Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como surgiu o Xadrez, o Tabuleiro e as Peças.

 

02/08/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

– Ao final da aula os alunos serão capazes de identificar quais peças compõem o jogo de xadrez e a estrutura do tabuleiro.

– Ao final da aula os alunos serão capazes de enumerar algumas histórias e casos envolvendo o surgimento do xadrez.

– Os alunos serão capazes de trabalhar em conjunto com seus colegas de modo a cultivar aspectos de solidariedade, fundamentais ao desenvolvimento de atividades esportivas.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma primeira aula sobre o tema o(a) professor(a) fará uma apresentação inicial que terá a função de nivelar o conhecimento dos (as) alunos (as) e a partir daí o professor(a) desenvolverá as demais estratégias de ensino.  

Estratégias e recursos da aula

Prezado(a) professor(a) essa aula busca apresentar de forma organizada o Xadrez, como um jogo de tabuleiro que pode ser desenvolvido durante as aulas de Educação Física.  

Dica: Certamente, essa atividade pode ser aplicada, também em dias chuvosos, quando a sua escola não possuir ginásio ou quadra coberta, mas atenção essa atividade deve ser utilizada no planejamento  anual uma vez que permite unir a ação com o trabalho mental.

ATIVIDADE I - Troca de Informações com os alunos

No início da aula o(a) professor(a) solicitará que os alunos demonstre seus conhecimentos sobre o Xadrez. Em seguida o(a) professor(a) a partir das contribuições dos alunos apresentará o Xadrez, como uma atividade que desde da Antiguidade faz com que os homens travem grandes combates que reproduzem de maneira indireta os combates que aconteciam nos campos de batalhas. Caso os alunos desconheçam a atividade o(a)  professor(a) fará a introdução.  

Dica: Inicialmente praticado como forma de entretenimento pelos nobres o Xadrez atingiu outros segmentos da sociedade e é a partir desse momento que ele torna-se um objeto de nosso estudo e tema de nossas aulas.

ATIVIDADE II - Apresentando o Xadrez

De maneira progressiva o(a) professor(a) apresentará o tabuleiro de 64 casas com cores alternadas.

Dica: É importante destacar que ao longo dos tempos esse mesmo tabuleiro foi utilizado para outros jogos como, por exemplo, o jogo de damas.

Apresentará também as peças que compõem o jogo e estabelecerá um paralelo com as estruturas dos exércitos na antiguidade nos quais, por exemplo, a infantaria representaria os peões, os cavalos representam a cavalaria.

ATIVIDADE III

Nossa aula dará aos educandos uma noção geral sobre as peças, o tabuleiro e a história do jogo de xadrez.

Para ilustrar a aula o(a) professor(a) ao concluir a atividade exibirá os seguintes vídeos que tratam do tema:

Aprenda a Jogar Xadrez 

Apresentando o tabuleiro de Xadrez e as Peças 

Como surgiu o Xadrez 

Recursos Complementares

Para ilustrar a aula o(a) professor(a) poderá levar alguns textos impressos que apresentem diferentes visões sobre o surgimento do Xadrez, caso a escola possua um laboratório público de informática os alunos poderão acessar diretamente alguns dos links abaixo, de modo a ter acesso aos textos diretamente.

http://xadrezsimoes.sites.uol.com.br/HISTORIADOXADREZ.htm

http://xadrezvencedor.blogspot.com/2009/01/histria-do-xadrez-sua-origem-incerta.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_xadrez http://www.cdof.com.br/xadrez.htm 

http://www.cdof.com.br/xadrez.htm 

Avaliação

No final da aula o professor solicitará que cada aluno apresente na próxima aula uma redação sobre o surgimento do Xadrez, dando ênfase à comparação das diferentes visões para seu aparecimento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luiz Braz Lima, 13ª CREDE , Ceará - disse:
    luizbl03@gmail.com

    04/09/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula pela didática e objetividade. Acredito que esta poderá em alguns casos despertar, e em outros aguçar o gosto do aluno pelo xadrez.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.