20/05/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Com esta aula, propõe-se:
- caracterizar a fase de bebê, destacando comportamentos e sentimentos inerentes a esta;
- promover a compreensão junto às crianças de que encontram-se em outra fase da vida diferente à fase de bebê;
- Explorar noções temporais;
- incentivar a construção do sentimento de igualdade a partir da percepção das diferenças e semelhanças.
No convívio com as crianças em idade pré- escolar, é possível observar que percebem-se de maneiras distintas aos bebês. Esta aula vem contribuir no sentido de explorar quais são os elementos que levam as crianças a terem esta percepção, abordando assim, questões que permeiam a fase atual de suas vidas e muitas vezes são incompreendidas pelas mesmas por associarem-nas à fase de bebê, tais como: o xixi na roupa, o choro, etc.
Para a realização desta aula, é imprescindível que as crianças tenham vivenciado uma situação de aprendizado relativo ao surgimento dos bebês.
1º Momento: Solicitar às famílias que enviem para um trabalho em sala, fotos das crianças ainda bebês. A professora irá convidar o grupo a ouvir uma música chamada ‘Quando eu era...” do cd Aprendendo e brincando com música e com jogos, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi. Ao ouvirem a música convidar as crianças a brincarem de representar os gestos dos bebês, destacando o comportamentos dos indivíduos nesta fase da vida. Finalizada a brincadeira explorar junto às crianças o que sentiram quando brincavam de ser bebê; se os comportamentos experienciados ainda são comuns na fase em que se encontram ou foram substituídos por outros.
2º Momento: Em rodinha, cada criança terá a oportunidade de mostrar a sua foto de quando era neném para os colegas. As fotos percorrerão o grupo e à medida que forem sendo observadas, iremos destacando características, tais como: tinha cabelo nesta época; falava; andava; se alimentava sozinho; o que comia; tinha dentes; como era a higiene; o que gostava de fazer; fazia as mesmas coisas que fazem agora; como as vontades do bebê são entendidas; etc. As fotos serão anexadas em um instrumento de registro, no qual deverá estar escrito: Quando eu era neném eu era assim...
3° Momento: Em rodinha, o/ a professor/a retoma com as crianças a temática de estudo dos últimos encontros. É apresentada então ao grupo, uma caixa surpresa de modo que deverão explorar o conteúdo da mesma. Dentro da caixa haverá um/a boneco/ a com uma mensagem. Nesta mensagem a proposta de um desafio: o grupo deverá cuidar do bebê na escola durante todo um dia, destacando algumas ações necessárias: alimentação, higiene, sono, transporte. Em função das exigências, as crianças serão instigadas a pensarem na melhor maneira para cumpri-las. O/a boneco/a pode chegar com um nome, ou mesmo ter este escolhido pelas crianças. E passará o dia com a turma, acompanhando-a nos diferentes espaços da escola. É interessante registrar através de fotografias este momento.
4° Momento: Em rodinha, as crianças falarão sobre a experiência de ter cuidado de um bebê: o que sentiram; quais as dificuldades que encontraram; o que mais gostaram; quais as diferenças entre um bebê e uma criança. As falas das crianças podem se transformar em um texto coletivo e este pode ser ilustrado com as fotos do momento.
Recursos
- CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi;
- Fotos das crianças na fase de bebê;
- Boneca/o bebê;
- maquina fotográfica.
Não há necessidade de recursos complementares
O/a professor/a observará junto ao grupo, as seguintes questões:
- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- A criança vivenciou sensações e emoções diversas durante o trabalho;
- A criança conseguiu se caracterizar quando bebê;
- A criança expressou suas idéias sobre o assunto, destacando elementos referentes à fase de bebê.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!