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Texto argumentativo: quando é necessário convencer

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Antônio dos Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O principal objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a organização de textos cujo propósito principal é convencer o leitor, ou seja, de textos argumentativos. Assim, a partir desta aula, pretende-se que os alunos aprimorem suas habilidades de leitura, de interpretação e de produção de textos desse tipo.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Além de conhecimentos básicos de leitura e de escrita, seria importante que os alunos soubessem reconhecer um texto predominantemente informativo, a fim de estabelecer um contraste com os textos argumentativos, que são o objeto de estudo desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para iniciar esta aula, o professor deve estimular os alunos a resgatar conhecimentos prévios e/ou intuitivos sobre texto argumentativo. Para tanto, o professor deve fazer os questionamentos a seguir e anotar na lousa (quadro negro) as ideias corretas apontadas pelos alunos. Vejamos:

Quando se fala em texto argumentativo, o que lhes vem à cabeça? Qual seria a função de um texto argumentativo?

·         Procura convencer;

·         Apresenta ou defende uma tese, um ponto de vista;

·         Pode ser polêmico, tomando partido contra ou a favor de uma pessoa, grupo ou uma instituição e suas ideias.

In: MAIA, João Domingues. Português: volume único: livro do professor. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005, p.36.

Feita essa sondagem inicial, o professor deve apresentar aos alunos o texto “Preconceito muito pra frente”, de Millôr Fernandes.

 

PRECONCEITO MUITO PRA FRENTE

Toda hora eu vejo, em jornais, revistas, televisão, e na rua, pessoas cada vez mais "livres" de preconceitos e... E no entanto todas estão convencidas de que a Terra gira em torno do Sol. Por quê?

Pergunte a elas e elas responderão: "Ué, Galileu provou isso há muito tempo". Mas provou pra quem? Pode ser que tenha provado pros cientistas. O homem comum e mesmo nós, os pejorativamente chamados intelectuais, aceitamos e pronto. Sem pensar. "Preconceituosamente." Como antes de Galileu aceitávamos que o Sol girava em torno da Terra. Mas, entre Galileu – de cujas "provas" nunca tomamos conhecimento, muito menos sabemos dizer quais são – e a realidade, que literalmente salta (gira) a nossos olhos, temos que acreditar é em nossos olhos. Nossos olhos veem, com absoluta certeza, que o Sol nasce ali (a leste, pra mim no Arpoador, no momento em que escrevo às 5h43 do dia) e morre do outro lado (a oeste, pra mim na Pedra da Gávea, às 7h53 da noite), girando em torno de uma terra absolutamente parada (terremotos à parte), sobre a qual caminhamos sem sentir o menor movimento.

De agora em diante, respondam com convicção: o Sol gira em torno da Terra e não quero mais papo sobre isso. O Millôr provou.

Fonte: http://veja.abril.com.br/051207/millor.shtml, acessado em 08 de abril de 2010. 

Depois de fazer uma leitura do texto com os alunos, o professor deve propor-lhes as questões a seguir e, posteriormente, solicitar que socializem as suas respostas, promovendo uma discussão sobre o tema do texto e os argumentos apresentados pelo autor.

Questões:

a) Que palavra nós poderíamos utilizar como sinônima de "preconceito" no texto de Millôr?

b) Qual é a crítica feita pelo autor do texto?

c) Quais são os argumentos levantados por Millôr para sustentar a sua crítica?

d) Você concorda com a ideia defendida no texto? Os argumentos elaborados são convincentes? Justifique a sua resposta.

e) O que gera humor neste texto?

Observação: O professor deve levar os alunos a compreender que o humor é criado pela fragilidade proposital do argumento que o autor utiliza para nos convencer de que é o Sol que gira em torno da Terra e não o contrário.

Depois que tiver feito uma discussão sobre o texto de Millôr, o professor deve fazer uma exposição explicando aos alunos o desenvolvimento de um texto argumentativo, utilizando como exemplo o texto que acabaram de ler. Vejamos:

Um texto argumentativo apresenta:

  • uma tese (ou ideia diretriz), que enuncia o ponto de vista que será objeto de demonstração;
  • os argumentos, elementos abstratos geralmente apresentados em ordem crescente de importância e que justificam a tese;
  • fatos, exemplos, citações de autores ou peritos reconhecidos ou dados que ajudam a provar a validade da tese. Em muitos casos, dependendo da finalidade e da audiência, podem incluir apelos emocionais.

In: MAIA, João Domingues. Português: volume único: livro do professor. 2 ed. São Paulo: Ática, 2005, p.36.

