04/05/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Os alunos terão de:
Aula 1
Atividade 1
O professor iniciará a aula levando para a sala diferentes gibis e/ou quadrinhos impressos em folhas avulsas ou inseridos no suporte de texto original, isso porque quando se fala no gênero história em quadrinhos (doravante HQs), ele não ocorre necessariamente apenas no gibi, pode ocorrer em revistas, jornais, dentre outros suportes. Os alunos estarão organizados em círculo para melhor manusearem as histórias. Assim, esta primeira atividade constará do primeiro contato do aluno com as HQs, isto é, uma atividade livre para aguçar o aluno quanto ao trabalho que será desenvolvido.
Importante: esta aula pode tranquilamente ser desenvolvida na biblioteca da escola, já que é pressuposto que neste espaço haverá material para consulta. Alguns exemplos:
Dsiponível em: http://www.monica.com.br/mural/capas2010-04/08.htm
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ouwtZ5cfu_I/Sbb6CK1GroI/AAAAAAAAFq4/VKbHKV-e1es/s320/HQ-Homem+Aranha.png
Disponível em: http://www2.uol.com.br/cartoonshow/hqs/homemcoberta/ventolevou.jpg
Disponível em:: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/tiras1.html
Disponível em: http://i163.photobucket.com/albums/t295/cleber_album/extraterrestre.jpg
Atividade 2
Depois de manusearem livremente os gibis e demais suportes, os alunos junto com o professor levantarão características comuns nas HQs. O professor anotará as informações no quadro.
Importante: neste momento, os alunos terão total liberdade para citar semelhanças entre as histórias. O esperado é que os aprendizes observem, dentre outras coisas, que as histórias em quadrinhos apresentam basicamente:
Atividade 3
Depois de elencadas semelhanças, o professor então partirá para o trabalho formal do gênero. Escolherá duas histórias em quadrinhos e disponibilizará para toda turma. Essa disponibilização pode ser por meio do papel impresso ou ainda por meios digitalizados. O objetivo é que mostre ao aluno a estrutura da HQ. Esta atividade, com base em um questionário, será desenvolvida em duplas com base em duas HQs:
HQ 1
Disponível em: http://tiras-snoopy.blogspot.com/
Disponível em: http://tirinhasdogarfield.blogspot.com/
Questionário para as duas HQs:
Atividade 4
Terminado o questionário, a professora dará início à sua correção enfatizando a composição estrutural, temática e estilística (gênero) das HQs:
Uma história como qualquer outra no que tange à presença dos elementos da narrativa, mas que se apresenta em quadrinhos. Não existe um número específico de quadrinhos; estes variam conforme enredo. Entretanto, sua leitura obedece a uma ordem espacial e direcional: da esquerda para a direita e de cima para baixo. Há ainda o nome do autor da história e a presença indispensável de balões para representar a fala dos personagens ou o som. Os quadrinhos apresentam textos curtos porque, em geral, a imagem diz muito neste gênero. O tipo de linguagem varia conforme personagem e contexto situacional; por exemplo, o Cascão, da Turma da Mônica, utiliza o tipo informal de linguagem, diferente do Franjinha. Mesmo que haja variação, a preferência é por uma linguagem que se aproxima da linguagem do cotidiano e preferencialmente descarta vocábulos técnicos ou muito rebuscados. Os assuntos tratados pelas HQs não são pré-definidos, pois variam conforme desejo autoral.
Aula 2
Atividade 1
Esta aula será desenvolvida em laboratório de informática que esteja conectado à Internet. Os alunos serão novamente organizados em duplas. O professor trabalhará com a significação dos tipos de balões e as onomatopeias. Para tanto, instruirá os alunos para acessar os links:
http://www.slideshare.net/gibiteca/oficina-de-quadrinhos-presentation-667792
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/gifs/quadrinho.gif
Nestes links, os alunos encontrão os seguintes tipos de balões: pensamento, sussurro, choro, grito, diálogo ou fala, coletivo, indicador. Em seguida, o professor questionará se há alguma relação entre o tracejado de cada balão e o sentimento ou expressão que ele simboliza. Depois, os alunos visitarão o link:
http://wiki.laptop.org/images/4/43/Tipos_de_bal%C3%B5es.jpg e tentarão indicar a que estado de espírito da personagem o balão simboliza.
Atividade 2
Conhecidos os tipos de balões, o professor trabalhará com as onomatopeias. Para tanto, conduzirá os alunos para o link no qual consta a imagem:: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/onoma2.gif
Os alunos terão de relacionar os sons com a grafia dos balões. Feita essa relação, o professor então dirá que as onomatopeias representam graficamente os sons. Daí, conduzirá a seguinte dinâmica: Perguntará aos alunos qual escrita representaria os sons das seguintes ações:
Posteriormente, no quadro, o professor deve anotar as onomatopeias dos alunos e discutir o que não for adequado.
Atividade 3
Esta última atividade permitirá ao aluno relacionar linguagem verbal e não verbal na produção de sentidos. Para isso, o professor orientará toda atividade por meio de questionamentos orais que deverão ser respondidos aleatoriamente pelos alunos que acompanharão as histórias acessando os links:
http://www.monica.com.br/comics/seriadas
htm http://www2.uol.com.br/ecokids/hq.htm
O professor, ao final deste trabalho, pedirá aos alunos para completarem oralmente a história disponível no link:
http://n.i.uol.com.br/educacao/saladoprofessor/planos/preconceito-parte2.jpg
Sugestões de leitura para o professor:
A história dos quadrinhos – reportagem de jornal
http://www.masquemario.net/images/outras/jornal-comunidade.jpg
Para professores: o trabalho com o gibi na sala de aula
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=39103
SANTOS, Roberto Elisio dos. História em quadrinhos na sala de aula. In: XXVI Congresso Internacional de Ciências da Comunicação. BH/MG de 2 a 6 setembro de 2003. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/2901302/Historia-em-quadrinhos-na-sala-de-aula
A avaliação será proposta com base nas atividades desenvolvidas nas aulas:
Três estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/10/2015
Quatro estrelasMuitas informações úteis pra usar! Muito obrigado! Colegas Professores e Professoras - Vídeo Tutorial Grátis Como Criar Histórias Em Quadrinhos Na Internet Clique no Link abaixo http://professorwifi.blogspot.com/2015/10/tutorial-criando-historias-em.html
29/07/2013
Uma estrelaNao achei tao interessante.. Acho que deveria melhorar mais
20/03/2013
Quatro estrelasObrigada, gostei muito e esclarecu-me muitas dúvias! País: Brasil Município: Pres. Tancredo Neves/Ba Nome da Instituição: Colégio Catarina Borges de Sena
20/10/2012
Cinco estrelasEstas aulas vão ajudar muito os alunos que não dominam a escrita, mas podem se utilizar das imagens para criar seus textos.
07/02/2012
Quatro estrelasÓtimas dicas sobre o gênero HQ. Um material rico e dinâmico
03/11/2011
Três estrelasgood (:
18/04/2011
Cinco estrelasòtima ideia essa aula dos quadrinhos, tomei a liberdade de utilizar algumas ideias.