06/05/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- explorar o imaginário das crianças a respeito do surgimento dos bebês;
- auxiliar as crianças a construírem uma explicação real para o surgimento da vida.
As crianças em idade escolar trazem consigo inúmeras explicações para o fenômeno do surgimento da vida. Algumas baseadas em fatos pertencentes à explicação científica e outras construídas sob as bases da fantasia. Saber dialogar com esses conhecimentos, de maneira a respeitar a magia que envolve o início da vida humana é um grande desafio que se coloca a todos os educadores. Diante disso, incentivamos as crianças a dialogarem sobre questões referentes às fases da vida, “começando lá do comecinho”....
1º Momento: A professora convida as crianças a embarcarem numa viagem de grandes aventuras, a vida humana. Sentado em rodinha, o grupo acompanhará a história “Mamãe botou um ovo” da autora Babette Colle. Trata-se de um livro que fala do mistério que envolve o surgimento dos bebês, trazendo diferentes explicações para o fato de maneira lúdica e divertida, ora pela fala dos pais, ora pela fala das crianças.
2º Momento: A partir da história destacar junto ao grupo o que acharam das explicações oferecidas pelos pais das crianças no livro. Neste momento, as crianças manifestarão sua compreensão acerca do assunto e poderão ser instigadas a pensarem sobre suas concepções, tendo como referência a história ouvida.
3º Momento: Solicitar um trabalho para ser realizado em casa, juntamente à família. É preciso ter clareza que este trabalho pode envolver questões pessoais das famílias, como adoção, violência sexual, etc. Contudo, é importante que o trabalho aconteça. E para isso, sugere-se que a equipe pedagógica se reúna e possa pensar na realidade das famílias da sua escola, no sentido de respeitar os sentimentos das mesmas e colaborar para a construção dos referenciais infantis, realizando a orientação necessária dessas famílias. As crianças levarão para casa um instrumento de registro com cenas do livro Mamãe botou um ovo (podem ser xerocadas ou escaneadas e impressas) as quais serão completadas por elas e por suas famílias. O trabalho inicia com o momento de encontro dos pais. A partir da exploração dessa cena, as crianças têm a oportunidade de escreverem o nome dos pais e saberem um pouco sobre como começou a sua história antes mesmo de seu nascimento.
4º Momento: Nesta ocasião as crianças levarão para casa outra cena do livro, que envolve o momento de gestação. Nesta parte do trabalho a idéia é de que a criança converse com sua mãe sobre como foi esse período, o que ela sentia e gostava de fazer, compartilhando o momento com o papai se possível. As crianças poderão desenhar-se ainda bebê dentro da barriga da mãe. Na devolução das atividades, promover a socialização das produções.
5º Momento: A próxima e última cena traz o nascimento, neste momento é interessante que a criança saiba como foi o parto, em que local aconteceu, como foi a escolha do seu nome. É importante que o/a professor/a esteja preparado/a para orientar a realização da atividade com famílias que adotaram as crianças.Estas informações devem compor o instrumento de registro. Sugestões: Hospital onde a criança nasceu; data e horário de nascimento; cidade; estado e país onde nasceu e o nome escolhido. Nesta cena, as crianças poderão desenhar-se no momento de seu nascimento. Ao receber as atividades, realizar uma rodinha para socializar as informações, buscando estabelecer semelhanças e diferenças entre elas e desenvolvendo o conceito de igualdade.
Recursos necessários: - Livro de Literatura infanto juvenil Mamãe Botou um ovo, de Babette Cole. - Certidão de nascimento da criança para consulta no trabalho a ser realizado em casa.
Não há necessidade de recursos complementares para a realização dessa aula.
A professora observará junto ao grupo, as seguintes questões:
- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- A criança contou com auxílio da família nas atividades trabalhadas em casa;
- A criança foi capaz de construir hipóteses sobre o surgimento e nascimento dos bebês, expressando sua opinião a respeito das diferentes explicações;
- A criança vivenciou sensações e emoções diversas durante o trabalho.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!