Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SISTEMA DE DEZENAS: construção gradativa.

 

10/05/2010

Autor y Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir o sistema de dezenas com base no sistema de unidades.  Atribuir significados aos signos numéricos e a base dez; estabelecer relações hierárquicas de parte e todo, relacionando mentalmente as unidades para incluir um em dois, dois em três, e sucessivamente até dez.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber contar até 10; saber fazer agrupamentos 10.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –   Realizar oprações de inclusão dos números

 

1º Momento -   o professor   procura propor atividades que as crianças possam realizar a inclusão de quantidades  menores em quantidades maiores. Sugerimos a construção de uma coluna de cores com cubos vermelho,  para que seja feita a relação de signo e quantidade de objetos.    Assim, o professor traz para a sala vários cubos coloridos, de modo que,  as crianças possam empilhar e contar  a quantidade em separado e agrupada formando uma barra de dez cubos.

 

10

9

8

7

6

5

4

3

2

1

 

  Obs.: A criança só construirá o sistema de dezenas após ter estabelecido a inclusão dos numerais, as relações de agrupamentos e trocas nas diferentes bases menores que 10.

  2º Momento - Percebida a inclusão dos numerais, o professor discute sobre: O que é uma dezena? Vocês sabem quantos objetos dá para formar uma dezena? Como representamos uma dezena? Por quantos algarismos são formadas as dezenas?   Partindo das questões lançadas acima, o professor escuta e pede que as crianças registrem suas impressões na lousa para que se inicie uma discussão com o grupo.  

É valido ressaltar que, o trabalho com a dezena vai ajudar na operacionalização dos numerais sem recorrer à contagem inicial. Assim, para desenvolver a atividade de construção da base 10 podem ser  utilizados cubos e barras,  permitindo uma operacionalização  com quantidades e valores.

 3º momento -  O professor faz alguns comandos: Contagem de 30 cubos; Contagem de 3 barras; Quantidades de cubos em cada barra; O que a barra representa. Nesse momento, o professor problematiza com o grupo, fazendo alguns questionamentos para as crianças: quantos cubos precisamos enfileirar para formar uma barra? Quantos cubos cabem em cada barra? Nesse momento, as crianças manipulam e o professor observa as estratégias que utilizam para compreender esse processo de construção. Em seguida, é feita outra problematização: Cada grupo irá receber 28 cubos, quantas barras vão  formar com  28 cubos? quantos cubos vão sobrar?

 

atividade 2 - Resolver problemas de lapis e papel.

O professor fornece papel, lápis, material dourado para que as crianças criem situações problemáticas e desenhem no papel. Para organização das crianças o professor entrega uma tabela para que represente as situações-problema.  

 

Desenho

Desenho

Desenho

Entra 28 cubos

saem ................. barras

sobraram ............ cubos

 

Recursos Complementares

COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª séries. São Paulo: Editora ática, 2000.

Avaliação

Analisar se as crianças conseguiram realizar atividade de inclusão, agrupando objetos e formando um grupo de dez objetos e operacionalizando com a base dez.   Verifica-se conseguiram fazer trocas equivalentes entre cubos e barra na base 10.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.