Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é história em quadrinhos?

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Manusear gibis e levantar, preliminar e intuitivamente, características recorrentes no gênero história em quadrinhos;
  • conhecer o gênero histórias em quadrinhos: constituição e funcionamento;
  • conhecer os personagens que fazem sucesso nas histórias em quadrinhos infantis;
  • diferenciar os tipos de balão que dão voz aos personagens das histórias em quadrinhos;
  • compreender o significado das onomatopeias;
  • relacionar linguagem verbal e não verbal de modo a produzir sentido.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos terão de:

  • saber minimamente que a língua comporta tipos de linguagem: a linguagem verbal (utiliza a palavra), a não verbal (não utiliza a palavra) e a mista (presença dos dois tipos anteriores);
  • saber que, basicamente, para contar uma história é necessário alguém para contar os fatos, personagens que participam dos fatos que, por sua vez, ocorrem em determinado lugar e num tempo. Além disso é necessário saber o que contar;
  • ter noção que o som pode ser representado graficamente, por exemplo: o som da batida em uma porta de madeira é representado pela onomatopeia: “TOC, TOC”.
Estratégias e recursos da aula
  • Atividades em duplas;
  • discussões coletivas;
  • roteiro de estudo;
  • sala de computação com recurso à Internet.    

 

 Aula 1

Atividade 1

 

O professor iniciará a aula levando para a sala diferentes gibis e/ou quadrinhos impressos em folhas avulsas ou inseridos no suporte de texto original, isso porque quando se fala no gênero história em quadrinhos (doravante HQs), ele não ocorre necessariamente apenas no gibi, pode ocorrer em revistas, jornais, dentre outros suportes. Os alunos estarão organizados em círculo para melhor manusearem as histórias. Assim, esta primeira atividade constará do primeiro contato do aluno com as HQs, isto é, uma atividade livre para aguçar o aluno quanto ao trabalho que será desenvolvido.

Importante: esta aula pode tranquilamente ser desenvolvida na biblioteca da escola, já que é pressuposto que neste espaço haverá material para consulta. Alguns exemplos:  

Dsiponível em: http://www.monica.com.br/mural/capas2010-04/08.htm 

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ouwtZ5cfu_I/Sbb6CK1GroI/AAAAAAAAFq4/VKbHKV-e1es/s320/HQ-Homem+Aranha.png   

Disponível em: http://www2.uol.com.br/cartoonshow/hqs/homemcoberta/ventolevou.jpg 

Disponível em::   http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/tiras1.html  

Disponível em: http://i163.photobucket.com/albums/t295/cleber_album/extraterrestre.jpg 

 

Atividade 2   

 

Depois de manusearem livremente os gibis e demais suportes, os alunos junto com o professor levantarão características comuns nas HQs. O professor anotará as informações no quadro.

Importante: neste momento, os alunos terão total liberdade para citar semelhanças entre as histórias. O esperado é que os aprendizes observem, dentre outras coisas, que as histórias em quadrinhos apresentam basicamente:

  • narrador, personagens, tempo, espaço e enredo (claro que esses elementos da narrativa devem ser tratados conforme nível de ensino);
  • quadrinhos alinhados na página sem necessariamente uma quantidade específica;
  • balões para as falas ou pensamentos;
  • palavras que representam barulhos;
  • textos verbais curtos;
  • imagens a cada quadrinho;
  • títulos;
  • nomes dos autores.     

 

Atividade 3

 

  Depois de elencadas semelhanças, o professor então partirá para o trabalho formal do gênero. Escolherá duas histórias em quadrinhos e disponibilizará para toda turma. Essa disponibilização pode ser por meio do papel impresso ou ainda por meios digitalizados. O objetivo é que mostre ao aluno a estrutura da HQ.  Esta atividade, com base em um questionário, será desenvolvida em duplas com base em duas HQs:   

HQ 1

Disponível em: http://tiras-snoopy.blogspot.com/ 

Disponível em: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/ 

Questionário para as duas HQs:   

  1. Qual o título das histórias?
  2. Quais os personagens que delas participam?
  3. Apresentam personagens principais? A
  4.  história é apresentada em cores ou não?
  5. Quantos quadrinhos compõem a narrativa? Eles são divididos igualmente nas duas histórias?
  6. A leitura dos quadrinhos é da direita para a esquerda ou pode-se ler cada quadrinho na ordem que lhes interessar?
  7. Existe alguma palavra que representa algum som? Se sim, qual (is)? O que representam?
  8. Quantos quadrinhos, nas duas histórias, contêm palavras? E quantos não contêm?
  9. Os quadrinhos que usam a palavra apresentam grandes textos? Por que vocês acham que isso acontece?
  10. Se nos quadrinhos tivesse apenas textos que se utilizam de palavras, vocês acham que as HQs deixariam de ser assim chamadas? Por quê?
  11. Aparece o nome do autor das HQs?
  12. Qualquer pessoa pode ler esse tipo de história?
  13. Há uma preferência de leitores para as HQs? Por quê?
  14. Qual o assunto (enredo) das histórias?
  15. Há uma preferência por um tipo de assunto?  
  16. Qual o local de aparecimento, em geral, das HQs?     

