Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Auto-Estima: Você sabe o que é isso?

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar com alunos o conceito de Auto-Estima  e sua relação com o bem-estar e uma vida saudável. Além disso, promover-se-á nesta aula discussões e reflexões sobre a relação da auto-estima e a sexualidade. 

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

 

Motivação:

O professor deverá iniciar a aula mostrando as figuras postadas abaixo (Fig. 1, 2 e 3) ao alunos, perguntando sobre o que lhes vêem a mente ao olhar para estas figuras.

 

Figura 1 -  Imagem Pato vendo um Cisne.

Disponível em:  http://oasisdeisa.files.wordpress.com/2009/04/autoestima.jpg Acessado em: 8 Abril 2010. 

 

Figura 2 – Imagem Menina olhando no espelho.

Disponível em:  http://caminodegloria.files.wordpress.com/2009/02/autoestima-foto.jpg Acessado em: 8 Abril 2010. 

 

Figura 3 – Imagem Homem procurando defeitos no espelho.

 Disponível em: http://www.coverfx.com/medfx/blog/wp-content/uploads/2010/03/man-looking-at-skin-in-mirror-758495.jpg Acessado em: 21 Abril 2010. 

 

Após o professor ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá questionar o que eles entendem por Auto-estima e o que sabem deste conceito.  É importante que os alunos sejam motivados a participar desta discussão, e que possam expressar suas opiniões e conhecimentos neste momento, de forma que possam se interessar pelo tema da aula.

Em seguida,  o professor deverá pedir para que os alunos consultem um dicionário o que significa tal termo. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno que deseje, faça a procura e leia a resposta para toda a sala.

(au.to.es.ti.ma)

sf.

Qualidade ou condição psicológica de quem está satisfeito consigo mesmo e demonstra confiança no próprio modo de ser e de agir; AMOR-PRÓPRIO: As frequentes derrotas abalaram a autoestima dos jogadores. 

[Pl.: autoestimas.]

[F.: aut(o)-1 + estima.]

Disponível em: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=autoestima Acessado em: 12 Abril 2010. 

 

Atividade 1

 

Dando continuidade a aula, com o objetivo de despestar a reflexão sobre auto-estima pessoal dos participantes, sugerimos que o professor faça a seguinte dinâmica:

O professor deverá pedir para que os alunos peguem uma folha de caderno e sentem-se em círculos. Em seguida, deverá pedir para que cada aluno pense sobre o seu nome, se este o agrada e quem o escolheu (Fig. 4). Caso não goste do próprio nome, o aluno poderá optar por um outro nome que gostaria que fosse o seu, mas deverá explicar o porque da escolha deste.

Feito isto, o professor pedirá para que os alunos, ainda em circulo, falem sobre o seu nome, a origem deste, quem o escolheu etc., e sobre o outro nome que gostaria de ter (se este for o caso).

O professor deverá ser o mediador da discussão sobre o nome, sobre as expectativas que este nome traz e seu significado.

 

Figura 4 – Imagem de exemplo de uma folha de caderno.

 

Atividade 2

 

Neste momento, o professor deverá utilizar a letra da música “Auto-Estima”, da Banda Calipso, postada abaixo (Fig. 5) com os alunos, com o objetivo de promover uma conversa sobre a auto-estima. O professor poderá iniciá-la conversando sobre a música - o que eles acharam dela, qual a mensagem que traz etc., e, então,  instigar uma discussão sobre a auto-estima.

Para isto, estando os alunos organizados em grupos de quatro integrantes, e após a entrega da letra da música, o professor deverá pedir para que os alunos discutam a letra da música em questão, tendo as seguintes questões como norteadoras deste momento:

  • Qual a mensagem que essa música quer passar?
  • O que o compositor da música quer dizer com "Apertar Rec no que passou"?
  • O que o trecho "Tudo se torna insignificante, a vida fica tão pequena" quer dizer (significa)?
  • Qual mensagem o compositor quis passar quando fala "Não adianta ficar lamentando se alguém destrói os sonhos da gente"?
  • De acordo com a música, o que significa Auto-Estima?
  • Se pudesse acrescentar uma nova estrofe na música, qual seria?

 

Figura 5 – Imagem da Letra de Música “Auto-Estima”

 Disponível em: http://letras.terra.com.br/banda-calypso/893070/ Acessado em: 8 Abril 2010. 

 

Observação: O professor poderá, caso julgue pertinente, apresentar aos alunos o vídeo da música “Auto-Estima” (Fig. 6), conforme link abaixo.

 

Figura 6 – Imagem do Vídeo “Auto-Estima”.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bkvsvJWh4n4 Acessado em: 8 Abril 2010.   

