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Animais de ontem e de hoje***

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivo: Conhecer aspectos históricos da evolução das espécies.

Duração das atividades
100 minutos (2 h/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender o sentido da palavra evolução.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

A teoria da evolução busca explicar o mecanismo que originou a imensa variedade de seres vivos. Ela supõe que os seres vivos tenham sofrido modificações ao longo do tempo; que as espécies hoje conhecidas originaram-se de outras pré-existentes; que a linha evolutiva é resultado dos processos de adaptação e seleção natural. Uma das evidências dessa evolução são os fósseis, ou seja, restos petrificados de seres vivos que habitaram a Terra em épocas passadas. O estudo dos fósseis nos  faz acreditar que muitos seres vivos que existiam, desapareceram, e outros surgiram, compondo a diversidade de vida que habita o planeta Terra, nos dias atuais.  

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que serão estimulados a expor os seus conhecimentos prévios e a partir de então, novas informações serão fornecidas para que elaborem uma linha de tempo sobre o tema, com a participação de toda a turma.

Como o professor irá ativar esse processo:

Inicialmente o professor promoverá uma discussão, com consulta ao dicionário, sobre o significado da palavra evolução. Após lerá para a turma um texto com alguns eventos sobre a história natural da Terra e a evolução dos seres vivos, em ordem cronológica: do mais antigo para o mais recente.

É importante que a criança entenda que, mesmo com essa leitura apresentando os fatos de forma linear, essa história não ocorreu assim. Essa sequência de acontecimentos ocorreu ao longo do tempo, em um processo não linear.

A seguir será distribuído entre os alunos fichas com ilustrações de animais e plantas de diferentes tempos e, outras fichas, com a provável época em que esses seres vivos podiam ser vistos na Terra, para montagem da linha de tempo.   

Atividade: construção de linha de tempo   

No primeiro momento, pergunte aos alunos o significado da palavra evolução. Peça que consultem um dicionário. Se necessário ensine-os a fazer essa consulta. Algumas definições serão apresentadas a seguir segundo o dicionário escolar mini Aurélio. Evolução: “Sucessão de acontecimentos em que cada um está condicionado pelo (os) anterior (ores). Processo de transformação em que certos elementos simples ou indistintos se tornam aos poucos mais complexos ou mais pronunciados; desenvolvimento. Formação de novas espécies preexistentes, como resultado de um princípio geral de transformação na natureza. (Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio. Século XXI. Editora Nova Fronteira, 2001.)   

Pergunte as crianças o que elas sabem sobre os dinossauros; há quanto tempo eles viveram na Terra; como eles eram; se existem ainda hoje; como é possível saber hoje que os dinossauros foram habitantes do Planeta Terra. Escute as ideias da turma e explique aos alunos que a Terra é muito antiga e que nem sempre foi como é vista hoje. A Terra também tem a sua história. O que os seres humanos sabem sobre a origem do nosso planeta, sobre os dinossauros e outros habitantes pré-históricos, baseiam-se em estudos científicos. Esses estudos são desenvolvidos a partir de fósseis encontrados e em certos fatos que podem ser observados na natureza. Essas investigações sugerem que todas as espécies de seres vivos atuais se originaram de ancestrais que viveram há milhões de anos.   

No segundo momento, leia o texto abaixo para os alunos:   

Reconstruindo a história da vida no planeta Terra 

Para entender como a vida surgiu no planeta Terra, vamos voltar no tempo. Há cerca de 4,5 bilhões de anos, não havia vida na Terra. O planeta Terra era constituído por materiais incandescentes (ígneos – palavra que significa fogo), cujos minerais e rochas tinham uma forma pastosa, semelhante às lavas vulcânicas   

À medida que as rochas resfriavam, elas ficavam solidificadas, dando origem à crosta terrestre ou litosfera. Nesse processo de resfriamento, gases e vapores escapavam para o alto, formando, lentamente, a composição da atmosfera. A atmosfera, composta de gases e de nuvens carregadas de umidade e de intensas descargas elétricas, acabou proporcionando as grandes tempestades que se precipitaram sobre a Terra, dando origem às chuvas. As chuvas caíram por longo tempo.   

