Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A feira dos Números

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Hosana Jéssica Batista
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP SARRION MONSENHOR

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Trabalhar com números inteiros, inclusive na forma decimal, e suas propriedades utilizando unidades de medidas, comparação entre valores e transformação de decimais finitos em frações. Esta aula também poderá fazer com que os alunos desenvolvam habilidades para gerar e organizar dados, além de estimulá-los a administrar créditos e débitos em situações comerciais.
Duração das atividades
Duas horas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conjunto dos números inteiros, números decimais e suas operações e unidades de medidas.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:

Professor inicie a aula propondo aos alunos a formação de grupos para um trabalho de pesquisa. Após a organização dos alunos em grupos solicite, a cada conjunto de estudantes, que realizem uma pesquisa em uma venda ou supermercado buscando e registrando, na tabela, o preço dos seguintes produtos da lista abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1909/imagens/tabprod.bmp

Oriente os alunos para que também registrem a unidade de medida, na qual cada produto é comercializado.
Com a tabela preenchida, organize uma discussão entre os alunos e destes com o professor com o objetivo de comparar os diversos valores encontrados para cada um dos produtos, da lista, pesquisados nos estabelecimentos comerciais visitados pelos alunos. Na sequência proponha as seguintes questões para a turma:
1. Supondo que você tivesse R$10,00 para comprar estes produtos e que ao comprar você apenas escolheria os mais baratos em sua lista, sobraria algum troco? Se não, quanto faltará para você completar o valor necessário para concluir suas comprar?
2. Imagine que o dono do estabelecimento comercial permitisse que você levasse os produtos com a condição que retornasse para pagar a quantia que faltou do valor das compras, como podemos escrever matematicamente essa dívida?

Logo depois de concluída a atividade acima comente, com os alunos, sobre situações em que os números naturais são ferramentas insuficientes para resolvê-las, por exemplo, como registrar matematicamente que uma pessoa tem disponível 10 reais e outra pessoa deve 10 reais? Esta é uma questão que pode dar início a comentários e explicações sobre a necessidade e utilidade dos números negativos. Como material de apoio poderá ser utilizado o texto alojado no endereço eletrônico abaixo.

http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/artigos/leda.html

Em um segundo momento explique aos alunos o que são créditos e o que são débitos em situações financeiras. O endereço eletrônico abaixo oportuniza aos alunos ter contato com a história dos créditos e débitos através de curiosidades, passagens da história da Matemática e origem das palavras créditos e débitos.

http://www.apcontabilidade.com.br/historiacontabilidade.htm  

Para finalizar esta parte da atividade, que poderá ser desenvolvida ainda no ambiente da sala de aula, questione os alunos sobre onde é possível encontrar atividades no cotidiano que envolvam créditos e débitos, e que necessitam ser representadas matematicamente.
 

Laboratório de informática:

Encerrado o trabalho na sala de aula, conduza os alunos ao laboratório de informática e peça a eles que organizem grupos para uso dos computadores disponíveis para o posterior acesso ao recurso intitulado por: Um dia de compras. Para ter acesso e descarregar nos computadores este objeto de aprendizagem, o professor deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:


http://www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php  
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1909/imagens/NEC.bmp

Tela do endereço eletrônico: NEC

Observação: Para utilização do OA é necessário navegador WEB com plug-in do Adobe Flash MX ou superior.
Dica: o plug-in está disponível em:

www.adobe.com.br 
 

Após instalar o plug-in do Adobe Flash MX (caso não possua em seu computador) e descompactar o arquivo pelos descompactadores de arquivos digitais "winzip" ou "winrar", acione o botão direito do mouse sobre o arquivo "mat1_ativ4.swf" e selecione a opção "Abrir com". Após realizar este procedimento selecione em uma lista que surgirá na tela do computador o programa "Internet explore" para iniciar o programa.

O objeto de aprendizagem “Um dia de compras” apresenta uma situação de compras em uma feira de frutas, verduras e legumes composta por 6 barracas, sendo uma destas destinada à venda de doces . Este recurso é interativo, pois questiona o aluno em diversas situações dentro da proposta de ida a uma feira. Porém sugerimos ao professor a utilização do roteiro abaixo.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1909/imagens/Udctela.bmp

Tela do Objeto de Aprendizagem: Um dia de compras

Roteiro.
1. Na tabela abaixo, informe o nome dos produtos solicitados na lista de compras e compare os preços dos alimentos em cada barraca da feira.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1909/imagens/Tabprecos.bmp

2. Qual será o valor total se você comprar somente os alimentos da 3ª barraca registrados na tabela?


3. Supondo que o valor disponível para as compras fosse igual a R$ 45,00 quanto restaria ao utilizar o valor total da questão acima?


4. Na tabela abaixo informe o nome dos produtos solicitados na lista de compras e complete os demais espaços da tabela.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1909/imagens/Tabcontrole.jpgValor disponível para as compras R$________
 

5. Na sua tabela aparecem preços escritos na forma decimal? Quais são esses valores? Escolha quatro desses valores e represente na forma de fração, com numerador e denominador. 


6. Quais são as formas de unidades de medidas registradas na tabela?


7. Na situação apresentada pela animação, compras em uma feira livre, o que você entende por débito e crédito?


8. Ao final do uso da animação conseguimos pagar nossos débitos junto aos donos das bancas na feira?


9. Por que uma cesta que só tem um tipo de produto (maça, banana, batata, etc.) pode ser considerada um conjunto?


10. Existem vários tipos de conjuntos, em Matemática estudamos especialmente os Conjuntos Numéricos, na situação apresentada pela feira quais são os conjuntos numéricos que podemos encontrar? Cite-os.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1909/imagens/30-03-09_1355.jpg

Alunos utilizando o objeto de aprendizagem "Um dia de compras"

Avaliação
Poderá ser utilizado enquanto instrumento de avaliação o processo de desenvolvimento, realizado pelo aluno, das atividades propostas no roteiro da aula.. Espera-se que o aluno ao final da atividade seja capaz de organizar dados em uma tabela para comparação de valores, transformar números decimais finitos em frações, reconhecer e classificar conjuntos e sistemas de medidas convencionais.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.