Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é Jogo de Botão ou Futebol de Mesa

 

06/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

– Ao final da aula os alunos serão capazes de identificar os movimentos básicos do jogo.

– Ao final da aula os alunos serão capazes de estabelecer um conjunto básico de regras que nortearão as partidas de futebol de mesa.

- Ao estabelecer as regras básicas os alunos estarão vivenciando na prática os princípios que norteiam a vida na sociedade que segue determinadas regras estabelecidas pelo grupo.

- Desenvolver a coordenação óculo manual, trabalhando-a conjuntamente com as noções de intensidade forte ou fraco, quando da execução dos toques.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma atividade nova não será exigido nenhum conhecimento prévio, mas, obviamente o(a) professor(a) não poderá ignorar os conhecimentos que por ventura sejam apresentados pelo grupo.

Estratégias e recursos da aula

Prezado(a) Professor(a) nossa proposta nessa aula parte de uma volta ao passado, vamos deixar um pouco de lado os computadores, celulares, e outras maravilhas eletrônicas dos tempos atuais e fazer com que nossos alunos pensem em como se divertiam seus pais ou avós, que foram crianças e adolescentes antes do aparecimento dos videogames e similares.

ATIVIDADE I - Apresentação do Jogo de Botão

Uma das atividades era o Jogo de Botões, também conhecido como Futebol de Mesa, essa atividade cuja origem tem várias versões é basicamente a reprodução de uma partida de futebol. Disputado em um tabuleiro que imita um campo gramado, no qual dez botões, que podem ser feitos de diferentes materiais, tais como: plástico, acrílico, galalite e que no passado foram de casca de coco e até mesmo de botões de roupa ou capas de relógio, chamados de malacacheta e um goleiro que pode até mesmo ser uma simples caixa de fósforos formam os times.

Apresente o seguinte vídeo sobre o jogo de Botão: http://www.youtube.com/watch?v=Ty2_vJUAgf4 

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_RKIvtemq_zo/Sz_nhMItoYI/AAAAAAAAAAc/KWkSJsIkHiU/s400/MESA+DE+BOT%C3%83O.gif 

Dica: Vale lembrar que muitos dos treinadores de futebol profissional se utilizaram de mesas e times de botão para dar as instruções aos jogadores de suas equipes. Hoje em dia a maioria dos treinadores aderiu aos avanços da tecnologia e utilizam computadores, vídeos e programas especiais para o Futebol.

O(A) professor(a) poderá iniciar essa atividade de pesquisa, na qual os alunos identifiquem a origem do Jogo de Botão ou Futebol de Mesa. Nos links constantes do tópico Recursos Complementares existem subsídios para essa pesquisa. Abaixo  inserimos um link interessante que permite o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa na forma de um jogo.

http://www.malhatlantica.pt/webquest_mat_jogo/index.htm 

ATIVIDADE II - Definindo as Regras do Jogo de Botão da Turma

Em nossa aula teremos que fazer uma primeira definição que certamente interferirá nas demais. Tal decisão diz respeito ao tipo de bola que será utilizada, os alunos optarão entre dadinho, disco, bolas de feltro ou bola feita com papel laminado (papel de bombom).

Quanto às equipes, no primeiro momento, será importante que o(a) professor(a) leve alguns times, uma vez que, provavelmente, um grande número de alunos desconhecerá o jogo. Os times podem, até mesmo, ser de materiais simples e os campos inicialmente desenhados com giz no chão.

Dica: Essa estratégia possibilitará que um maior número de alunos participe da atividade.

Após a definição do tipo de bola e dos times o(a) professor(a) definirá com a turma a regra a ser obedecida, que preverá:

 - Qual será o número máximo de toques para cada equipe: 3, 12 toques ou até mesmo será permitido um número de toques limitado apenas pelo momento em que aconteça um toque da bola em qualquer dos botões adversários.

- Em que momento se poderá chutar ao gol adversário, apenas após a bola passar o meio campo, com a bola estando dentro do círculo central, ou de qualquer lugar do campo.

- Será definida a maneira como acontecerá a reposição de bola que saiu pelas linhas laterais e de fundo.

- Deve ser definido, ainda, o que acontecerá com os botões em que o jogador coloque a mão, com o objetivo de arrumá-los em campo.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_BBU-n8zCn34/S_7eK5VCFQI/AAAAAAAAADY/yJF0SzgTqhg/s1600/futebol-de-botao.jpg

ATIVIDADE III   - Consolidando as Regras

Definidas as regras básicas o(a) professor(a) solicitará que os alunos em grupo de no máximo quatro apresentem uma listagem com as regras aprovadas.

As regras apresentadas pelos diferentes grupos serão votadas de modo que a regra da turma democraticamente, contemplará a vontade da maioria.

Definidas as regras que valeram para la turma.acontecerão partidas amistosas com o objetivo de testá-las.

 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_MKeJIulZUtE/THvcuVKmBhI/AAAAAAAAOIM/XjvHzmRYJ8A/s1600/6.1+ABIUD+GOMES+-+ALEXANDRE+FREITAS.jpg 

Recursos Complementares

Os links abaixo poderão ilustrar fatos sobre a origem e o desenvolvimento do Jogo de Botão ou Futebol de Mesa e certamente auxiliaram o trabalho proposto para que os alunos desenvolvam regras próprias para o jogo.

http://www.esportefino.net/as-regras-e-historia-do-futebol-de-botao/   

http://www.jogos.antigos.nom.br/fbotao.asp   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_bot%C3%A3o   

 

 

Avaliação

Definidas as regras básicas o(a) professor(a) solicitará que os alunos em grupo de no máximo quatro apresentem na aula um relato em que listem as regras aprovadas.

As regras apresentadas pelos diferentes grupos serão votadas de modo que a regra da turma democraticamente contemplará a vontade da maioria.

Definidas as regras que valerão para toda turma. Acontecerão partidas amistosas com o objetivo de testá-las.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Roberval barbosa , ainão sou , São Paulo - disse:
    falacomcomunisign@hotmail.com

    18/12/2010

    Quatro estrelas

    muito bom e tenho uma mesa feit por mim mesmo e só presizo adikiri os botoes de acrilicos. a té mais e boas féstas para vcs


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.