Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dançando as fases da vida: a vivência da infância

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- caracterizar a fase de criança, destacando comportamentos e sentimentos inerentes a esta;

- explorar noções temporais;

- destacar gostos e desgostos vivenciados pelas crianças em função dos deveres e necessidades que compõem a infância;

- relacionar os comportamentos desta fase aos comportamentos de quando eram bebês;

- destacar semelhanças e diferenças entre as crianças, promovendo a construção dos sentimentos de igualdade, amor e respeito.  

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Falar do ser criança, dar voz às crianças, ouvir suas opiniões carregadas de sinceridade. Ao professor, relembrar a infância e narrá-la às crianças. Esta aula promove o contraste entre gerações, nas figuras dos alunos e do/a professor/a e enche o coração de todos de nostalgia.  

É imprescindível que as crianças já tenham vivenciado situações de aprendizagem referentes à fase humana de bebê.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Cantar a música “ Quando eu era...” do cd Aprendendo e brincando com música e com jogos, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi. Brincar com as crianças pedindo para que representem algo que as caracterize como criança e dançar ao som da música. Fotografar as crianças à medida que forem se expressando. Finalizado este momento, fazer uma rodinha com as crianças e questioná-las se eram crianças ou são crianças. Conversar sobre os comportamentos que fazem parte da fase de criança. Instigá-las a pensarem  sobre o que mudou quando comparamos como eram quando bebês e como são enquanto criança.   

 2º Momento: Trazer para a sala: uma maçã verde e uma maçã vermelha; flores crisântemos de diferentes cores; uvas verdes e uvas rosadas ou roxa; apresentar o material para as crianças, questioná-las sobre o que é, pedir que caracterizem o material de modo a identificar semelhanças e diferenças. Dialogar com o grupo sobre o que acham das diferenças existentes entre as frutas e entre as flores. (A professora anota as falas) Fazer a leitura do texto “ As pessoas, como as flores, têm cores diferentes” ( este texto pode ser encontrado no livro Letra por Letra- Alfabetização, da autora Priscila Ramos de Azevedo, editora Ática, FNDE)  junto às crianças.   

3º Momento: Junto ao grupo o/a professor/a de posse das opiniões das crianças destacadas no momento anterior e registradas por ele/a, deve instigar as crianças a continuarem o texto “ As pessoas, como as flores, têm cores diferentes”, acrescentando suas opiniões. Para finalizar o trabalho, o/a professor/a solicita às crianças que desenhem a si e à seus amigos no cartaz onde foi registrado o texto. A produção pode ser exposta para apreciação de outras turmas.  

 4º Momento: As fotos das crianças durante o momento da brincadeira Quando eu era criança devem ser vistas pelas mesmas e fixadas num instrumento de registro que diz: Quando eu era criança eu era assim...    

Recursos   - Aparelho de som; - CD “Aprendendo e brincando com música e com jogos”, da autora Chizuko Yogi, Editora Fapi;

- Máquina fotográfica;

- Fotos das crianças na fase de criança;

- Uma maçã vermelha e uma maçã verde;

- Um cacho de uvas verdes e outro de uvas rosadas ou roxas;

- Flores crisântemo de variadas cores;

- Vaso para flores;

- Uma cesta para as frutas;

- Texto: “ As pessoas, como as flores, têm cores diferentes” (livro Letra por Letra- Alfabetização, da autora Priscila Ramos de Azevedo, editora Ática, FNDE)  

- Cartolina;

- canetinha e giz de cera.

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares

Avaliação

O/a professor/a realiza as seguintes observações junto ao grupo:

- as crianças demonstraram interesse pelo assunto em questão;

- as crianças foram capazes de expressarem-se durante as atividades;

 - as crianças manifestaram compreensão das dinâmicas utilizadas durante o trabalho;

- as crianças conseguiram destacar diferenças e semelhanças entre a fase de bebê e de criança;

- as crianças demonstraram noções de igualdade e sentimento de amor e respeito ao próximo;

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.