Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando a oralidade: Recitando poemas

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo.                    

Descobrir a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral.                     

Recitar um poema valorizando o seu ritmo e rimas.                    

Interpretar o poema através de dramatizações.  

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha trabalhado o gênero textual poesia e suas características próprias.

Estratégias e recursos da aula

1. Levar para a sala de aula um livro de poesias infantis.

Sugestão: Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles     

                                                    

2. Selecionar e ler algumas poesias para os alunos com expressividade, destacando o ritmo marcado pelas rimas.

Modelos:

Ou isto ou aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol

ou se tem sol e não se tem chuva!  

*******************************

Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!  

*******************************

Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.  

*******************************

É uma grande pena que não se possa

estar ao mesmo tempo em dois lugares! 

******************************

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

ou compro o doce e gasto o dinheiro.  

******************************

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .

e vivo escolhendo o dia inteiro!  

******************************

Não sei se brinco, não sei se estudo,

se saio correndo ou fico tranquilo.  

******************************

Mas não consegui entender ainda

qual é melhor: se é isto ou aquilo.

                                                                   Cecília Meireles

Sonhos da menina

A flor com que a menina sonha

está no sonho?

ou na fronha?  

*************************

Sonho

risonho:  

*************************

O vento sozinho

no seu carrinho.  

*************************

De que tamanho

seria o rebanho?  

*************************

A vizinha

apanha

a sombrinha

de teia de aranha . . .  

*************************

Na lua há um ninho

de passarinho.  

************************

A lua com que a menina sonha

é o linho do sonho

ou a lua da fronha?

                                                     Cecília Meireles

3. Esclarecer as dúvidas em relação às palavras cujo significado é desconhecido pelos alunos.

4. Lembrar aos alunos que a linguagem poética, contida no gênero textual poesia, é uma das maneiras de significar o mundo.

5. Dividir a turma em duplas e entregar para cada uma um poema retirado do livro, que deverá ser lido silenciosamente.

6. Após a leitura silenciosa, solicitar aos alunos que leiam em voz alta, alternando as suas estrofes, observando a sonoridade existente na linguagem poética.

7. Se possível, apresentar aos alunos o seguinte vídeo, para que observem o ritmo, a voz adequada, a expressão da fala e a sonoridade da poesia Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles.

http://www.youtube.com/watch?v=HBsZJI_2Ja0&feature=related 

8. Durante  a leitura oral, o professor deverá fazer as intervenções necessárias quanto:

* ritmo e sonoridade marcado pelas rimas;

* tom de voz adequado;

* expressão da fala de acordo com a estrofe.

8. Se possível, o professor poderá gravar a leitura oral dos alunos e depois deixá-los ouvir para que observem em que precisam melhorar.

9. Como atividade de casa, pedir aos alunos que ensaiem a dramatização do seu poema para posterior apresentação.

* Sugestão: O aluno poderá dramatizar o poema utilizando recursos materiais. Exemplo:

As meninas            

Arabela

abria a janela.

*******************

Carolina

erguia a cortina.

****************** 

E Maria

olhava e sorria:

"Bom dia!"

******************

Arabela

foi sempre a mais bela.

*****************

Carolina

a mais sábia menina.

*****************

E Maria

Apenas sorria:

"Bom dia!"

*****************

Pensaremos em cada menina

que vivia naquela janela;

uma que se chamava Arabela,

outra que se chamou Carolina.

**************************

Mas a nossa profunda saudade

é Maria, Maria, Maria,

que dizia com voz de amizade:

"Bom dia!"

http://www.youtube.com/watch?v=DfttwI7UpAU 

10. Realizar a interpretação do poema através da dramatização.

11. Se possível, o professor poderá gravar ou filmar as apresentações para posterior exposição na sala de aula.

12. Uma outra variação possível é organizar um "Recital de poesias", convidando alguns membros da escola para assistir às apresentações. Esse momento pode ser muito enriquecedor para o aluno, pois ele se sentirá valorizado ao expor os resultados de seu esforço.  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final do trabalho o professor avaliará se o aluno:

- reconheceu a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo;                    

- descobriu a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral;                    

- recitou um poema valorizando o seu ritmo e rimas;                     

- interpretou o poema através de dramatizações.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Lúcia Medeiros de Lima, ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO ÁLVARO GAUDÊNCIO DE QUEIROZ , Paraíba - disse:
    lucy.pb@hotmail.com

    27/05/2012

    Cinco estrelas

    A aula é de extrema importância pois desenvolve o hábito de leitura e a oralidade, cujo precisa ser trabalhado na escola. Parabéns . Classifico com Excelente sua aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.