02/06/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Reconhecer a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo.
Descobrir a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral.
Recitar um poema valorizando o seu ritmo e rimas.
Interpretar o poema através de dramatizações.
É necessário que o aluno tenha trabalhado o gênero textual poesia e suas características próprias.
1. Levar para a sala de aula um livro de poesias infantis.
Sugestão: Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles
2. Selecionar e ler algumas poesias para os alunos com expressividade, destacando o ritmo marcado pelas rimas.
Modelos:
Ou isto ou aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
*******************************
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
*******************************
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
*******************************
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
******************************
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
******************************
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
******************************
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
******************************
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Cecília Meireles
Sonhos da menina
A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?
*************************
Sonho
risonho:
*************************
O vento sozinho
no seu carrinho.
*************************
De que tamanho
seria o rebanho?
*************************
A vizinha
apanha
a sombrinha
de teia de aranha . . .
*************************
Na lua há um ninho
de passarinho.
************************
A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?
Cecília Meireles
3. Esclarecer as dúvidas em relação às palavras cujo significado é desconhecido pelos alunos.
4. Lembrar aos alunos que a linguagem poética, contida no gênero textual poesia, é uma das maneiras de significar o mundo.
5. Dividir a turma em duplas e entregar para cada uma um poema retirado do livro, que deverá ser lido silenciosamente.
6. Após a leitura silenciosa, solicitar aos alunos que leiam em voz alta, alternando as suas estrofes, observando a sonoridade existente na linguagem poética.
7. Se possível, apresentar aos alunos o seguinte vídeo, para que observem o ritmo, a voz adequada, a expressão da fala e a sonoridade da poesia Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles.
http://www.youtube.com/watch?v=HBsZJI_2Ja0&feature=related
8. Durante a leitura oral, o professor deverá fazer as intervenções necessárias quanto:
* ritmo e sonoridade marcado pelas rimas;
* tom de voz adequado;
* expressão da fala de acordo com a estrofe.
8. Se possível, o professor poderá gravar a leitura oral dos alunos e depois deixá-los ouvir para que observem em que precisam melhorar.
9. Como atividade de casa, pedir aos alunos que ensaiem a dramatização do seu poema para posterior apresentação.
* Sugestão: O aluno poderá dramatizar o poema utilizando recursos materiais. Exemplo:
As meninas
Arabela
abria a janela.
*******************
Carolina
erguia a cortina.
******************
E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"
******************
Arabela
foi sempre a mais bela.
*****************
Carolina
a mais sábia menina.
*****************
E Maria
Apenas sorria:
"Bom dia!"
*****************
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
**************************
Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"
http://www.youtube.com/watch?v=DfttwI7UpAU
10. Realizar a interpretação do poema através da dramatização.
11. Se possível, o professor poderá gravar ou filmar as apresentações para posterior exposição na sala de aula.
12. Uma outra variação possível é organizar um "Recital de poesias", convidando alguns membros da escola para assistir às apresentações. Esse momento pode ser muito enriquecedor para o aluno, pois ele se sentirá valorizado ao expor os resultados de seu esforço.
Ao final do trabalho o professor avaliará se o aluno:
- reconheceu a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo;
- descobriu a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral;
- recitou um poema valorizando o seu ritmo e rimas;
- interpretou o poema através de dramatizações.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/05/2012
Cinco estrelasA aula é de extrema importância pois desenvolve o hábito de leitura e a oralidade, cujo precisa ser trabalhado na escola. Parabéns . Classifico com Excelente sua aula.