 

Atividade 4   

 

Terminado o questionário, a professora dará início à sua correção enfatizando a composição estrutural, temática e estilística (gênero) das HQs:

Uma história como qualquer outra no que tange à presença dos elementos da narrativa, mas que se apresenta em quadrinhos. Não existe um número específico de quadrinhos; estes variam conforme enredo. Entretanto, sua leitura obedece a uma ordem espacial e direcional: da esquerda para a direita e de cima para baixo. Há ainda o nome do autor da história e a presença indispensável de balões para representar a fala dos personagens ou o som. Os quadrinhos apresentam textos curtos porque, em geral, a imagem diz muito neste gênero. O tipo de linguagem varia conforme personagem e contexto situacional; por exemplo, o Cascão, da Turma da Mônica, utiliza o tipo informal de linguagem, diferente do Franjinha. Mesmo que haja variação, a preferência é por uma linguagem que se aproxima da linguagem do cotidiano e preferencialmente descarta vocábulos técnicos ou muito rebuscados. Os assuntos tratados pelas HQs não são pré-definidos, pois variam conforme desejo autoral.   

 

Aula 2

Atividade 1  

 

 Esta aula será desenvolvida em laboratório de informática que esteja conectado à Internet. Os alunos serão novamente organizados em duplas. O professor trabalhará com a significação dos tipos de balões e as onomatopeias. Para tanto, instruirá os alunos para acessar os links:  

 http://www.slideshare.net/gibiteca/oficina-de-quadrinhos-presentation-667792  

http://www.edukbr.com.br/artemanhas/gifs/quadrinho.gif    

Nestes links, os alunos encontrão os seguintes tipos de balões: pensamento, sussurro, choro, grito, diálogo ou fala, coletivo, indicador.   Em seguida, o professor questionará se há alguma relação entre o tracejado de cada balão e o sentimento ou expressão que ele simboliza.   Depois, os alunos visitarão o link:

 http://wiki.laptop.org/images/4/43/Tipos_de_bal%C3%B5es.jpg        e tentarão indicar a que estado de espírito da personagem o balão simboliza. 

 

 

Atividade 2

 

   Conhecidos os tipos de balões, o professor trabalhará com as onomatopeias. Para tanto, conduzirá os alunos para o link no qual consta a imagem:: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/onoma2.gif 

 

 

Os alunos terão de relacionar os sons com a grafia dos balões. Feita essa relação, o professor então dirá que as onomatopeias representam graficamente os sons. Daí, conduzirá a seguinte dinâmica: Perguntará aos alunos qual escrita representaria os sons das seguintes ações:

  • Escovar os dentes;
  • Bater com a cabeça no poste;
  • Piscar os olhos;
  • Bocejar;
  • Etc.   

Posteriormente, no quadro, o professor deve anotar as onomatopeias dos alunos e discutir o que não for adequado.    

 

 Atividade 3   

 

Esta última atividade permitirá ao aluno relacionar linguagem verbal e não verbal na produção de sentidos. Para isso, o professor orientará toda atividade por meio de questionamentos orais que deverão ser respondidos aleatoriamente pelos alunos que acompanharão as histórias acessando os links:

http://www.monica.com.br/comics/seriadas 

htm http://www2.uol.com.br/ecokids/hq.htm    

O professor, ao final deste trabalho, pedirá aos alunos para completarem oralmente a história disponível no link:

http://n.i.uol.com.br/educacao/saladoprofessor/planos/preconceito-parte2.jpg       

Sugestões de leitura para o professor:   

A história dos quadrinhos – reportagem de jornal

http://www.masquemario.net/images/outras/jornal-comunidade.jpg    

Para professores: o trabalho com o gibi na sala de aula

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=39103    

SANTOS, Roberto Elisio dos. História em quadrinhos na sala de aula. In: XXVI Congresso Internacional de Ciências da Comunicação. BH/MG de 2 a 6 setembro de 2003. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/2901302/Historia-em-quadrinhos-na-sala-de-aula    

  

Recursos Complementares

 

Avaliação

A avaliação será proposta com base nas atividades desenvolvidas nas aulas:

  • Identificação das características recorrentes nas HQs;
  • realização do questionário sobre duas HQs para estudar a constituição e funcionamento do gênero;
  • co-relacionamento entre balões usados nas HQs e significados convencionalmente estabelecidos;
  • identificação de onomatopeias com os sons que representam;
  • criação de uma HQs por meio do preenchimento de balões relacionando o verbal e não verbal para possibilitar sentido;
  • discussões em geral orientadas pelo professor e realizadas na sala acerca das HQs.  
Opinião de quem acessou

Três estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 2/6 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 1/6 - 16.67%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Larissa, Cpf , Minas Gerais - disse:
    lalarissa.mata@yahoo.com.br

    29/07/2013

    Uma estrela

    Nao achei tao interessante.. Acho que deveria melhorar mais


  • Maria José Prazeres Ferreira, CE THEODORICO FONSECA , Rio de Janeiro - disse:
    mariajose.love@hotmail.com.br

    20/03/2013

    Quatro estrelas

    Obrigada, gostei muito e esclarecu-me muitas dúvias! País: Brasil Município: Pres. Tancredo Neves/Ba Nome da Instituição: Colégio Catarina Borges de Sena


  • Rosana, Wolff Klabin , Paraná - disse:
    rosanavieiraborgo@hotmail.com

    20/10/2012

    Cinco estrelas

    Estas aulas vão ajudar muito os alunos que não dominam a escrita, mas podem se utilizar das imagens para criar seus textos.


  • Auricélia Pires, Escola Gercino Coelho , Pernambuco - disse:
    aury.pires@hotmail.com

    07/02/2012

    Quatro estrelas

    Ótimas dicas sobre o gênero HQ. Um material rico e dinâmico


  • claudia, E.E Manaus , Amazonas - disse:
    claudia27@hotmail.com

    03/11/2011

    Três estrelas

    good (:


  • Carla, Professora particular de 6° ano , São Paulo - disse:
    juepaloma@gmail.com

    18/04/2011

    Cinco estrelas

    òtima ideia essa aula dos quadrinhos, tomei a liberdade de utilizar algumas ideias.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.