Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto informativo: apresentação de conhecimentos

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Antônio dos Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, pretendemos fazer com que os alunos reconheçam as principais funções e características de textos predominantemente informativos, aprimorando suas habilidades de leitura, interpretação e produção de textos desse tipo.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, são necessários apenas conhecimentos básicos de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor deve estimular os alunos a uma reflexão inicial sobre textos informativos a partir do questionamento a seguir.

Onde podemos encontrar textos cuja função é:

·         Apresentar fatos (históricos, econômicos, geográficos, etc)?

·         Transmitir conhecimentos?

·         Explicar um fenômeno ou uma teoria?

·         Servir ao uso didático?

As repostas corretas proferidas pelos alunos devem ser anotadas de forma sistemática na lousa (quadro negro). Após terem feito este breve levantamento, o professor deve apresentar aos alunos o texto a seguir e solicitar que eles respondam as questões de “a” a “e”.

Diabetes mellitus

Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.

Embora ainda não haja uma cura definitiva para o Diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes.

Segundo uma projeção internacional, a população de doentes diabéticos a nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_mellitus, acessado em 07 de abril de 2010. 

Questões:

a)    Qual é o objetivo deste texto?

(Observação: O professor deve orientar os alunos a considerarem o fato de se tratar de um verbete de enciclopédia.)

b)    Cada parágrafo do texto aborda o tema central sob um aspecto diferente. Dê um título para cada parágrafo do texto.

c)    Qual é a principal medida a ser efetuada para que um portador de Diabetes mellitus tenha uma vida de qualidade?

d)    Quais são as perspectivas em relação à doença?

e)    Em sua opinião, é necessário algum tipo de conhecimento prévio para se ter uma boa compreensão do texto? Justifique sua reposta.

Depois que os alunos tenham feito o exercício, o professor deve solicitar que alguns deles socializem as suas respostas, promovendo assim uma discussão.

 

Atividade 2

No segundo momento da aula, o professor deve apresentar aos alunos mais um texto, desta vez uma noticia. Os alunos devem se reunir em duplas e responder as questões de “a” a “e”.

Diabetes 'pode afetar memória e concentração'

O fracasso em controlar o diabetes tipo 2 pode ter efeitos de longo prazo no cérebro, segundo uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Os cientistas acreditam que episódios graves de hipoglicemia - que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos - podem levar a perdas de memória, lógica e concentração.

O estudo, apresentado em uma conferência organizada pela ONG Diabetes UK, analisou testes de habilidade mental feitos em mais de mil voluntários com idades entre 60 e 75 anos.

As 113 pessoas que haviam sofrido hipoglicemia grave anteriormente tiveram notas mais baixas que os demais.

A chefe da pesquisa, Jackie Price, afirmou que há algumas conclusões possíveis a partir do estudo: ou os episódios de hipoglicemia podem levar ao declínio cognitivo ou o declínio cognitivo torna mais difícil que as pessoas controlem o diabetes, o que causaria mais episódios de hipoglicemia.

"Uma terceira explicação pode ser que um outro fator desconhecido esteja causando tanto a hipoglicemia como as perdas de habilidade mental", afirmou a médica. "Estamos fazendo novas pesquisas para tentar identificar qual das explicações é mais provável."

Para o diretor da organização Diabetes UK, Iain Frame, o estudo reforça indicações anteriores de que a falta de controle do diabetes afeta o funcionamento do cérebro.

"Já sabemos que diabetes tipo 2 aumenta o risco do desenvolvimento do Mal de Alzheimer, que é um tipo de demência, e essa pesquisa oferece uma nova peça para este complicado quebra-cabeças", diz Frame.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090412_diabates_is.shtml, acessado em 07 de abril de 2010. 

Questões:

a) Qual o objetivo deste texto?

(Observação: O professor deve orientar os alunos a considerarem o fato de se tratar não mais de um verbete de enciclopédia, mas de uma notícia publicada em um sítio de notícias online.)

b) Segundo o texto, há uma hipótese sobre os efeitos da hipoglicemia. Qual é essa hipótese? Sinalize os traços lingüísticos que nos indicam que se trata de uma hipótese e não de uma certeza.

c) O que confere credibilidade a essa hipótese?

d) O texto menciona um estudo apresentado em conferência organizada pela ONG Diabetes UK. Tal estudo aponta para algumas conclusões possíveis. Quais são elas?

e) Diferentemente do que ocorre na maior parte do texto, a informação de que a diabetes tipo 2 aumenta o risco do desenvolvimento do Mal de Alzheimer é apresentada como uma certeza. Transforme o trecho em que essa informação é apresentada de modo a construir uma hipótese.

Depois que os alunos tenham respondido às questões o professor deve corrigi-las juntamente com a turma.

O professor deve chamar a atenção dos alunos para a utilização de recursos lingüísticos de constituição de hipóteses e ainda para a utilização de recursos para sustentar as informações, conferindo-lhes credibilidade.Vejamos:

1. Recurso para constituição de hipótese: “[...] o diabetes tipo 2 pode ter efeitos a longo prazo [...]”, “Os cientistas acreditam que episódios graves [...]”.

2. Recurso para constituição de credibilidade: “[...] segundo uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia”, “Os cientistas acreditam que”, “A chefe da pesquisa, Jackie Price, afirmou”, “Para o diretor da organização Diabetes UK, Iain Frame”.

Atividade 3

No terceiro momento da aula, o professor solicitar aos alunos que observem a imagem e tentem explicar o fato retratado: Quem são as pessoas da imagem? Onde elas estão? O que acontece?

Fonte: http://m68.photobucket.com/image/jogo%20de%20futebol%20expuls%2525C3%2525A3o/rslonik/asnovidades1/015319626-EXH00.jpg.html?src=www, acessado em 12 de abril de 2010. 

Em seguida eles devem construir um texto informativo seguindo a orientação:

Imaginem que você seja o redator responsável por redigir a notícia gerada pelo incidente mostrado na imagem. Redija um texto informativo esclarecendo: O que o Ronaldinho Gaúcho fez? Quem era o jogador adversário? Onde eles estavam jogando? Qual era o campeonato disputado? O juiz viu o incidente? Ronaldinho foi punido? Como? Quem ganhou a partida? O que disse o técnico da seleção brasileira sobre o assunto? O que disse o próprio Ronaldinho? Qual foi a reação da torcida? Utilizem recursos de constituição de hipótese e credibilidade em seu texto.

Após os alunos terem feito esta atividade, o professor deve recolher os textos para a correção. Se não for possível fazer a correção de todos os textos, o professor deve selecionar para fazer uma leitura cuidadosa e fazer comentários dentro da sala de aula.

Recursos Complementares

 

Avaliação

A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.

Sugerimos, como atividade avaliativa, que o professor proponha que os alunos procurem textos informativos e levem para a sala de aula, onde eles devem trocar de textos com os colegas. Cada aluno deve ficar responsável por avaliar um texto, construir um resumo, destacar recursos de constituição de hipótese e de credibilidade, se houver, analisar qual é o propósito do texto (apresentação de fatos, transmissão de conhecimento, explicação de fenômeno, finalidade didática). Por fim, o professor deve verificar a adequação dessas avaliações.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.