Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMPARAÇÃO DE QUANTIDADES DE OBJETOS

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio rRbeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a noção de maior, menor e igualdade.Comparar resultado de jogos e indicar o total maior e o menor; fazer trocar de quantidades iguais, variando o atributo cor, fazer a equivalência entre quantidades de objetos diferentes e valores iguais. Comparar o número cardinal e identificar a quantidade maior, menor e igual. Empregar os termos: “mais que”, “menos que”.

Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

reconher os numerais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade  1-  Estabelecer relações  de equivalência  

 1º Momento - O professor e os  alunos constroem um jogo de trocas, com fichas coloridas. Cada grupo recebe três cores e trabalha com três valores. Assim, seleciona três cores e fixa valores às fichas, como seguem abaixo:

 

2º Momento - Compreendido os valores das fichas, as crianças trabalham em grupos de quatro componentes, dois ficam com as fichas e dois ficam com os palitos. A dupla das fichas faz a troca com a dupla dos palitos. Depois invertem os papeis.

 

Atividade 2  -   Fazer comparar  valores e descobrir o maior  

 1º Momento – O professor entrega  4  fichas amarelas (cada ficha vale 5)  e 15 estrelas (cada estrela vale 1 unidade),  sugere que as crianças façam trocas entre as fichas e as estrelas. E solicita que as crianças expliquem se sobram fichas ou estrelas e expliquem a resposta.

 Nesse momento, o professor orienta as crianças para realizar  a atividade fazendo a equivalência entre as fichas e as estrelas. Nessa relação eles devem chegar a conclusão de que uma ficha equivale a cinco estrelas e que  o valor das fichas é maior do que o valor das estrelas.   A atividade de comparação das crianças deve ser feita mediante o confronto entre fichas e estrelas

  •  Caso as crianças não consigam chegar a essa conclusão com o valor das fichas, o professor faz uma reorientação para fazer o reajustamento da atividade. Em cada grupo, faz a seguinte orientação:  Se a ficha amarela vale 5, quantas estrelas cabem dentro de uma ficha amarela? Conte quantas estrelas tem?  Conte quantas fichas foram preenchidas com as estrelas.Conte quantas fichas ficaram vazias sem estrelas.

 

Atividade 3 – Comparar os valores com sua representação numérica   

1º Momento - O professor entrega as fichas e as crianças fazem o confronto os valores e os signos. Assim, são dadas as três fichas: a amarela, a vermelha e a azul.  E as crianças em grupo procuram formar os pares, valores e sua representação numérica. As crianças se orientam pelas seguintes questões:

  • Quais números representam à ficha amarela, vermelha e azul, respectivamente?
  • Quantos objetos podem ser representados pelos números destacados?
  • Qual dessas fichas tem o valor menor?Qual tem valor  maior?
  • A ficha azul vale mais ou menos do que a ficha amarela?
  • Qual a diferença entre a ficha amarela e a ficha azul?                                           
  • Nesse momento, é importante dispor de material de contagem, papel, lápis para que as crianças possam resolver as situações problemas.
Recursos Complementares

 COL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: ditora ática, 2000.

Avaliação

 Analisar se as crianças conseguiram fazer trocas por equivalência de valores; se ampliaram  o vocabulário, utilizando corretamente os termos “mais que” e “menos que”; “ Maior que “; “menor que”

.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.