02/08/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
– Ao final da aula os alunos serão capazes de identificar quais peças compõem o jogo de xadrez e a estrutura do tabuleiro.
– Ao final da aula os alunos serão capazes de enumerar algumas histórias e casos envolvendo o surgimento do xadrez.
– Os alunos serão capazes de trabalhar em conjunto com seus colegas de modo a cultivar aspectos de solidariedade, fundamentais ao desenvolvimento de atividades esportivas.
Por se tratar de uma primeira aula sobre o tema o(a) professor(a) fará uma apresentação inicial que terá a função de nivelar o conhecimento dos (as) alunos (as) e a partir daí o professor(a) desenvolverá as demais estratégias de ensino.
Prezado(a) professor(a) essa aula busca apresentar de forma organizada o Xadrez, como um jogo de tabuleiro que pode ser desenvolvido durante as aulas de Educação Física.
Dica: Certamente, essa atividade pode ser aplicada, também em dias chuvosos, quando a sua escola não possuir ginásio ou quadra coberta, mas atenção essa atividade deve ser utilizada no planejamento anual uma vez que permite unir a ação com o trabalho mental.
ATIVIDADE I - Troca de Informações com os alunos
No início da aula o(a) professor(a) solicitará que os alunos demonstre seus conhecimentos sobre o Xadrez. Em seguida o(a) professor(a) a partir das contribuições dos alunos apresentará o Xadrez, como uma atividade que desde da Antiguidade faz com que os homens travem grandes combates que reproduzem de maneira indireta os combates que aconteciam nos campos de batalhas. Caso os alunos desconheçam a atividade o(a) professor(a) fará a introdução.
Dica: Inicialmente praticado como forma de entretenimento pelos nobres o Xadrez atingiu outros segmentos da sociedade e é a partir desse momento que ele torna-se um objeto de nosso estudo e tema de nossas aulas.
ATIVIDADE II - Apresentando o Xadrez
De maneira progressiva o(a) professor(a) apresentará o tabuleiro de 64 casas com cores alternadas.
Dica: É importante destacar que ao longo dos tempos esse mesmo tabuleiro foi utilizado para outros jogos como, por exemplo, o jogo de damas.
Apresentará também as peças que compõem o jogo e estabelecerá um paralelo com as estruturas dos exércitos na antiguidade nos quais, por exemplo, a infantaria representaria os peões, os cavalos representam a cavalaria.
ATIVIDADE III
Nossa aula dará aos educandos uma noção geral sobre as peças, o tabuleiro e a história do jogo de xadrez.
Para ilustrar a aula o(a) professor(a) ao concluir a atividade exibirá os seguintes vídeos que tratam do tema:
Apresentando o tabuleiro de Xadrez e as Peças
Para ilustrar a aula o(a) professor(a) poderá levar alguns textos impressos que apresentem diferentes visões sobre o surgimento do Xadrez, caso a escola possua um laboratório público de informática os alunos poderão acessar diretamente alguns dos links abaixo, de modo a ter acesso aos textos diretamente.
http://xadrezsimoes.sites.uol.com.br/HISTORIADOXADREZ.html
http://xadrezvencedor.blogspot.com/2009/01/histria-do-xadrez-sua-origem-incerta.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_xadrez http://www.cdof.com.br/xadrez.htm
http://www.cdof.com.br/xadrez.htm
No final da aula o professor solicitará que cada aluno apresente na próxima aula uma redação sobre o surgimento do Xadrez, dando ênfase à comparação das diferentes visões para seu aparecimento.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/09/2010
Cinco estrelasGostei muito da aula pela didática e objetividade. Acredito que esta poderá em alguns casos despertar, e em outros aguçar o gosto do aluno pelo xadrez.