23/11/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Conhecer sílabas.
Identificar uma divisão nas palavras.
Apontar sons para o final de cada palavra.
A professora apresenta o livro de poesias de ALFABETÁRIO, de José de Nicola, da editora MODERNA e lê para a classe.
Incentiva-os a perceber a estrutura desse gênero textual – poesia.
Conversa com os alunos para verificar que tipo de conhecimento eles apresentam sobre o texto poético. Pergunta o que é um verso? Se algum aluno já ouviu uma poesia? Quem leu ou recitou uma poesia para uma outra pessoa?
Brinca com os alunos, pedindo rimas com os nomes de alguns objetos de sala de aula, com o nome dos times de futebol, de animais, etc.
Após essa introdução, a professora conversa com eles e pede para que digam palavras que rimem com os próprios nomes. Escreve em um blocão os nomes dos alunos, relacionando-os conforme as rimas que eles disseram. Deixe esse registro na sala de aula para os alunos terem acesso. A professora distribui uma folha com os nomes das crianças da turma e pede que cada criança registre as rimas feitas:
Por exemplo:
João rima com feijão;
Ana rima com banana;
Rita rima com não grita;
Aproveitando ainda essa estrutura de rimas, a professora propõe que cada criança fale o seu próprio nome com uma rima e diga, também o nome de um colega.
Exemplo:
Isabel - Lua de Mel e Catarina - Ave de Rapina
Mário cara de dromedário e Leonardo cara de leopardo
A professora aproveita esse momento para fazer algumas brincadeiras cantadas que utilizem nomes e rimas. Por exemplo:
FULANO... (dizer o nome de um colega da turma) ROUBOU PÃO NA CASA DO JOÃO.
QUEM EU? (o colega mencionado, pergunta)
VOCÊ! (o primeiro colega afirma)
EU NÃO. (o colega mencionado, diz)
ENTÃO QUEM FOI? (o primeiro colega pergunta)
(A criança, então, deverá dizer o nome de uma outra criança a fim de continuar a brincadeira até que todas as crianças da turma tenham sido escolhidas.)
Outra variante, seria seguir a ideia anterior, mas com outros versos.
_________ (NOME DA CRIANÇA)
TOMOU BANHO, MAS NÃO PASSOU SABÃO.
QUEM EU?
VOCÊ?
EU NÃO.
ENTÃO QUEM FOI?
(FULANO) A criança deverá dizer o nome de outra criança a fim de continuar a brincadeira.
Ainda nessa vertente das brincadeiras e rimas, a professora, sugere algumas construções. Por exemplo, uma escola:
VOU FAZER UMA ESCOLA,
E VOCÊ VAI PARTICIPAR,
UMA ESCOLA CUSTA CARO,
QUERO VER O QUE VOCÊ VAI DAR.
EU VOU DAR UM QUADRO.
VOCÊ VAI DAR AS MESAS;
VOCÊ VAI DAR ....
VOCÊ VAI DAR...
Continue a brincadeira, com cada criança dando a sua contribuição até não terem mais nenhuma sugestão, então, a professora parte para outras construções ou até mesmo uma salada de frutas, almoço, lanche...
A professora pode listar em um blocão as sugestões que as crianças forem falando.
Ao término da proposta, a professora monta com a classe um alfabetário, com as palavras escolhidas por eles.
LIVRO: ALFABETARIO; Autor: JOSÉ DE NICOLA; Ilustrações: DANIEL KONDO; Editora: MODERNA
A aula RIMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20319
Durante as atividades a professora deve observar:
Se os alunos ficaram interessados em ouvir as poesias.
Se perceberam a estrutura desse gênero textual.
Se as crianças participaram espontaneamente e se necessitaram de incentivos a fim de participar.
Se lembram das rimas e quais eles apresentaram mais dificuldade para lembrar.
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