10/05/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Construir o sistema de dezenas com base no sistema de unidades. Atribuir significados aos signos numéricos e a base dez; estabelecer relações hierárquicas de parte e todo, relacionando mentalmente as unidades para incluir um em dois, dois em três, e sucessivamente até dez.
Saber contar até 10; saber fazer agrupamentos 10.
Atividade 1 – Realizar oprações de inclusão dos números
1º Momento - o professor procura propor atividades que as crianças possam realizar a inclusão de quantidades menores em quantidades maiores. Sugerimos a construção de uma coluna de cores com cubos vermelho, para que seja feita a relação de signo e quantidade de objetos. Assim, o professor traz para a sala vários cubos coloridos, de modo que, as crianças possam empilhar e contar a quantidade em separado e agrupada formando uma barra de dez cubos.
10 |
9 |
8 |
7 |
6 |
5 |
4 |
3 |
2 |
1 |
Obs.: A criança só construirá o sistema de dezenas após ter estabelecido a inclusão dos numerais, as relações de agrupamentos e trocas nas diferentes bases menores que 10.
2º Momento - Percebida a inclusão dos numerais, o professor discute sobre: O que é uma dezena? Vocês sabem quantos objetos dá para formar uma dezena? Como representamos uma dezena? Por quantos algarismos são formadas as dezenas? Partindo das questões lançadas acima, o professor escuta e pede que as crianças registrem suas impressões na lousa para que se inicie uma discussão com o grupo.
É valido ressaltar que, o trabalho com a dezena vai ajudar na operacionalização dos numerais sem recorrer à contagem inicial. Assim, para desenvolver a atividade de construção da base 10 podem ser utilizados cubos e barras, permitindo uma operacionalização com quantidades e valores.
3º momento - O professor faz alguns comandos: Contagem de 30 cubos; Contagem de 3 barras; Quantidades de cubos em cada barra; O que a barra representa. Nesse momento, o professor problematiza com o grupo, fazendo alguns questionamentos para as crianças: quantos cubos precisamos enfileirar para formar uma barra? Quantos cubos cabem em cada barra? Nesse momento, as crianças manipulam e o professor observa as estratégias que utilizam para compreender esse processo de construção. Em seguida, é feita outra problematização: Cada grupo irá receber 28 cubos, quantas barras vão formar com 28 cubos? quantos cubos vão sobrar?
atividade 2 - Resolver problemas de lapis e papel.
O professor fornece papel, lápis, material dourado para que as crianças criem situações problemáticas e desenhem no papel. Para organização das crianças o professor entrega uma tabela para que represente as situações-problema.
Desenho |
Desenho |
Desenho |
|
|
|
Entra 28 cubos |
saem ................. barras |
sobraram ............ cubos |
COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries. São Paulo: Editora ática, 2000.
Analisar se as crianças conseguiram realizar atividade de inclusão, agrupando objetos e formando um grupo de dez objetos e operacionalizando com a base dez. Verifica-se conseguiram fazer trocas equivalentes entre cubos e barra na base 10.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!