Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESCALA NUMÉRICA: posição dos números, seqüência e visualização

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir o conhecimento de que os números ocupam uma posição numa seqüência numérica; dominar o modo convencional de escrever os números, no sentido da esquerda para direita   Interpretar mensagens e fazer leitura dos numerais escritos na régua numérica, procurando a posição do número, com referencia no sucessor e antecessor; saber recuar e avançar na seqüência numérica (contagem crescente e decrescente); participar de jogos com seqüência numérica e seguir as regras. Partindo da esquerda para direita, ponto de partida e de chegada; Identificar as regularidades da seqüência escrita na régua numérica; fazer a seqüência das dezenas na régua numérica  

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

coonceito de antes e depois; contar.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Fazer leitura da reta numérica   

1º Momento - O professor desenha uma reta numérica compreendida de 1 a 9 e, em seguida, com seus alunos faz a leitura da mesma, seguindo algumas orientações: Onde começo a leitura da reta numérica?   Qual o maior número? Qual o menor número? É importante, que as crianças percebam na escala numérica que: O símbolo é representado pelo numeral e que escrevem do maior para o menor. Por exemplo.: 1, 2, 3, 4, 5....  Nome é representado por: um, dois, três, quatro, cinco .... E as coleções de objetos são agrupadas de acordo com o numeral.

Atividade 2 –  Procurar na reta numérica o sucessor e o antecessor   

1º Momento –  Estabelecida as informações anteriores, o professor desenha no chão da sala, com giz,  uma reta numérica,  colocando alguns números para as crianças completarem com os antecessores e sucessores. No entanto, é necessário lançar algumas perguntas para o grupo: nesse momento o professor discute com as crianças: O que é sucessor? O que é antecessor? E resolve questões como: Qual o antecessor de 7? Qual o seu sucessor? É preciso que as crianças percebam que para formar o sucessor de qualquer número basta adicionar +1 para obter o número

 seguinte.   ____  _____  _____  _____  _____  _____  ______       

                   1          2          3          4          5       6      7  

 

Então, terá 1+1= 2; 2+1=3;  3+1=4; 4+1=5 e assim sucessivamente.

 

  2º momento, o professor orienta as crianças  para obter antecessor, diminuindo 1.  -1 para encontrar o numeral anterior.

 

    Ex.: 20-1=19       19-1=18        18-1=17     17-1=16 e assim, sucessivamente.

 

   3º Momento – O professor explica que vai montar uma escala numérica a cada 10, mas para isso é preciso compreender a lógica da seqüência. Assim, orienta os alunos para perceberem a combinação dos numerais.

 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

 

 Para verificar se as crianças construíram essa seqüência de 10 em 10, o professor constrói uma reta numérica em ordem crescente para que possam aplicar suas descobertas de forma que descubram os segredos da reta numérica:   50   Avaliação: Verificar se construíram os conceitos de sucessores e antecessores e, se souberam aplicar; Observar se souberam interpretar e fazer leitura da reta numérica.    

Recursos Complementares

 COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: Editora ática, 2000.

Avaliação

 Verificar se construíram os conceitos de sucessores e antecessores e, se souberam aplicar; Observar se souberam interpretar e fazer leitura da reta numérica.    

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mariia clara Natal/RN, colégio Hipócrates sistema de ensino , Rio Grande do Norte - disse:
    claragallima@hotmail.com

    17/11/2011

    Cinco estrelas

    Muiito boa essa aula, interresante... eu vou fazer um trabalho sobre isso acho q completei tudo que eu queria... Muiiito obg...


  • Dejanira, Professor do Ciclo I , São Paulo - disse:
    flores.oliveira@r7.com

    29/05/2011

    Quatro estrelas

    Bom dia! Achei a aula muito boa. Bem didática e de fácil compreensão. Mas, acho que deveria ter alguns exercícios como exemplo. Abraços


  • barbie, escola , Pará - disse:
    izabelmonica@hotmail.com

    16/05/2011

    Quatro estrelas

    eu achei muito legal essa aula porque e criativa e muito bom para aprender os alunos mas tem gente que nao gosta de estudar mais tem gente que gosta de estudar com eu e um monte de gente. que deus abençoe esta pessoa que esta lendo


  • irene weller de holanda , EM.Sergio Pereira , São Paulo - disse:
    ireneweller@gmail.com

    10/05/2010

    Cinco estrelas

    muito boa .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.