Uma parte da água evaporou-se novamente, por causa das temperaturas elevadas da crosta terrestre e da própria atmosfera. O ciclo da água na natureza continua acontecendo. A água que cai molha a terra, molha as plantas, enche os rios e oceanos, evapora-se e volta novamente à atmosfera   

Muito tempo se passou. Supõe-se que a vida tenha começado a se formar somente há 3 bilhões de anos, com o aparecimento de microorganismos muito simples que se desenvolveram na água. Em terra firme ainda não havia seres vivos, mas o ar já era respirável. Há 500 milhões de anos surgem os primeiros animais vertebrados na água e florestas de algas nos mares.   

No terceiro momento, convide os alunos para montar uma linha de tempo de 500 milhões de anos até os dias atuais e conhecer como os seres vivos evoluíram durante esse longo período. Uma linha de tempo precisa ter título e a referência de onde os dados apresentados foram obtidos.

PORTO et. al. Asas para voar - Cências. São Paulo: Editora Ática, 2010 (texto adaptado).

Distribua para cada aluno, ilustrações como as sugeridas a seguir:

  

Fotos: Amélia Porto

Foto: Amélia Porto ( As ilustrações acima encontram-se na Revista: Cadernos MEC: Iniciação a Ciência. Candido Oromar Figueiredo Vieira e outros, 1970 - volume 1).

Peça aos alunos que identifiquem como essa história aconteceu e numerem as cenas em ordem decrescente.

Sugestão de diálogo:

.Que seres vivos os cientistas supõem que surgiram primeiro?

.Por que as cenas devem ser numeradas em ordem decrescente?   

Para representar essa história em uma linha de tempo precisamos traçar essa linha. Vejam o que já foi representado.

Registre com antecedência, em papel Kraft, uma linha na horizontal e prenda-a no quadro de giz. A seguir faça perguntas para os alunos como as sugeridas abaixo:

.Quantas divisões essa linha de tempo precisa ter? Por quê?

.Os intervalos que serão representados são diferentes? E o espaço traçado na linha de tempo? Por quê? (Os intervalos são os mesmos de 50 em 50 milhões de anos, portanto, os espaços entre um período e outro também precisam ser os mesmos.)

Agora distribua entre os alunos as cenas ilustradas e o período em que esses seres vivos tornaram-se presentes na Terra.

Peça que recortem as cenas e os períodos. 20 alunos serão envolvidos na montagem da linha de tempo. Se a turma for composta de muitos alunos, distribua as fichas para duplas diferentes, assim você envolve, diretamente, toda a turma.   

Vamos começar a montagem da linha de tempo. Qual a primeira cena a ser colada no papel Kraft e qual a primeira data?

Explique, novamente, se necessário, que as cenas e as épocas precisam ser coladas em ordem decrescente, porque estamos caminhando do mais antigo para o atual.

Os alunos que possuem essas fichas devem ir até o quadro e colar, cada uma delas, no local indicado.

Foto: Amélia Porto

A seguir continue a montagem da linha de tempo, até que todas as fichas tenham sido coladas. Depois, oriente os alunos a desenharem os seres vivos atuais e colarem no espaço indicado “dias de hoje”.

Para completar a linha de tempo peça aos alunos que dêem sugestões para o título que ela deve ter, escolham aquele que a turma achar mais adequado e escrevam a fonte de onde os dados foram retirados.  

Foto: Amélia Porto

Recursos Complementares

As informações encontradas nas referências abaixo contribuirão com o desenvolvimento da aula:

Conheça artistas que criam esculturas e desenhos de bichos que viveram na Terra no passado! Por: Cathia Abreu, Ciência Hoje das Crianças Publicado em 16/02/2006 | Atualizado em 26/02/2010 http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/arqueologia-e-paleontologia/reconstruindo-a-pre-historia/ (consultado em 18/04/2010 às 18:25)    

Avaliação

Nesta aula, os alunos são avaliados em diferentes momentos: quando participam das discussões, quando trabalham coletivamente na montagem da linha de tempo, oportunidade em que são avaliados os conhecimentos conceituais assimilados. Os conhecimentos comportamentais e atitudinais desenvolvidos ao longo do trabalho são avaliados quando estamos atentos às suas atitudes e postura diante das atividades propostas, seu relacionamento com os colegas, interesse manifestado entre outros.

Apresente para a turma um vídeo sobre o assunto estudado na aula de hoje:

http://mais.uol.com.br/view/378658 (consultado em 24/04/2010, às 15h32min). 

Para avaliação final, proponha aos alunos que em duplas, após assistirem e trocarem ideias sobre o vídeo exibido, criem uma história em quadrinhos contanto a história da vida na Terra, até surgir a espécie humana.  

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