14/05/2010
Maria de Fátima Araújo; Ana Beatriz Raposo de Melo; Marianne Moura Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
- Conhecer alguns animais da fauna indiana (elefante, tigre de bengala, tigre na neve, vaca, macaco);
- perceber o habitat natural desses animais;
- identificar os animais em extinção;
- discutir a relação do povo indiano com os animais.
Para realização desta aula as crianças deverão ter conhecimentos acerca dos conceitos de extinção e de sagrado.
Por ser muito comum, em todos os vídeos e cenas indianas, a presença de animais como vacas, camelos, elefantes, macacos, é imprescindível que um estudo sobre esta cultura, enfoque seus animais e a relação dos humanos com eles.
1ª Momento: O professor deve levar para sala de aula, textos que falem sobre os animais da India. Formar grupos para ler o material e conhecer os animais mais importantes da fauna indiana. Depois, propor uma discussão para listar os animais que as crianças destacaram como mais importantes. Nesse momento, o professor propõe as crianças a confecção de cartazes com imagens e informações acerca dos animais pesquisados. Estes cartazes comporão o acervo do mural da sala.
2º Momento: O professor deve levar as crianças a assistirem videos que mostrem estes animais em seu habitat natural, como: o panda vermelho, o tigre da neve. Deve contrastar com outros vídeos que mostrem os macacos e vacas transitando livremente entre as pessoas e ainda, camelos e elefantes sendo utilizados pelos homens como meio de transporte. Depois pedir para que os grupos representem o habitat natural dos animais vistos no vídeo.
http://www.univision.com/uv/video/O-Asno-Selvagem-do-Deserto-Indiano---Ind/id/2104212732
3º Momento: Com o objetivo de que as crianças identifiquem os animais que estão em extinção na India, o professor deve propor uma discussão sobre o que significa o termo extinção. Depois, apresentar, dentre os animais estudados, os que estão correndo risco de extinção, discutindo os motivos. Em seguida deve propor um júri simulado. Esta atividade consiste em dividir a turma em três grupos: um que vai defender os animais que estão ameaçados de extinção e sua permanência em seu habitat natural; outro grupo que irá discutir o direito que tem o homem de caçar e de prender estes animais em cativeiro nos zoológicos, para apreciação dos visitantes a este local. O terceiro grupo será composto pelos jurados que votarão no final. Esta é uma atividade muito interessante para avaliar o nível de argumentação, os conhecimentos contruídos pelas crianças, bem como seus valores éticos, morais etc. Ao final das discussões dos dois primeiros grupos, o professor encaminha a votação e dá o veredicto, fazendo o fechamento do júri.
http://www.youtube.com/watch?v=35AIa-wcGdY&feature=related%A0%A0%A0
4º Momento: Numa outra aula, o professor pode trabalhar a relação existente entre os indianos e os animais, discutindo, por exemplo, porque a vaca é um animal sagrado naquele país e, portanto, os indianos não comem sua carne. O que representam as aves, os macacos, os elefantes para o imaginário do povo indiano e por que alguns deuses têm a forma desses animais. Este conhecimento pode ser trabalhado com exibição de vídeos ou com leitura de textos. No momento seguinte, o professor pode, junto com o grupo, sistematizar as informações na forma de um texto coletivo.
Animais selvagens indianos: http://www.youtube.com/watch?v=Q7n9DgJT_cM
Esta aula pode ser avaliada observando se as crianças conseguem identificar animais que compõem a fauna indiana, os que estão em extinção e a relação que os homens estabelecem com os animais. Também é possível avaliar o nível de argumentação e os valores éticos e morais das crianças, expressos no júri simulado.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2010
Cinco estrelaseu gostei muito