Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DE A a Z - ESCREVENDO OS ANIMAIS DA NOSSA FAUNA

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Respeitar e valorizar todas as formas de vida;
  • Perceber a relação de  interdependência entre as espécies;
  • Ampliar seu repertório de nomes de animais;
  • Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita dos nomes desses animais;
  • Organizar os nomes dentro de uma  ordem alfabética.
  • Estabelecer relações entre os diferentes nomes;
  • Ampliar seu conhecimento acerca do alfabeto;  

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Conhecer a ordem alfabética.

Estratégias e recursos da aula

 A professora apresenta   o livro Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z, da autora ZULEIKA DE FELICE MURRIE e ilustrações de RUBENS MATUCK, DA EDITORA BIRUTA. 

Explora a capa, dialogando sobre nomes e possíveis conhecimentos diversos para cada nome.  

Levanta as hipóteses surgidas pelas crianças acerca do título do livro, vinculado somente a capa, pois eles  não conhecem o texto escrito.

Apresenta a autora e o ilustrador. Lê para a turma o livro e discute com os alunos a importância dos seres vivos, assim como a necessidade de preservação de cada espécie.

Combina com a turma que eles montarão um alfabeto com os nomes surgidos no livro:

ANTA, BICHO-PREGUIÇA, CAVALO-MARINHO, DONINHA-AMAZÔNICA, ESQUILO, FLAMINGO, GAMBÁ,

HARPIA, IGUANA, JACARÉ-DE-PAPO-AMARELO, KRILL, LOBO-GUARÁ, MICO-LEÃO-DOURADO, NÚTRIA,

ONÇA-PINTADA, PORCO-ESPINHO, QUATI, RATO-DO-MATO, SUÇUARANA, TAMANDUÁ-BANDEIRA,

URUBU-REI, VEADO-CAMPEIRO, WA'RIWA, XUÊ-AÇU, YAWARA, ZABELÊ,

  

Apresenta as 26 cartelas com as letras do alfabeto. Neste momento a professora fará um alerta para a mudança recente da introdução das letras K, W E Y. Poderá alertar para a questão do multiculturalismo brasileiro onde há vários nomes próprios contendo esta letra.

Distribui para cada aluno uma tira contendo o nome de cada animal que aparece no livro. A professora mostra cada letra do alfabeto e a criança que estiver com o nome do animal começado com aquela letra, coloca embaixo da letra.

Assim será construído mais uma listagem para servir de orientador para a reflexão das hipóteses elaboradas pelos alunos  frente à construção da escrita.   

Como alternativa a professora pedirá aos alunos que ilustrem os animais listados.

Depois a professora poderá pedir para que os alunos façam uma atividade onde todos colocarão as fichas numa caixa e ela ficará com a ficha da letra A. Espalhará no chão ou no tapetinho da turma todas as fichas. Pedirá para procurarem a ficha que tem a letra seguinte. Trabalhando com sequência.   

Como quarta atividade, a professora e os alunos farão a leitura das fichas, mesmo para aqueles que apresentam leitura incidental ou leitura conduzida, para que se estabeleçam sucessores e antecessores.   

Na quinta atividade,  a professora e os alunos poderão brincar de quem sabe fazer o som de cada animal e escrever as onomatopéias, se for possível.   

A professora tem como meta em todos os momentos da aula imprimir a importância da relação homem-animal-homem no meio ambiente.

Recursos Complementares

 A professora pode utilizar como livro base para esta proposta o livro Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z, visto que este se apresenta em forma  de poesia,  trazendo características dos animais da nossa fauna e apresentando informações sobre os mesmos.Outro aspecto bem positivo do livro é que nas letras W e Y a autora trouxe os nomes dos animais na língua tupi.

Além da utilização do livro:

  • VOCÊ SABIA? NOMES POPULARES DOS ANIMAIS DA FAUNA BRASILEIRA DE A A Z

AUTORA: ZULEIKA DE FELICE MURRIE

ILUSTRAÇÃO: RUBENS MATUK

EDITORA BIRUTA   

  • ABC DO ZOO

AUTOR: LUISE WEISS E PEDRO MAIA

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS

  •  ANIMAIS;

AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN

EDITORA RHJ 

  • ANIMAIS DA NOSSA TERRA

AUTOR: MARCIA RIEDERER CARLOS MEIRA

EDITORA: CUCA FRESCA EDIÇÕES   

  • 100 ANIMAIS BRASILEIROS

AUTOR: LUIS ROBERTO DE SOUZA

EDITORA: MODERNA   

  • BRASILEIRINHOS  Poesia para os bichos mais especiais da nossa fauna

AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ

EDITORA: COSAC & NAIF   

  • FORA DA GAIOLA

AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS  

  • NOVOS BRASILEIRINHOS

AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ

EDITORA: COSAC & NAIF   

  • TANTO BICHO

AUTOR: MARTA BOUISSOU MORAIS E MARIA HILDA DE PAIVA ANDRADE – WALTER LARA

EDITORA: DIMENSÃO

Avaliação

A professora estimula que os alunos se posicionem frente ao tema abordado, incentivando uma discussão acerca da preservação da espécie e da importância da fauna.

Observar a postura de estudante frente a escuta de uma história, assim como seu posicionamento crítico.

Observar os conhecimentos e estratégias utilizadas na leitura e quais as relações  que eles estão estabelecendo entre a letra inicial e o nome de cada animal e se utilizam à organização alfabética.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.