Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vivendo e Aprendendo a Jogar - Jogo de Xadrez.

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

– No decorrer da aula o aluno aplicará os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores de modo a desenvolver uma partida básica de xadrez com seus colegas de turma.

– Ao final da aula os alunos serão capazes de identificar a necessidade de concentração e atenção nos jogos de xadrez.

– Os alunos serão capazes de trabalhar em conjunto com seus colegas de modo a cultivar aspectos de solidariedade, fundamentais ao desenvolvimento de atividades esportivas e ao fortalecimento dos laços sociais.

– Trabalhar o respeito aos colegas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O(A) professor(a) trabalhará nas aulas anteriores a movimentação das peças e as noções básicas das regras do Xadrez , de modo a possibilitar que, nessa aula cada aluno possa se apresentar em condições de jogar uma partida básica.  

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I - POSICIONANDO AS PEÇAS NO JOGO DE XADREZ

Caro Professor, apresente aos seus alunos o tabuleiro do jogo de xadrez e o seguinte vídeo:

Aprenda a jogar xadrez (video 1): http://www.youtube.com/watch?v=UosQo8-gAzU

Após a apresentação do vídeo faça um debate com seus alunos sobre o jogo de xadrez, suas finalidades, em especial, o treinamento da concentração que pode ajudá-los em muitas outras atividades.

 

Fonte: http://paxprofundis.org/livros/perpetuando/jogodexadrez.jpg

 

DICA I - Professor, sendo possível leve um ou mais tabuleiros do jogo com as respectivas peças para os alunos manusearem e vivenciarem a experiência de iniciar no jogo.

 

ATIVIDADE II - CONSTRUINDO O TABULEIRO DO JOGO DE XADREZ

Professor, para facilitarmos a "popularização" do jogo com nossos alunos vamos incentivá-los na construção do tabuleiro e na adaptação das peças do jogo, demonstrando a possibilidade de aprender o jogo e de ensiná-lo para outros colegas pode se tornar uma atividade bem simples.

Professor, peça aos alunos para levarem tesouras (ponta redonda) e régua e, peça para que eles se distribuam em grupos de 4.

 

  • Dê uma cartolina para cada grupo e peça que desenhem um tabuleiro com as seguintes medidas:

 

  • Tabuleiro: 25cm x 25 cm

 

  • Divisão do tabuleiro em 8 partes - ou 8 fileiras onde serão desenhadas as "casas" que terão cores alternadas - clara e escura

Tabuleiro de xadrez (sem peças)

Fonte: http://0.tqn.com/d/chess/1/0/C/-/-/-/EmptyBoard.gif

 

  • Apresente a seguinte imagem aos seus alunos:
  • Nesta imagem encontraremos onde se colocam as peças para iniciar um jogo.

 

TABULEIRO CLÁSSICO DE XADREZ

 

 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_O9l9jg0MXdM/SzI6h3yZEiI/AAAAAAAAAG0/hFAJQWbYobc/s320/COLOCA%C3%87AO+DE+PE%C3%87AS+XADREZ.bmp

 

 

ATIVIDADE III - JOGANDO XADREZ NA COMUNIDADE ESCOLAR

Professor, encaminhe-se com seus alunos para a quadra de esportes e, com auxílio dos alunos construa um GRANDE TABULEIRO DE XADREZ na quadra de esportes utilizando giz. Eles deverão guiar-se pela figura do tabuleiro apresentada durante a aula.

 

JOGO DE XADREZ HUMANO

Fonte: http://lh3.ggpht.com/_PjZAN-vGFY4/TCICAnK6ZUI/AAAAAAAACAg/Ciy8jeUYVcc/XZ%20humano.JPG

 

Professor, inicialmente, organize apenas o tabuleiro, em seguida convide os alunos a representarem as peças do jogo. Para isso, sugiro que explique os movimentos das peças, que seriam:

 

Movimentos das peças

Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:

  • REI: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance.

 

  • DAMA OU RAINHA: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal. Em termos de valor, não é comparável a nenhuma outra peça, a não ser a dama adversária.

 

  • BISPO: move-se pela diagonal, sendo que nunca poderá mudar a cor das casas em que se encontra, uma vez que movendo-se em diagonal, não lhe é permitido passar para uma diagonal de outra cor. O valor do bispo é considerado ligeiramente superior ao do cavalo, todavia, dependendo da posição no tabuleiro, nem sempre será vantajoso trocá-lo por um cavalo oponente.

 

  • CAVALO: movimenta-se em "L" no tabuleiro (duas casas na mesma direção e uma para um lado ou para o outro). O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias, como indo, por exemplo, desde a casa g1 para a casa f3 nos primeiro lances. Comumente se diz que o cavalo move-se "uma casa como torre e uma casa como bispo".

 

  • TORRE: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. A torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo.

 

  • PEÃO: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal. Caso uma peça ou peão fique na frente do peão, será impossível movê-lo. Somente se alguma peça adversária fique na sua diagonal acima, ele poderá capturá-la e mudar de coluna. No primeiro movimento de qualquer peão, ele poderá mover-se uma ou duas casas, a critério do enxadrista. Ao contrário das outras peças, o peão não pode mover-se para trás.

 

FINALIZANDO A AULA

Caro Professor, muitas pessoas consideram que o jogo de xadrez é muito difícil. Para desmistificar esse conceito junto a sua comunidade escolar peça aos alunos que convidem pessoas desta comunidade para participar do jogo XADREZ HUMANO, onde poderão explicar os movimentos das peças e, a dinâmica do jogo.

Recursos Complementares

Para ilustrar a aula o(a) professor(a) poderá solicitar que os alunos acessem os links abaixo:

http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/artigos/1939/45_organizacaodecompeticoes.pdf

Como construir um tabuleiro: http://construirparajogar.blogspot.com/2008/04/como-construir-o-tabuleiro-para-jogos.html

Avaliação

Ao longo da aula o(a) professor(a) acompanhará o desempenho dos alunos de modo a identificar o nível de conhecimento sobre o xadrez e o desenvolvimento do jogo.

O(A) professor(a) solicitará que os alunos desenhem um tabuleiro de xadrez posicionando as peças para o início de uma partida.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Izabel, Escola Estadual , Minas Gerais - disse:
    izabelmalta@hotmail.com

    12/09/2011

    Quatro estrelas

    Muito interessante o modo de explicar. Respondeu todas as minhas dúvidas e achei simples a explicação, fácil de assimilar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.