14/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Reconhecer as formas de adicionar e subtrair números fixos. Elaborar um repertório de séries aditivas; saber acrescentar n.; e saber subtrair n.; ·saber atingir zero; saber atingir 10.
Contar fazendo sequência.
Atividade 1- Adicionar de 5 em 5.
1º Momento – O professor explica ao grupo que irão construir uma série numérica, tomando o numeral cinco como uma quantidade constante para formar um conjunto de série aditiva para que as crianças consigam pensar e operar de 5 em 5.
2º Momento – Subtraindo numa série de 5 em 5 O professor continua explorando o relógio analógico por meio das situações-problemas da rotina da sala de aula. Nesse primeiro momento, toma o horário do parque como exemplo para problematizar. Como segue abaixo:
Atividade 2 - Verbalizar o resultado do problema
1º Momento - O professor pede que cada dupla explique como realizou a operação para responder a atividade proposta. Em seguida, pede que cada criança, individualmente, desenhe e mostre como chegou ao resultado. Após essa troca de informações, verifica-se o nível de aprendizagem das crianças.
2º momento - O professor retoma as regras para subtrair a série 5, para que as crianças façam suas reelaborações.
COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: Editora ática, 2000.
Verificar as estratégias utilizadas pelas crianças para adicionar e subtrair de 5 em 5 nas séries aditivas; analisar o nivel de aprendizagem das crianças para adicionar e subtrair.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!