31/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
– No decorrer da aula o aluno aplicará os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores de modo a desenvolver uma partida básica de xadrez com seus colegas de turma.
– Ao final da aula os alunos serão capazes de identificar a necessidade de concentração e atenção nos jogos de xadrez.
– Os alunos serão capazes de trabalhar em conjunto com seus colegas de modo a cultivar aspectos de solidariedade, fundamentais ao desenvolvimento de atividades esportivas e ao fortalecimento dos laços sociais.
– Trabalhar o respeito aos colegas.
O(A) professor(a) trabalhará nas aulas anteriores a movimentação das peças e as noções básicas das regras do Xadrez , de modo a possibilitar que, nessa aula cada aluno possa se apresentar em condições de jogar uma partida básica.
ATIVIDADE I - POSICIONANDO AS PEÇAS NO JOGO DE XADREZ
Caro Professor, apresente aos seus alunos o tabuleiro do jogo de xadrez e o seguinte vídeo:
Aprenda a jogar xadrez (video 1): http://www.youtube.com/watch?v=UosQo8-gAzU
Após a apresentação do vídeo faça um debate com seus alunos sobre o jogo de xadrez, suas finalidades, em especial, o treinamento da concentração que pode ajudá-los em muitas outras atividades.
Fonte: http://paxprofundis.org/livros/perpetuando/jogodexadrez.jpg
DICA I - Professor, sendo possível leve um ou mais tabuleiros do jogo com as respectivas peças para os alunos manusearem e vivenciarem a experiência de iniciar no jogo.
ATIVIDADE II - CONSTRUINDO O TABULEIRO DO JOGO DE XADREZ
Professor, para facilitarmos a "popularização" do jogo com nossos alunos vamos incentivá-los na construção do tabuleiro e na adaptação das peças do jogo, demonstrando a possibilidade de aprender o jogo e de ensiná-lo para outros colegas pode se tornar uma atividade bem simples.
Professor, peça aos alunos para levarem tesouras (ponta redonda) e régua e, peça para que eles se distribuam em grupos de 4.
Fonte: http://0.tqn.com/d/chess/1/0/C/-/-/-/EmptyBoard.gif
TABULEIRO CLÁSSICO DE XADREZ
ATIVIDADE III - JOGANDO XADREZ NA COMUNIDADE ESCOLAR
Professor, encaminhe-se com seus alunos para a quadra de esportes e, com auxílio dos alunos construa um GRANDE TABULEIRO DE XADREZ na quadra de esportes utilizando giz. Eles deverão guiar-se pela figura do tabuleiro apresentada durante a aula.
JOGO DE XADREZ HUMANO
Fonte: http://lh3.ggpht.com/_PjZAN-vGFY4/TCICAnK6ZUI/AAAAAAAACAg/Ciy8jeUYVcc/XZ%20humano.JPG
Professor, inicialmente, organize apenas o tabuleiro, em seguida convide os alunos a representarem as peças do jogo. Para isso, sugiro que explique os movimentos das peças, que seriam:
Movimentos das peças
Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:
FINALIZANDO A AULA
Caro Professor, muitas pessoas consideram que o jogo de xadrez é muito difícil. Para desmistificar esse conceito junto a sua comunidade escolar peça aos alunos que convidem pessoas desta comunidade para participar do jogo XADREZ HUMANO, onde poderão explicar os movimentos das peças e, a dinâmica do jogo.
Para ilustrar a aula o(a) professor(a) poderá solicitar que os alunos acessem os links abaixo:
http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/1939/45_organizacaodecompeticoes.pdf
Como construir um tabuleiro: http://construirparajogar.blogspot.com/2008/04/como-construir-o-tabuleiro-para-jogos.html
Ao longo da aula o(a) professor(a) acompanhará o desempenho dos alunos de modo a identificar o nível de conhecimento sobre o xadrez e o desenvolvimento do jogo.
O(A) professor(a) solicitará que os alunos desenhem um tabuleiro de xadrez posicionando as peças para o início de uma partida.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/09/2011
Quatro estrelasMuito interessante o modo de explicar. Respondeu todas as minhas dúvidas e achei simples a explicação, fácil de assimilar.