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OS NÚMEROS RELACIONADOS POR REGRAS DE SÉRIES ADITIVAS

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer as formas de adicionar e subtrair números fixos.   Elaborar um repertório de séries aditivas; saber acrescentar n.; e  saber subtrair n.; ·saber atingir zero; saber atingir 10.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contar fazendo  sequência.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-  Adicionar de 5 em 5.   

1º Momento – O professor explica ao grupo que irão construir uma série numérica, tomando o numeral cinco como uma quantidade constante para formar um conjunto de série aditiva para que as crianças consigam pensar e operar de 5 em 5.       

  •       Nesse momento, o professor traz para a sala de aula e apresenta ao grupo um relógio analógico.
  • Ler com as crianças as informações que podem ser visualizadas no relógio e procura a regularidade no intervalo entre os minutos. Explica que podem retirar algumas informações como: as horas, os minutos e os segundos.   No entanto, deixa claro que só vai trabalhar com os minutos, pois a soma dos mesmos apresenta uma constante de 5 em 5, como já foi percebido pelas crianças na leitura. Tomando como exemplo a sequência da marcação dos minutos, as crianças vão operacionalizar  de 5 em 5 até completar os 60 minutos.  

 

     2º Momento – Subtraindo numa série de 5 em 5   O professor continua explorando o relógio analógico por meio das situações-problemas da rotina da sala de aula. Nesse primeiro momento, toma o horário do parque como exemplo para problematizar. Como segue abaixo:   

  • Os ponteiros do relógio da sala marcam 10h e 20 minutos. Tivemos  30 minutos de parque, qual a  horas que saímos da sala de aula?  Nesse momento, é importante que as crianças façam a representação do signo, o relógio, para fazer a subtração de 5 em 5 até chegar a resposta.

Atividade 2 - Verbalizar o resultado do problema

    1º Momento -  O professor pede que cada dupla explique como realizou a operação para responder a atividade proposta. Em seguida, pede que cada criança, individualmente, desenhe e mostre como chegou ao resultado. Após essa troca de informações, verifica-se o nível de aprendizagem das crianças.

2º momento - O professor retoma as regras para subtrair a série 5,  para que as crianças façam suas reelaborações.

Recursos Complementares

COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: Editora ática, 2000.

Avaliação

Verificar as estratégias utilizadas pelas crianças para adicionar e subtrair de 5 em 5 nas séries aditivas; analisar o nivel de aprendizagem das crianças para adicionar e subtrair.

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