Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ouvindo e contando histórias: a magia da vida humana

 

06/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- explorar o imaginário das crianças a respeito do surgimento dos bebês;

- auxiliar as crianças a construírem uma explicação real para o surgimento da vida.  

Duração das atividades
DE 3 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças em idade escolar trazem consigo inúmeras explicações para o fenômeno do surgimento da vida. Algumas baseadas em fatos pertencentes à explicação científica e outras construídas sob as bases da fantasia. Saber dialogar com esses conhecimentos, de maneira a respeitar a magia que envolve o início da vida humana é um grande desafio que se coloca a todos os educadores. Diante disso, incentivamos as crianças a dialogarem sobre questões referentes às fases da vida, “começando lá do comecinho”....

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: A professora convida as crianças a embarcarem numa viagem de grandes aventuras, a vida humana. Sentado em rodinha, o grupo acompanhará a história “Mamãe botou um ovo” da autora Babette Colle. Trata-se de um livro que fala do mistério que envolve o surgimento dos bebês, trazendo diferentes explicações para o fato de maneira lúdica e divertida, ora pela fala dos pais, ora pela fala das crianças.  

 2º Momento: A partir da história destacar junto ao grupo o que acharam das explicações oferecidas pelos pais das crianças no livro. Neste momento, as crianças manifestarão sua compreensão acerca do assunto e poderão ser instigadas a pensarem sobre suas concepções, tendo como referência a história ouvida.   

3º Momento: Solicitar um trabalho para ser realizado em casa, juntamente à família. É preciso ter clareza que este trabalho pode envolver questões pessoais das famílias, como adoção, violência sexual, etc. Contudo, é importante que o trabalho aconteça. E para isso, sugere-se que a equipe pedagógica se reúna e possa pensar na realidade das famílias da sua escola, no sentido de respeitar os sentimentos das mesmas e colaborar para a construção dos referenciais infantis, realizando a orientação necessária dessas famílias. As crianças levarão para casa um instrumento de registro com cenas do livro Mamãe botou um ovo (podem ser xerocadas ou escaneadas e impressas) as quais serão completadas por elas e por suas famílias. O trabalho inicia com o momento de encontro dos pais. A partir da exploração dessa cena, as crianças têm a oportunidade de escreverem o nome dos pais e saberem um pouco sobre como começou a sua história antes mesmo de seu nascimento.

4º Momento: Nesta ocasião as crianças levarão para casa outra cena do livro, que envolve o momento de gestação. Nesta parte do trabalho a idéia é de que a criança converse com sua mãe sobre como foi esse período, o que ela sentia e gostava de fazer, compartilhando o momento com o papai se possível.  As crianças poderão desenhar-se ainda bebê dentro da barriga da mãe. Na devolução das atividades, promover a socialização das produções.   

5º Momento: A próxima e última cena traz o nascimento, neste momento é interessante que a criança saiba como foi o parto, em que local aconteceu, como foi a escolha do seu nome.  É importante que o/a professor/a  esteja preparado/a para orientar  a realização da atividade com famílias que adotaram as crianças.Estas informações devem compor o instrumento de registro. Sugestões: Hospital onde a criança nasceu; data e horário de nascimento; cidade; estado e país onde nasceu e o nome escolhido. Nesta cena, as crianças poderão desenhar-se no momento de seu nascimento. Ao receber as atividades, realizar uma rodinha para socializar as informações, buscando estabelecer semelhanças e diferenças entre elas e desenvolvendo o conceito de igualdade.   

Recursos necessários:   - Livro de Literatura infanto juvenil Mamãe Botou um ovo, de Babette Cole. - Certidão de nascimento da criança para consulta no trabalho a ser realizado em casa.

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares para a realização dessa aula.

Avaliação

A professora observará junto ao grupo, as seguintes questões:

- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

 - A criança contou com auxílio da família nas atividades trabalhadas em casa;

- A criança foi capaz de construir hipóteses sobre o surgimento e nascimento dos bebês, expressando sua opinião a respeito das diferentes explicações;

- A criança vivenciou sensações e emoções diversas durante o trabalho.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.