Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Montando uma Maquete de animais pré-históricos***

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Montar uma maquete caracterizando um ambiente pré-histórico, resgatando aspectos históricos da evolução da vida na Terra.

Duração das atividades
100 minutos (2 h/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer aspectos históricos da evolução das espécies.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Caracterizar um ambiente primitivo por meio de uma maquete e ao mesmo tempo conhecer como cientistas supõem que ocorreu a evolução da vida na Terra são os destaques dessa aula.

Existem explicações para a origem e evolução da vida na Terra baseadas em crenças religiosas ou investigações científicas.

Consulte a aula “Animais de ontem e de hoje” das mesmas autoras (link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=19111 - consultado em 03/05/10, às 12h18min). 

Nessa aula, você obtém informações importantes sobre algumas características dos animais de outros tempos e uma maneira que os cientistas utilizam para explicar a evolução dos seres vivos e da Terra.

A confecção de maquetes é um recurso muito utilizado quando se deseja representar de forma tridimensional determinado espaço físico, trabalhando com proporção, escala e noção de espaço e localização. Ela estimula as habilidades motoras, a abstração e o senso de proporção.

O grau de complexidade de uma maquete depende do nível de escolaridade dos alunos, do material disponível e do objetivo que se pretende atingir ao executá-la. O trabalho final deve ser facilmente compreendido, mas não necessariamente ser uma reprodução perfeita.

Antes de dar início a confecção da maquete é importante que os alunos façam um planejamento do que se pretende representar, pesquise as características dos elementos e espaços a serem moldados e providenciem o material necessário.

Numa maquete é possível reproduzir, tanto ambientes próximos ou distantes do local onde a criança mora, como aqueles de épocas remotas. Nesse tipo de trabalho, os alunos aprendem a confeccionar plantas, animais, construções, representar aspectos físicos do local (formas de relevo, presença de água, vegetação, dentre outros).

Na maquete a ser produzida os alunos representarão ambientes que não podem ser observados diretamente, mas que podem ser conhecidos através de vídeos, filmes, desenhos entre outros.

Os materiais utilizados nessa maquete são muito simples. A superfície lisa pode ser pintada diretamente na base da maquete que poderá ser de papelão; para representar o verde, pode ser usada serragem tingida de verde. Com o pigmento marrom, obtém-se o material para representar a terra. A serragem deve ser fixada na base com cola branca.

As montanhas e os rios podem ser modelados com argila. Para delimitar os espaços com água, desenhe as margens e desgaste a argila formando o leito. Com massa corrida, dê a textura do fundo dos espaços com água. Espere secar, pinte da cor mais adequada e dê brilho com verniz.

A massa de modelar caseira ou industrializada pode ser usada na confecção de animais, plantas, elevações, assim como a argila. O tronco de árvores e arbustos pode ser feito com lápis de grossura e tamanhos diferentes. Para isso, enrole o lápis com papel da cor adequada. Pedaços de fio de cobre grosso desencapados também podem ser usados. Torça os fios finos que há dentro dele para formar o tronco. Nas extremidades, modele as raízes e os galhos.

Professor, o fio de cobre precisa ser usado com cuidado para resguardar a segurança dos alunos. Folhagens, moitas e arbustos podem ser moldados com flocos de espuma tingidos com anilina.  

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de investigação em livros, revistas, enciclopédias que apresentam textos e imagens que reproduzem o resultado das pesquisas científicas, sobre a evolução dos seres vivos e as características dos ambientes primitivos ao longo do tempo.   

Materiais para consulta sobre o tema:

Ciência hoje na Escola, volume 9. Evolução, rio de Janeiro: Global: SBPC, 2001.

GUIZZO, João. Dinossauros - Série Atlas Visuais. São Paulo: Ática, 2007. Este atlas explora o mundo dos dinossauros em toda a sua abrangência. Texto e imagens desvendam com extraordinária clareza os restos fósseis de vários dinossauros. Apresenta detalhes dos esqueletos desses fantásticos habitantes da Terra.   

STERN, Iris. Sobrevivendo a grande extinção - Dinossauros. São Paulo: Saraiva, 2009. Este volume oferece ao leitor informações sobre adaptações desenvolvidas pelos diversos seres vivos às condições mais adversas impostas pelo meio ambiente. A autora descreve o fascinante mundo habitado dos dinossauros, animais cada vez mais presentes no imaginário das pessoas e sobre os quais, com frequência, novas descobertas acontecem.   

GEWANDSZNAJDER. Fernando. São Paulo: Ática. O livro aborda questões relacionadas as condições ambientais e evolutivas do surgimento dos dinossauros; seleção natural; os fósseis; classificação dos dinossauros; os dinossauros herbívoros e os carnívoros; os dinossauros brasileiros dentre outros.   

MATHO.  Gilberto. A evolução dos seres vivos. Sao Paulo: Scipione.(Coleção o Universo da Ciencia). O livro aborda a adaptação, evolução e extinção das formas viventes do nosso planeta.   

GOMES. Alvaro Cardoso. No tempo dos dinossauros. Sao Paulo: FTD, 1998.   

Após a consulta os alunos serão orientados a construir uma maquete representando esses animais e o ambiente onde viveram.   

Como o professor irá ativar esse processo:   

Propondo as crianças que investiguem em suportes variados como eram os animais primitivos e as características do ambiente onde viviam, convidando-os a planejar a maquete que desejam montar, escolhendo o período a ser representado e colecionando os materiais a serem usados na sua confecção. As crianças, ao comparar as maquetes terão oportunidade de observar que a sequência de acontecimentos relacionados a história natural da Terra e a evolução dos seres vivos ocorreu ao longo do tempo, em um processo não linear.   