 Atividade 2

O professor deve apresentar aos alunos duas críticas do filme “Avatar” e, em seguida, pedir que respondam as questões que se seguem.

  1. Crítica de Celso Sabadin ==> Disponível em cinema.cineclick.uol.com.br/criticas/ficha/filme/avatar-2009/id/2344, acessado em 12 de abril de 2010. 
  2. Crítica de Érico Borgo ==> Disponível em http://omelete.com.br/cinema/critica-avatar/, acessado em 12 de abril de 2010.

Observações: 1. Como se trata de dois textos relativamente extensos, sugerimos que o professor recomende aos alunos que os leiam em casa, antes da aula.

2. Sugerimos ainda que o professor apresente o filme "Avatar" para os alunos. Caso não haja recurso de vídeo na escola, o professor pode recomendar o filme para que os alunos o vejam em casa.

Questões

a) Qual é o objetivo de uma crítica de cinema?

b) Celso Sabadin e Érico Borgo tecem um comentário sobre o início do filme. O que eles dizem?

c) Como os críticos classificam a trama (o enredo) de Avatar? Qual é o argumento que eles utilizam para tal classificação?

d) Qual é a opinião dos críticos a propósito do recurso 3D utilizado no filme? Como eles justificam essa opinião?

e) Ambos os críticos mencionam a grande expectativa que havia acerca do filme "Avatar". Eles acreditam que tal expectativa foi atendida? Por quê?

f) A argumentação desenvolvida pelos textos é coerente? Justifique sua avaliação.

Depois que os alunos tiverem respondido às questões propostas, sugerimos que o professor faça com eles uma correção oral do exercício, promovendo uma discussão esclarecedora sobre teses e argumentos apresentados em cada crítica. Para que isso fique mais nítido para is alunos, sugerimos que o professor proponha-lhes a confecção de um quadro esquemático. Vejamos:

 

Crítica de Celso Sabadin

Crítica de Érico Borgo

Tese: O filme fica aquém das expectativas

Tese: O filme atende às expectativas

Argumentos: pontos negativos do filme

-

-

-

Argumentos: pontos positivos do filme

+

+

+

 Atividade 3

No terceiro momento da aula, os alunos devem produzir um texto argumentativo. Para esta atividade, a turma deve ser dividida em dois grupos.

Os alunos pertencentes ao grupo 1 devem defender a tese: o Brasil merece sediar a copa de 2014

Já os alunos pertencentes ao grupo 2 devem defender a tese contrária: o Brasil NÃO merece sediar a copa de 2014

Os alunos, antes de produzirem individualmente os seus textos, devem ser orientados a construir um quadro esquemático de seus argumentos, tal como fizeram para as críticas de cinema na Atividade 2. Cada um deve defender a sua tese com, no mínimo, três argumentos distintos.

Depois que os alunos tiverem concluído o texto, alguns deles devem ser recrutados para formar duplas de oponentes, isto é,  alunos de grupos distintos devem ser recrutados para expor as suas ideias em confronto. Dessa forma, professor e colegas poderão observar e avaliar o desenvolvimento da argumentação de cada um em debate. Acreditamos que essa dinâmica pode estimular os alunos a se empenharem na construção de argumentos.

Recursos Complementares

 O professor pode encontrar mais informações sobre textos argumentativos nos sítios <http://www.algosobre.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.html>, <http://pt.wikipedia.org/wiki/Texto_argumentativo> e <http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/teses/site_anaid_sazdjian_ME_07_lael_pdf.pdf>, acessados em 29 de novembro de 2010.

Avaliação

A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.

Sugerimos que o professor se detenha mais na avaliação do texto argumentativo produzido na Atividade 3, observando principalmente os seguintes itens:

·         Os alunos mantiveram a mesma tese do início ao fim do texto?

·         Articularam os argumentos de forma coerente?

Sugerimos ainda que o professor solicite aos alunos que procurem textos argumentativos, como dever de casa, e façam esquemas interpretativos, como fizeram nas atividades 2 e 3.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • Renata Aparecida Moreira Leonel, MARIO D ELIA , São Paulo - disse:
    renatamleonel@hotmail.com

    17/02/2013

    Cinco estrelas

    Aula bem detalhada, com recursos interessantes.


  • felsina, Col.Est.do Campo Santos Dumont-Ens Fundamental e Médio , Paraná - disse:
    felsina.51@hotmail.com

    24/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns,sua aula muito bem organizada com objetivos propostos de acordo cm a temática,sequência bem definida de acordo com as dificuldades geralmente encontradas.


Sem classificação.
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