Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que e como se vestem os indianos

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo; ana Beatriz Raposo de Melo; Marianne Moura Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 · Discutir sobre a forma de se vestir do povo indiano, identificando e nomeando peças do vestuário masculino e feminino desses povos;

 · realizar oficinas de pintura em tecido para confecção de sáris; 

 · socializar os conhecimentos adquiridos em forma de seminário.

Duração das atividades
Cinco momentos de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ao iniciar esta aula, o professor deve assegurar-se de que as crianças tenham tido acesso a informações sobre a cultura indiana, suas tradições e costumes, para que o tema vestimentas são seja tratado como uma atividade isolada e sem sentido.

Estratégias e recursos da aula

 1º Momento: O professor deve iniciar esta aula perguntando as crianças: será que na India as pessoas se vestem da mesma forma que no Brasil? Como é a forma de vertir desses povos? Ouvir o que as crianças têm a dizer. Depois investigar, através da oralidade, se as crianças sebem o nome das peças de vestimenta dos indianos. O professor deve ter selecionado imagens para trabalhar esta aula que podem ser mostradas em forma de cartaz ou no computador e se possível projetadas com data show. Depois as crianças devem diferenciar a forma de vestir dos homens e das mulheres, nomeando as peças que cada um veste: sári, punjabi, dothi etc. Nesta aula o professor deve, ainda, mostrar um vídeo que ensina como vestir um sári, peça do vestuário feminino indano, que aos nossos olhos parece muito dificil de vestir, já que se trata  apenas um pano que deverá ser envolto em todo corpo.

Sári indiano, disponível em: http://www.iohu.org/rathayatra/wp-content/uploads/2009/06/sari_1.jpg 

Punjabi, bata indiana. Disponível em: http://www.portalindia.com.br/K%20P%20BOYS/79233_320x480.jpg 

Dothi indiano. Disponível em: http://www.radharaman.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/08/ivory_dhoti_with_zari_border_yp10.jpg 

2ª Momento: Esta aula deve ser ministrada num outro dia. Antes, o professor deverá combinar com as crianças uma oficina de pintura e providenciar os materiais para que ela aconteça: tecido, tinta, pincéis, rolos para pintura, moldes vasados etc. No dia marcado para tal oficina, as mesas devem ser protegidas por papel jornal e deve ser explicado todo o processo de pintura para as crianças que vivenciarão a experiência de pintar em tecido e produzir as peças de vestuário que comporão o figurino para a apresentação de uma dança indiana, conforme proposto por nós, em outra aula que trata deste tema.

Pintura de sári. Acervo de uma das autoras.

Mãos pintadas no estilo indiano. Acervo de uma das autoras.

3º Momento: Nesta aula as crianças deverão vivenciar, na prática, como se veste um sári. O professor deve retomar o vídeo apresentado anteriormente e depois propor que em dupla, as crianças vistam o sári em seu par.

http://www.youtube.com/watch?v=Rr1gxL0OCy0&feature=related 

4º Momento: A partir dos novos conhecimentos adquiridos/construídos pelas crianças, o grupo deve ser encorajado a organizar coletivamente um seminário para expor tudo o que aprendeu sobre a India, para as crianças de outra turma. Este processo deve iniciar pela organização das informações e o professor deve perguntar o que cada criança quer enfatizar na apresentação. Assim, diante de um computador, o professor deve criar um power point, no qual, cada slide será da responsabilidade de uma criança na hora da apresentação. Cada criança diz sobre que aspecto estudado quer falar: alimentação, danças, vestuario, deuses etc e dirá que texto deve ser colocado no seu slide. Esta estratégia, além de ser uma forma de avaliar o que a criança aprendeu neste estudo, facilita a apresentação pela criança na realização do seminário, já que se trata de um texto seu. Depois de todos os textos organizados, o professor deve, junto com as crianças, selecionar as imagens que ilustrarão cada slide, de acordo com o tema abordado. Depois o grupo deve confeccionar um texto/convite aos pais e a turma que será convidada para assisitir ao seminário, com a mediação do professor.

5º Momento: No dia marcado para apresentação do seminário, o professor deve ter garantido toda a estrutura para sua realização: computador, data show, microfone. Platéia formada, inicia-se o seminário com as crianças apresentando (cada um na sua vez), o slide que lhe cabe apresentar e explicar para a platéia.

Imagens do seminário: acervo de uma das autoras.

Recursos Complementares

 

Avaliação

Com esta aula o professor deve avaliar:

- Se as crianças conseguem identificar e nomear as peças do vestuário indiano;

- o envolvimento na oficina de pintura;

· os conhecimentos adquiridos e expressos em forma de seminário.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ve, kbmvrk , São Paulo - disse:
    hhy0110@GMAIL.COM

    23/02/2012

    Cinco estrelas

    MUITO LEGAL aprendi muitooooooooo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.