Atividade: montagem de maquete de ambiente primitivo   

No primeiro momento, oriente os alunos a pesquisarem, inicialmente, em diferentes portadores de textos, textos e imagens de ambientes, plantas e animais pré-históricos com informações sobre suas formas de adaptação ao ambiente e alimentação. Discuta com as crianças o fato de as imagens que representam os seres e modo de vida deles serem feitas a partir de observação de fósseis encontrados durante pesquisas de cientistas. Cada grupo poderá investigar sobre um período específico, a partir do surgimento da vida na Terra, conforme informações a seguir:   

Grupo 1. Vida primitiva – há 3,0 bilhões de anos

Desenvolvimento de seres vivos, na água, com uma ou mais de uma célula: algas, fungos e invertebrados.  As imagens que existem deles foram feitas ampliadas.   

Grupo 2. Vida antiga - 600 a 270 milhões de anos

Nesse intervalo de tempo surgiram os primeiros peixes e havia grande diversidade de invertebrados. Surgem também os primeiros vertebrados aquáticos. As plantas terrestres se espalham e surgem os primeiros invertebrados terrestres. Surgem as primeiras florestas e os primeiros insetos voadores. Grande variedade de peixes, os anfíbios se espalham sobre a Terra e surgem os répteis.

Grupo 3. Vida intermediária - 250 a 60 milhões de anos   

Primeiras plantas com flor e fruto. Os insetos se diversificam. É provável que mariposas e borboletas tenham surgido nessa época. Aparecimento de mamíferos. Aparecimento dos precursores dos dinossauros. Grande diversidade de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Domínio dos dinossauros. Primeiras aves. Há cerca de 60 milhões de anos estima-se que um asteróide tenha caído sobre a Terra, o céu tenha escurecido e o Planeta esfriado pois seu impacto na superfície levantou espessas nuvens de poeira.

Este fato fez com que se iniciasse o processo de extinção dos grandes répteis como os dinossauros, e outras espécies.

Representação Artística de um ambiente primitivo: http://2.bp.blogspot.com/_6A-SSlYTudc/SkpiX17yTDI/AAAAAAAAANQ/Bs2uWtnFgrs/s400/Picture+6.png  (consultado em 24/04/2010, às 14h41min).  

Grupo 4. Vida recente – 50 milhões de anos aos dias atuais

Evolução humana, sendo que cerca de 3 milhões de anos aparecem nossos primeiros antepassados e grande variedade de animais e plantas e demais seres vivos.

Representação artística da espécie humana: http://2.bp.blogspot.com/_qhY0c76_w3E/SSDb7k51ySI/AAAAAAAAAAM/m0vkD-6m5jM/s320/Homem+primitivo.jpg (consultado em 24/04/2010, às 14h43min).   

Peça aos alunos para anotar, no caderno, as informações pesquisadas e o nome dos suportes com imagens sobre o período que será representado na maquete. No segundo momento, oriente-os:

. No levantamento do material a ser utilizado para montagem da maquete (argila, massa de modelar, tinta, papelão para a base ou outro material a escolher, pedras, papeis de tipos e cores variadas, serragem etc.).

. Na disposição das peças produzidas pelos grupos, sobre a base da maquete.

. Na confecção dos elementos necessários para completar o ambiente representado.

. Na produção de texto sobre as informações mais importantes sobre o período investigado.

. Na apresentação do trabalho para os outros grupos da turma e se oportuno, para a escola.   

Informações complementares para o professor   

Você pode confeccionar massa de modelar caseira e usá-la na montagem da maquete.

Para produzir a massa de modelar você precisa de: 4 copos de farinha de trigo; um copo de sal; um copo de água; tinta guache nas cores que o grupo pretende usar; vasilha grande e sacos plásticos.

Siga os passos e confeccione a massa de modelar com a turma. Cada grupo pode fazer uma receita e usar uma cor de tinta.

. Coloque na vasilha a farinha de trigo, o sal e a água e misture bem até a massa ficar bem homogênea;

. Adicione guache até a massa ficar com consistência para modelar;

. Para os grupos ficarem com massa de cor variada, elas poderão ser divididas e trocadas entre os alunos;

 . Se for necessário conservar a massa produzida, guarde-a em sacos plásticos, na geladeira.

Recursos Complementares

Para maiores informações acesse o link.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/arqueologia-e-paleontologia/reconstruindo-a-pre-historia/ 

(acessado em 18/04/10 às 18:46)

Avaliação

Nesta aula, os alunos são avaliados em diferentes momentos: quando participam das discussões, quando realizam e apresentam a pesquisa realizada, oportunidade em que são avaliados os conhecimentos conceituais assimilados, quando trabalham na confecção da maquete, oportunidade em que aplicam o aprendido. Os conhecimentos comportamentais e atitudinais desenvolvidos ao longo do trabalho são avaliados quando estamos atentos às suas atitudes e postura diante das atividades propostas, seu relacionamento com os colegas, interesse manifestado entre outros.

Propomos para a avaliação final, a apresentação oral do trabalho seguida da exposição das maquetes para a própria turma e para a escola. Nesta oportunidade os alunos estarão demonstrando o que foi aprendido desde as pesquisas que antecederam a confecção da maquete à conclusão do trabalho realizado.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 1/1 - 100%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Hermano, Em Frente a Praça Principal , Paraíba - disse:
    hermano040608@hotmail.com

    02/05/2012

    Duas estrelas

    Faça mais Imagens da maquete! E um resumo do Texto !!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.