19/05/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Com esta aula propõe-se:
- auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas;
- trabalhar as diferenças e semelhanças;
- contribuir para o processo de construção da identidade;
- explorar o esquema corporal.
Falar de si é uma atividade que oportuniza um movimento muito importante para as crianças, à medida que ao perceberem-se, percebem também o outro. E desta maneira compreendem que são sujeitos diferentes entre si, e por assim ser, relacionam-se de maneira distinta em seus grupos de convivência.
Para a realização desta aula é interessante que o grupo tenha vivenciado situações de aprendizado referentes às características de seu corpo na infância, como por exemplo: ter trabalhado a altura, o peso, etc.
1° Momento: Em rodinha, contar para as crianças sobre uma caixinha de surpresa que apareceu na sala. Questioná-las então, sobre o possível conteúdo dessa caixinha e após ouvir as idéias das crianças dizer que é um conteúdo muito especial. Orientar o grupo para que ao abrir a caixinha e descobrir o conteúdo não o revele aos colegas, guardando segredo até que todos tenham visto a surpresa. Esta caixinha trata-se de uma caixa de presente pequena, com um espelho também pequeno fixado dentro da mesma, em seu fundo. Tendo a caixinha percorrido a rodinha, é chegado o momento de falar sobre o que viram dentro desta. Este é o espaço para abordar as características pessoais de cada criança, destacando as diferenças e semelhanças existentes no grupo. A professora pode instigar as crianças a pensarem por que são diferentes entre si, quais seriam os fatores responsáveis pelas diferentes características. É um ótimo momento tanbém, para trabalhar o respeito às diferenças.
2° Momento: O/a professor/a irá conduzir o grupo a levantar hipóteses sobre a constituição física das pessoas, destacando caso não surja na fala das crianças, a possibilidade da participação dos pais no resultado dessas. Após esta conversa, o/a professor/a irá organizar um instrumento para as crianças realizarem uma pesquisa em casa.
PESQUISA
Hoje em nosso grupo exploramos nossas características físicas e assim, cada um de nós pôde conhecer um pouquinho mais de si e do outro. Devido a este trabalho levantamos a seguinte curiosidade: Qual a origem de nossas características físicas? Agora, com a ajuda de um adulto, de preferência dos pais e ou/ responsáveis, conversem sobre a origem das características físicas dos seres humanos, vocês podem procurar em livros ou na internet informações a este respeito. Ao final, o papai e /a mamãe ou responsáveis deverão fazer um auto retrato destacando as suas características físicas. Observar e destacar as seguintes características:
- cor dos olhos
- cor dos cabelos
- cor da pele
3° Momento: Socializar em rodinha o resultado das pesquisas, destacando semelhanças e diferenças entre a constituição física das crianças e de seus pais. A partir desse pensamento, podemos elencar os fatores genéticos, associando as nossas características pessoais ao que herdamos de nossos pais. Nessa dinâmica, é interessante pedir para que as crianças pensem em seus pais: qual é a cor dos olhos da minha mãe e qual a cor dos olhos do meu pai. A cor dos meus olhos, se parece mais com a cor dos olhos do meu pai, da minha mãe, ou é resultado da cor dos olhos dessas duas pessoas? O mesmo vale para a cor dos cabelos, da pele. É importante que o/a professor/a esteja atento/a para casos de adoção, trabalhando de maneira a possibilitar a compreensão do assunto por parte da criança em questão.
4° Momento: Após o grupo destacar suas características físicas, sugere-se que o registro aconteça a partir da escolha de uma das estratégias citadas abaixo:
- o/a professor/a pode utilizar a figura impressa de um menino e uma menina, para que cada criança trabalhe suas características neste desenho. Para este trabalho, são oferecidos os seguintes materiais: lã de diferentes cores para os cabelos, lantejoulas de diferentes cores para os olhos, lápis de cor ou giz de cera de variadas cores para a cor da pele. Para finalizar, caso a escola disponha de retalhos de tecido, pode ser oferecido às crianças pedacinhos destes para confeccionar a roupa. Ou:
- o/a professor/a pode solicitar que as crianças desenhem a si mesmas, trabalhando com os mesmos materiais sugeridos acima.
Recursos :
- caixinha de presente pequena;
- espelho pequeno;
- fita crepe;
- lã de variadas cores;
- lantejoulas de variadas cores;
- lápis de cor de variadas cores ou giz de cera;
- retalhos de tecidos;
- cola;
- tesoura.
Não há necessidade de recursos complementares
O/a professor/a realizará as seguintes observações:
- a criança demonstrou interesse pela atividade;
- quais sentimentos a criança experimentou ao falar de si e ouvir sobre o outro, tendo suas semelhanças e diferenças destacadas;
- a criança foi capaz de identificar diferentes partes do corpo, assim como localizá-las.
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