10/05/2010
Raimunda Porfirio rRbeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Desenvolver a noção de maior, menor e igualdade.Comparar resultado de jogos e indicar o total maior e o menor; fazer trocar de quantidades iguais, variando o atributo cor, fazer a equivalência entre quantidades de objetos diferentes e valores iguais. Comparar o número cardinal e identificar a quantidade maior, menor e igual. Empregar os termos: “mais que”, “menos que”.
reconher os numerais.
Atividade 1- Estabelecer relações de equivalência
1º Momento - O professor e os alunos constroem um jogo de trocas, com fichas coloridas. Cada grupo recebe três cores e trabalha com três valores. Assim, seleciona três cores e fixa valores às fichas, como seguem abaixo:
2º Momento - Compreendido os valores das fichas, as crianças trabalham em grupos de quatro componentes, dois ficam com as fichas e dois ficam com os palitos. A dupla das fichas faz a troca com a dupla dos palitos. Depois invertem os papeis.
Atividade 2 - Fazer comparar valores e descobrir o maior
1º Momento – O professor entrega 4 fichas amarelas (cada ficha vale 5) e 15 estrelas (cada estrela vale 1 unidade), sugere que as crianças façam trocas entre as fichas e as estrelas. E solicita que as crianças expliquem se sobram fichas ou estrelas e expliquem a resposta.
Nesse momento, o professor orienta as crianças para realizar a atividade fazendo a equivalência entre as fichas e as estrelas. Nessa relação eles devem chegar a conclusão de que uma ficha equivale a cinco estrelas e que o valor das fichas é maior do que o valor das estrelas. A atividade de comparação das crianças deve ser feita mediante o confronto entre fichas e estrelas
Atividade 3 – Comparar os valores com sua representação numérica
1º Momento - O professor entrega as fichas e as crianças fazem o confronto os valores e os signos. Assim, são dadas as três fichas: a amarela, a vermelha e a azul. E as crianças em grupo procuram formar os pares, valores e sua representação numérica. As crianças se orientam pelas seguintes questões:
COL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: ditora ática, 2000.
Analisar se as crianças conseguiram fazer trocas por equivalência de valores; se ampliaram o vocabulário, utilizando corretamente os termos “mais que” e “menos que”; “ Maior que “; “menor que”
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