Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FILHOTES DE ANIMAIS

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer como nascem alguns seres vivos.

Ler e interpretar imagens. Coletar informações com adultos (familiares).

Cooperar na elaboração de um álbum de animais.

 Elaborar desenhos.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nascimento dos animais.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor seleciona imagens que representem o nascimento de alguns animais e mostra para os alunos.Em seguida, sugere que as crianças  falem de outros animais que elas conhecem e como nascem.O professor poderá gravar cenas de vídeos com o nascimento de alguns animais.

Poderá questionar:

Que animais aparecem nas gravuras? E no vídeo?

Vocês sabiam como nasciam alguns desses animais?

O professor deverá pedir que as crianças se expressem de formal verbal o que observaram . Nesse momento, pode lembrar como o ser humano nasce.O professor pode ler curiosidades sobre os pais que cuidam dos filhos, antes do nascimento,como por exemplo, o pinguim. Depois das falas das crianças,elaborar com a turma um texto coletivo sobre o vídeo que assistiram.

2º MOMENTO

O professor dará continuidade a aula sugeirndo as crianças que pesquisem em casa com ajuda de um adulto,informações e curiosidades sobre filhotes de animais.Na sala com a turma,o professor ler o que as crianças pesquisaram.Em seguida, montar um painel com curiosidades e as informações adquiridas, expõe no mural da escola.

3º MOMENTO

Como atividade de casa o professor solicita que as crianças pesquisem com ajuda de um adulto gravuras de vários tipos de filhotes de animais.Chamando a atenção do grupo para observarem no momento da pesquisa, animais que nascem da barriga da mãe e os que nascem do ovo.

4º MOMENTO

Considerando que essa turma são crianças de 4 (quatro) anos e que é importante que as atividades sejam feitas em sala com a mediação do professor, ele deverá organizar a turma em equipe para elaborar um álbum com as gravuras de animais que as crianças pesquisaram.O álbum poderá ser feito de maneira que as crianças percebam que podem separar as figuras dos animais de acordo com o nascimento,como por exemplo, as que nascem da barriga da mãe e os que nascem do ovo.

Recursos Complementares

Livro: Filhote Dos Animais Editora Três.

Livro: Animaie e seus Filhotes.Coleção: Enciclopédia Junenil. Editora: Distribuidora Record,RJ.Ano:1964

Livro: Filhotes de Animais: Gravuras e Palavras Para os Pequeninos.Autor: Robert Frederick Ltd.Editora: Todolivro.  Ano,2007

Filmes:

Procurando Nemo.

Happy Fitee- O Pinguim.

O Rei Leão.

Avaliação

Observar se os alunos são capazes de:

Relatar como nascem alguns seres vivos.

Ler e interpretar imagens.

Coletar informações com adultos (familiares).

 Cooperar na elaboração de um álbum de animais.

Elaborar desenhos.

Verifique se há necessidade de retomar as explicações sobre o conteúdo em estudo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LARISSA MARA MELO DORNELAS, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - disse:
    lamelo.15@hotmail.com

    05/05/2015

    Cinco estrelas

    A temática proposta é bem elaborada e esquematizada, os momentos para a elaboração das aulas são complementares entre si, dando a ideia de inicio, meio e fim da atividade o que é muito enriquecedor.Parabéns!


  • Lorena Galvão, UFMG , Minas Gerais - disse:
    locgalvao@gmail.com

    30/04/2015

    Quatro estrelas

    As crianças desde o início de seu processo de escolarização apresentam grande interesse em saber sobre os animais, considerando que animais naturalmente estimulam a curiosidade e atenção delas. A atividade acima pode ser um modelo sobre o enfoque no desenvolvimento dos filhotes que o PCN de ciências indica. Possibilitando uma construção do conhecimento a partir da participação, reflexão, dos materiais e seus saberes.


  • THUANNE BARBARA CAMPOS RODRIGUES, EE HELENA GUERRA , Minas Gerais - disse:
    thuannebarbara@hotmail.com

    30/04/2015

    Quatro estrelas

    A proposta de atividade é realmente muito interessante, e traz elementos diversos que possibilitam o aprendizado da criança da Educação Infantil, por se tratar de atividades onde elas mesmas farão o trabalho de busca pelas informações, criando assim uma autonomia para os alunos, além de introduzir a noção de classificação dos animais quanto ao tipo de nascimento ou cuidado que precisam receber. Pode se destacar também o uso de filmes, que os ajudariam a perceber a relação com a prole.


  • katia lima, CSF , Santa Catarina - disse:
    beisalima@hotmail.com

    10/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei os recursos sugeridos. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.