Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dançando as fases da vida: a descoberta do nascimento

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, propõe-se:

- caracterizar a fase de bebê, destacando comportamentos e sentimentos inerentes a esta;

- promover a compreensão junto às crianças de que encontram-se em outra fase da vida diferente à fase de bebê;

- Explorar noções temporais;

- incentivar a construção do sentimento de igualdade a partir da percepção das diferenças e semelhanças.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No convívio com as crianças em idade pré- escolar, é possível observar que percebem-se de maneiras distintas aos bebês. Esta aula vem contribuir no sentido de explorar quais são os elementos que levam as crianças a terem esta percepção, abordando assim, questões que permeiam a fase atual de suas vidas e muitas vezes são incompreendidas pelas mesmas por associarem-nas à fase de bebê, tais como: o xixi na roupa, o choro, etc.

Para a realização desta aula, é imprescindível que as crianças tenham vivenciado uma situação de aprendizado relativo ao surgimento dos bebês.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Solicitar às famílias que enviem para um trabalho em sala, fotos das crianças ainda bebês. A professora irá convidar o grupo a ouvir uma música chamada ‘Quando eu era...”  do cd Aprendendo e brincando com música e com jogos, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi. Ao ouvirem a música convidar as crianças a brincarem de representar os gestos dos bebês, destacando o comportamentos dos indivíduos nesta fase da vida. Finalizada a brincadeira explorar junto às crianças o que sentiram quando brincavam de ser bebê; se os comportamentos experienciados ainda são comuns na fase em que se encontram ou foram substituídos por outros.  

 2º Momento: Em rodinha, cada criança terá a oportunidade de  mostrar a sua foto de quando era neném para os colegas. As fotos percorrerão o grupo e à medida que forem sendo observadas, iremos destacando características, tais como: tinha cabelo nesta época; falava; andava; se alimentava sozinho; o que comia; tinha dentes; como era a higiene; o que gostava de fazer; fazia as mesmas coisas que fazem agora; como as vontades do bebê são entendidas; etc. As fotos serão anexadas em um instrumento de registro, no qual deverá estar escrito: Quando eu era neném eu era assim...   

3° Momento:  Em rodinha, o/ a professor/a retoma com as crianças a temática de estudo dos últimos encontros. É apresentada então ao grupo, uma caixa surpresa de modo que deverão explorar o conteúdo da mesma. Dentro da caixa haverá um/a boneco/ a com uma mensagem. Nesta mensagem a proposta de um desafio: o grupo deverá cuidar do bebê na escola durante todo um dia, destacando algumas ações necessárias: alimentação, higiene, sono, transporte. Em função das exigências, as crianças serão instigadas a pensarem na melhor maneira para cumpri-las. O/a boneco/a pode chegar com um nome, ou mesmo ter este escolhido pelas crianças. E passará o dia com a turma, acompanhando-a nos diferentes espaços da escola. É interessante registrar através de fotografias este momento.   

4° Momento: Em rodinha, as crianças falarão sobre a experiência de ter cuidado de um bebê: o que sentiram; quais as dificuldades que encontraram; o que mais gostaram; quais as diferenças entre um bebê e uma criança. As falas das crianças podem se transformar em um texto coletivo e este pode ser ilustrado com as fotos do momento.

Recursos

  - CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi;

- Fotos das crianças na fase de bebê;

- Boneca/o bebê;

- maquina fotográfica.

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares

Avaliação

  O/a professor/a observará junto ao grupo, as seguintes questões:

- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- A criança vivenciou sensações e emoções diversas durante o trabalho;

- A criança conseguiu se caracterizar quando bebê;

- A criança expressou suas idéias sobre o assunto, destacando elementos referentes à fase de bebê.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.