Após a apreciação de vários vídeos e a discussão sobre as danças indianas, o professor deve encorajar as crianças a criar movimentos, passos e uma coreografia para compor uma dança semelhante a dos indianos. As crianças, em roda e num espaço amplo, de preferência fora da sala de aula, devem ir propondo que passos e movimentos podem realizar. Estes passos devem ser experimentados por todos e avaliados se necessitam sofrer alguma alteração ou não. Geralmente a construção/montagem de uma dança, em que as crianças possam estar participando e sugerindo toda a sua criação, não se esgota numa aula só. É necessário que elas internalizem estes movimentos, que experimentem e decidam se é isso mesmo que vão apresentar, para que a dança não seja apenas a reprodução de algo já existente, mas uma criação coletiva, possível de ser criada, recriada e vivida por todos. O professor deve propor o "ensaio" por vários dias para que as crianças se apropriem de todos os elementos da dança.

4º Momento: Em dia e horário marcado, convite feito aos pais e as demais turmas da escola, as crianças apresentarão a dança por elas produzidas. Para isto deverão ter conhecido, discutido e confeccionado um figurino ao estilo indiano; ter conhecido a forma e motivos de se maquiar destes povos. Todos estes elementos, uma vez incorporados pelas crianças, comporão a parte visual (figurino e maquiagem) da apresentação da dança.

Imagens da dança indiana. Acervo de uma das autoras.

Recursos Complementares

 

Avaliação

O professor deve avaliar:

- O nível de compreensão das crianças em relação aos motivos que levam o povo indiano a dançar;

- o interesse e envolvimento na apreciação das danças indianas;

- a capacidade de propor e criar movimentos e vivenciar a experiência estética da dança.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.