18/06/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Conhecer os nomes dos avós maternos e paternos.
Identificar a nomenclatura familiar.
A professora conversa com a classe sobre avós, pergunta quantos os tem vivos.
Explica que no dia 26 de julho é comemorado o seu dia, partilha com eles esse texto informativo extraído do Portal da Família, Internet.
DIA DOS AVÓS
O PAPEL DOS AVÓS NA FAMÍLIA VAI MUITO ALÉM DOS MIMOS DADOS AOS NETOS, E MUITAS VEZES ELES SÃO O SUPORTE AFETIVO E FINANCEIRO DE PAIS E FILHOS.
POR ISSO, SE DIZ QUE OS AVÓS SÃO PAIS DUAS VEZES.
AS AVÓS SÃO TAMBÉM CHAMADAS DE "SEGUNDA MÃE", E OS AVÔS, DE "SEGUNDO PAI", E MUITAS VEZES ESTÃO AO LADO E MESMO À FRENTE DA EDUCAÇÃO DE SEUS NETOS, COM SUA SABEDORIA, EXPERIÊNCIA E COM CERTEZA UM SENTIMENTO MARAVILHOSO DE ESTAR VIVENCIANDO OS FRUTOS DE SEU FRUTO, OU SEJA, A CONTINUIDADE DAS GERAÇÕES.
CELEBRAR O DIA DOS AVÓS SIGNIFICA CELEBRAR A EXPERIÊNCIA DE VIDA, RECONHECER O VALOR DA SABEDORIA ADQUIRIDA, NÃO APENAS NOS LIVROS, NEM NAS ESCOLAS, MAS NO CONVÍVIO COM AS PESSOAS E COM A PRÓPRIA NATUREZA. APROVEITE ESTA DATA PARA MANDAR UMA MENSAGEM DE CARINHO AOS QUERIDOS VOVÔ E VOVÓ E DIZER O QUANTO VOCÊ LEMBRA DELES.
O PORTAL DA FAMÍLIA EXPRESSA SEU PROFUNDO CARINHO POR TODOS OS VOVÔS E VOVÓS QUE NOS VISITAM.
COMEMORA-SE O DIA DOS AVÓS EM 26 DE JULHO, E ESSE DIA FOI ESCOLHIDO PARA A COMEMORAÇÃO PORQUE É O DIA DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM, PAIS DE MARIA E AVÓS DE JESUS CRISTO.
NO SÉCULO I A.C. - CONTA A HISTÓRIA QUE ANA E SEU MARIDO, JOAQUIM, VIVIAM EM NAZARÉ E NÃO TINHAM FILHOS, MAS SEMPRE REZAVAM PEDINDO QUE O SENHOR LHES ENVIASSE UMA CRIANÇA. APESAR DA IDADE AVANÇADA DO CASAL, UM ANJO DO SENHOR APARECEU E COMUNICOU QUE ANA ESTAVA GRÁVIDA, E ELES TIVERAM A GRAÇA DE TER UMA MENINA ABENÇOADA A QUEM BATIZARAM DE MARIA.
SANTA ANA MORREU QUANDO A MENINA TINHA APENAS 3 ANOS. DEVIDO A SUA HISTÓRIA, SANTA ANA É CONSIDERADA A PADROEIRA DAS MULHERES GRÁVIDAS E DOS QUE DESEJAM TER FILHOS.
MARIA CRESCEU CONHECENDO E AMANDO A DEUS E FOI POR ELE A ESCOLHIDA PARA SER MÃE DE SEU FILHO. SÃO JOAQUIM E SANTA ANA SÃO OS PADROEIROS DOS AVÓS.
Compartilhe esta data com seus amigos e sua família.
Fonte: www.portaldafamilia.org
Após a leitura deste texto informativo, como primeira atividade a professora deverá construir com eles um texto coletivo, destacando as informações mais importantes por eles assimiladas, registrando no quadro. Depois digitará e distribuirá para que cada criança tenha o texto impresso em seu caderno.
Depois distribui um papel para que cada criança registre:
DIA DOS AVÓS: 26 DE JULHO
CRIANÇA
______________________
AVÔ MATERNO ________________________________ e AVÓ MATERNA ________________________________
AVÔ PATERNO ________________________________ e AVÓ PATERNA ________________________________
Outra atividade a ser desenvolvida é a leitura do poema Avô de todo mundo, localizado nas páginas 4 e 5 do livro Roda de Letrinhas da autora Nye Ribeiro.
Após a leitura deste, a professora pede que cada criança fale um pouco sobre seus avôs e registra num blocão as impressões das crianças acerca de seus avôs.
A fim de contemplar também as avós a professora lê para a classe o livro de Naumim Aizen, Era uma vez duas avós...
Após a leitura deste, a professora dá uma folha dividida ao meio e pede para as crianças ilustrarem suas avós e escreverem pelo menos uma característica delas.
AVÓ MATERNA - AVÓ PATERNA
Como outra atividade proposta pedir que cada menino da turma faça uma representação de como irá ficar fisicamente ao ser avô e dizer uma palavra para a sua neta (que no caso será representada por uma menina da turma).
A professora irá acompanhar o levantamento das palvras ditas fazendo um registro no quadro de giz.
Depois a professora poderá solicitar que todos copiem, no caderno de sala de aula, as palavras que foram expressas pelos alunos para caracterizar os avôs.
Em dupla, os alunos irão elaborar uma rima para cada palavra ou uma frase para cada palavra, registrando em uma folha para ser entregue a professora.
Depois a professora redistribui as folhas escritas e cada dupla lerá o material que recebeu das outras duplas. A atividade irá proporcionar o desenvolvimento da capacidade de ler outras letras, de compreender textos de alunos da mesma turma.
Poderá também despertar debates sobre as diversas colocações e sobre os diversos pontos de vista de cada dupla.
www.cantinhodameiga.com/avo_menu.htm
Indicações literárias:
Era uma vez duas avós..
Autor: Naumim Aizen
Ilustrador: Eliardo França
Editora: Record
Roda de Letrinhas
Autora: Nye Ribeiro
Ilustradora: Elma
Editora: RODA & CIA EDITORA
Durante todas as atividades desenvolvidas acima, a professora deverá estar atenta quanto ao interesse e motivação das crianças acerca do tema abordado.
Observar se as crianças que conhecem seus avôs, assim como as que os tem falecidos, visando compreender como eles lidam com o fato: se com tranquilidade, angústia, tristeza ou outros sentimentos.
Perceber quais sentimentos expressados quando se referem aos seus avôs:
mostram-se sensíveis? afetuosos? distantes?
Verificar se conseguiram, através de palavras ou escrita, expressare o que os avôs representam para eles.
Através dos registros se conseguiram perceber a diferença entre eles, tanto em suas características físicas quanto de suas personalidades.
Verificar se durante as conversas mostraram-se sensíveis e motivados, demonstrando laços de ternura e respeito, acerca do tema abordado.
Propor uma entrevista com seus avós para saber como eram as características deles: como se vestiam, o que gostavam de fazer, onde passeavam e mais algumas outras perguntas formuladas pleos próprios alunos.
O retorno desta atividade servirá para um grande debate sobre o ontem e o hoje, em termos de temporalidade e valores.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!