10/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Construir o conhecimento de que os números ocupam uma posição numa seqüência numérica; dominar o modo convencional de escrever os números, no sentido da esquerda para direita Interpretar mensagens e fazer leitura dos numerais escritos na régua numérica, procurando a posição do número, com referencia no sucessor e antecessor; saber recuar e avançar na seqüência numérica (contagem crescente e decrescente); participar de jogos com seqüência numérica e seguir as regras. Partindo da esquerda para direita, ponto de partida e de chegada; Identificar as regularidades da seqüência escrita na régua numérica; fazer a seqüência das dezenas na régua numérica
coonceito de antes e depois; contar.
Atividade 1 - Fazer leitura da reta numérica
1º Momento - O professor desenha uma reta numérica compreendida de 1 a 9 e, em seguida, com seus alunos faz a leitura da mesma, seguindo algumas orientações: Onde começo a leitura da reta numérica? Qual o maior número? Qual o menor número? É importante, que as crianças percebam na escala numérica que: O símbolo é representado pelo numeral e que escrevem do maior para o menor. Por exemplo.: 1, 2, 3, 4, 5.... Nome é representado por: um, dois, três, quatro, cinco .... E as coleções de objetos são agrupadas de acordo com o numeral.
Atividade 2 – Procurar na reta numérica o sucessor e o antecessor
1º Momento – Estabelecida as informações anteriores, o professor desenha no chão da sala, com giz, uma reta numérica, colocando alguns números para as crianças completarem com os antecessores e sucessores. No entanto, é necessário lançar algumas perguntas para o grupo: nesse momento o professor discute com as crianças: O que é sucessor? O que é antecessor? E resolve questões como: Qual o antecessor de 7? Qual o seu sucessor? É preciso que as crianças percebam que para formar o sucessor de qualquer número basta adicionar +1 para obter o número
seguinte. ____ _____ _____ _____ _____ _____ ______
1 2 3 4 5 6 7
Então, terá 1+1= 2; 2+1=3; 3+1=4; 4+1=5 e assim sucessivamente.
2º momento, o professor orienta as crianças para obter antecessor, diminuindo 1. -1 para encontrar o numeral anterior.
Ex.: 20-1=19 19-1=18 18-1=17 17-1=16 e assim, sucessivamente.
3º Momento – O professor explica que vai montar uma escala numérica a cada 10, mas para isso é preciso compreender a lógica da seqüência. Assim, orienta os alunos para perceberem a combinação dos numerais.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
32 |
33 |
34 |
35 |
36 |
37 |
38 |
39 |
40 |
41 |
42 |
43 |
44 |
45 |
46 |
47 |
48 |
49 |
50 |
Para verificar se as crianças construíram essa seqüência de 10 em 10, o professor constrói uma reta numérica em ordem crescente para que possam aplicar suas descobertas de forma que descubram os segredos da reta numérica: 50 Avaliação: Verificar se construíram os conceitos de sucessores e antecessores e, se souberam aplicar; Observar se souberam interpretar e fazer leitura da reta numérica.
COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: Editora ática, 2000.
Verificar se construíram os conceitos de sucessores e antecessores e, se souberam aplicar; Observar se souberam interpretar e fazer leitura da reta numérica.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/11/2011
Cinco estrelasMuiito boa essa aula, interresante... eu vou fazer um trabalho sobre isso acho q completei tudo que eu queria... Muiiito obg...
29/05/2011
Quatro estrelasBom dia! Achei a aula muito boa. Bem didática e de fácil compreensão. Mas, acho que deveria ter alguns exercícios como exemplo. Abraços
16/05/2011
Quatro estrelaseu achei muito legal essa aula porque e criativa e muito bom para aprender os alunos mas tem gente que nao gosta de estudar mais tem gente que gosta de estudar com eu e um monte de gente. que deus abençoe esta pessoa que esta lendo
10/05/2010
Cinco estrelasmuito boa .