Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo alguns animais indianos

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo; Ana Beatriz Raposo de Melo; Marianne Moura Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Conhecer alguns animais da fauna indiana (elefante, tigre de bengala, tigre na neve, vaca, macaco);

 - perceber o habitat natural desses animais;

 -  identificar os animais em extinção;

 - discutir a relação do povo indiano com os animais.

Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula as crianças deverão ter conhecimentos acerca dos conceitos de extinção e de sagrado.

Estratégias e recursos da aula

Por ser muito comum, em todos os vídeos e cenas indianas, a presença de animais como vacas, camelos, elefantes, macacos, é imprescindível que um estudo sobre esta cultura, enfoque seus animais e a relação dos humanos com eles.

1ª Momento: O professor deve levar para sala de aula, textos que falem sobre os animais da India. Formar grupos para ler o material e conhecer os animais mais importantes da fauna indiana. Depois, propor uma discussão para listar os animais que as crianças destacaram como mais importantes. Nesse momento, o professor propõe as crianças a confecção de cartazes com imagens e informações acerca dos animais pesquisados. Estes cartazes comporão o acervo do mural da sala.

2º Momento: O professor deve levar as crianças a assistirem videos que mostrem estes animais em seu habitat natural, como: o panda vermelho, o tigre da neve. Deve contrastar com outros vídeos que mostrem os macacos e vacas transitando livremente entre as pessoas e ainda, camelos e elefantes sendo utilizados pelos homens como meio de transporte. Depois pedir para que os grupos representem o habitat natural dos animais vistos no vídeo.

http://www.univision.com/uv/video/O-Asno-Selvagem-do-Deserto-Indiano---Ind/id/2104212732

3º Momento: Com o objetivo de que as crianças identifiquem os animais que estão em extinção na India, o professor deve propor uma discussão sobre o que significa o termo extinção. Depois, apresentar, dentre os animais estudados, os que estão correndo risco de extinção, discutindo os motivos. Em seguida deve propor um júri simulado. Esta atividade consiste em dividir a turma em três grupos: um que vai defender os animais que estão ameaçados de extinção e sua permanência em seu habitat natural; outro grupo que irá discutir o direito que tem o homem de caçar e de prender estes animais em cativeiro nos zoológicos, para apreciação dos visitantes a este local. O terceiro grupo será composto pelos jurados que votarão no final. Esta é uma atividade muito interessante para avaliar o nível de argumentação, os conhecimentos contruídos pelas crianças, bem como seus valores éticos, morais etc. Ao final das discussões dos dois primeiros grupos, o professor encaminha a votação e dá o veredicto, fazendo o fechamento do júri.

http://www.youtube.com/watch?v=35AIa-wcGdY&feature=related%A0%A0%A0 

4º Momento: Numa outra aula, o professor pode trabalhar a relação existente entre os indianos e os animais, discutindo, por exemplo, porque a vaca é um animal sagrado naquele país e, portanto, os indianos não comem sua carne. O que representam as aves, os macacos, os elefantes para o imaginário do povo indiano e por que alguns deuses têm a forma desses animais. Este conhecimento pode ser trabalhado com exibição de vídeos ou com leitura de textos. No momento seguinte, o professor pode, junto com o grupo, sistematizar as informações na forma de um texto coletivo. 

http://www.youtube.com/watch?v=dN_XZvJdbnk&feature=related 

Recursos Complementares

Animais selvagens indianos: http://www.youtube.com/watch?v=Q7n9DgJT_cM 

Avaliação

Esta aula pode ser avaliada observando se as crianças conseguem identificar animais que compõem a fauna indiana, os que estão em extinção e a relação que os homens estabelecem com os animais. Também é possível avaliar o nível de argumentação e os valores éticos e morais das crianças, expressos no júri simulado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.