 

Sugestão: 

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.       

 

Atividade 3

 

Com o objetivo de trabalhar o conceito de Auto-Estima e sua relação com uma vida saudável, os alunos deverão pesquisar em sites, livros, revistas e jornais  sobre a Auto-Estima, conforme roteiro abaixo, e  deverão criar um pôster (Fig. 7) sobre o assunto.

Roteiro da Pesquisa sobre Auto-Estima:

  • O que é Auto-Estima?
  • Quais as relações entre os termos auto-estima, autoconfiança, auto-aceitação e auto-imagem?
  • O que pode prejudicar a auto-estima de uma pessoa?
  • O que é baixa auto-estima e quais suas características?
  • Como podemos melhorar a nossa auto-estima?

Figura 7 – Imagem de exemplo de Pôster.

 

Alguns sites que podem ser utilizados na pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoestima  

http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/021206_psy_autoestima.htm  

http://www.otimismoemrede.com/autoestima.html  

http://bluelogs.net/issomesmo/2007/07/11/10-dicas-para-melhorar-sua-auto-estima/  

http://www.palavrasiluminadas.com/auto-estima/como-melhorar-a-auto-estima.html  

http://www.brasilescola.com/psicologia/autoestima.htm  

http://www.psicologiaesaude.com.br/artigo6.htm  

http://tratamentodadepressao.org/635-baixa-auto-estima-caracteristicas/  

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/sofrimento03.htm 

 

É importante que, após a realização da pesquisa, os grupos discutam entre si  e com a sala  o tema em questão, de forma a socializar as informações, bem como propiciar esclarecimentos de dúvidas e correções de conceitos errôneos. Feito isto, os alunos deverão elaborar um pôster, sob orientação e supervisão do professor.

O pôster tem como função principal divulgar informação visualmente (baseado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz. Acessado em: 21 Abril 2010.). O professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam) Papel Tamanho A2 ou A1, ou ainda Cartolina. Os alunos deverão pesquisar informações seguindo o Roteiro e elaborar um pôster com as informações coletadas - poderão utilizar também figuras, imagens e poemas. Após a correção deste, o pôster poderá ser afixado na escola a fim de divulgar informações sobre a Auto-Estima.

 

Atividade 4

 

Dando continuidade a aula, e tendo como objetivo promover uma reflexão sobre a relação entre Auto-Estima e Sexualidade, o professor deverá pedir para que os alunos pensem em formas de correlacionar estas.

O professor poderá começar com a seguinte fala:

“Quando uma pessoa está bem com ela mesma, ela acaba transmitindo esse bem-estar a outros. E esse bem-estar repercute na Sexualidade. É importante ter uma alta auto-estima para se ter uma vida sexualmente saudável, segura e satisfatória? Por quê?”

É importante que neste momento os alunos possam concluir que a auto-estima favorece com que cuidemos de nossa saúde física e emocional, o que favorece nas escolhas dos parceiros amorosos e sexuais (de forma a evitar agressões, violência verbal, física e ou sexual etc.) e na nossa proteção no momento do ato sexual através do uso de preservativos.

Após um período de reflexão e discussão, os alunos deverão produzir um texto (Fig. 8) sobre a Auto-Estima e a sexualidade em forma de crônica, poema ou letra de música, utilizando todo o conhecimento previamente aprendido nesta aula.

 

Figura 8 – Imagem de Exemplo de Texto.

 

Para refletir

De maneira a propiciar um momento de reflexão, o professor deverá apresentar o seguinte poema “Auto-Estima”(Fig. 9), postado abaixo. Deverá enunciar a importância de se amar e de dar a volta por cima depois de um período ruim ou quaisquer chateações.

 

Figura 9 – Imagem do Poema Auto-Estima.

Disponível em: http://www.bethynha.com.br/auto-estima.htm Acessado em: 8 Abril 2010. 

 

Roteiro de Leitura:

  • Qual a mensagem que o poema passa?
  • O que o autor quis dizer com “Como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante”?
  • “Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho”. Explique.
  • O autor diz “Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro...”. Qual a importância de olhar e pensar em si sem preocupar-se com o que os outros pensam?
Recursos Complementares

Alguns blogs de Auto-Estima que podem ser utilizados:

http://vigilantesdaautoestima.zip.net/  

http://autoestima-flavia.blogspot.com/ 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática Auto-Estima. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos nas atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Elza, Secretaria Municipal De Educação e Cultura , Rio Grande do Norte - disse:
    marielzaacari@hotmail.com

    28/02/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito da forma como a aula foi conduzida


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.