08/06/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Conhecer a ordem alfabética.
A professora apresenta o livro Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z, da autora ZULEIKA DE FELICE MURRIE e ilustrações de RUBENS MATUCK, DA EDITORA BIRUTA.
Explora a capa, dialogando sobre nomes e possíveis conhecimentos diversos para cada nome.
Levanta as hipóteses surgidas pelas crianças acerca do título do livro, vinculado somente a capa, pois eles não conhecem o texto escrito.
Apresenta a autora e o ilustrador. Lê para a turma o livro e discute com os alunos a importância dos seres vivos, assim como a necessidade de preservação de cada espécie.
Combina com a turma que eles montarão um alfabeto com os nomes surgidos no livro:
ANTA, BICHO-PREGUIÇA, CAVALO-MARINHO, DONINHA-AMAZÔNICA, ESQUILO, FLAMINGO, GAMBÁ,
HARPIA, IGUANA, JACARÉ-DE-PAPO-AMARELO, KRILL, LOBO-GUARÁ, MICO-LEÃO-DOURADO, NÚTRIA,
ONÇA-PINTADA, PORCO-ESPINHO, QUATI, RATO-DO-MATO, SUÇUARANA, TAMANDUÁ-BANDEIRA,
URUBU-REI, VEADO-CAMPEIRO, WA'RIWA, XUÊ-AÇU, YAWARA, ZABELÊ,
Apresenta as 26 cartelas com as letras do alfabeto. Neste momento a professora fará um alerta para a mudança recente da introdução das letras K, W E Y. Poderá alertar para a questão do multiculturalismo brasileiro onde há vários nomes próprios contendo esta letra.
Distribui para cada aluno uma tira contendo o nome de cada animal que aparece no livro. A professora mostra cada letra do alfabeto e a criança que estiver com o nome do animal começado com aquela letra, coloca embaixo da letra.
Assim será construído mais uma listagem para servir de orientador para a reflexão das hipóteses elaboradas pelos alunos frente à construção da escrita.
Como alternativa a professora pedirá aos alunos que ilustrem os animais listados.
Depois a professora poderá pedir para que os alunos façam uma atividade onde todos colocarão as fichas numa caixa e ela ficará com a ficha da letra A. Espalhará no chão ou no tapetinho da turma todas as fichas. Pedirá para procurarem a ficha que tem a letra seguinte. Trabalhando com sequência.
Como quarta atividade, a professora e os alunos farão a leitura das fichas, mesmo para aqueles que apresentam leitura incidental ou leitura conduzida, para que se estabeleçam sucessores e antecessores.
Na quinta atividade, a professora e os alunos poderão brincar de quem sabe fazer o som de cada animal e escrever as onomatopéias, se for possível.
A professora tem como meta em todos os momentos da aula imprimir a importância da relação homem-animal-homem no meio ambiente.
A professora pode utilizar como livro base para esta proposta o livro Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z, visto que este se apresenta em forma de poesia, trazendo características dos animais da nossa fauna e apresentando informações sobre os mesmos.Outro aspecto bem positivo do livro é que nas letras W e Y a autora trouxe os nomes dos animais na língua tupi.
Além da utilização do livro:
AUTORA: ZULEIKA DE FELICE MURRIE
ILUSTRAÇÃO: RUBENS MATUK
EDITORA BIRUTA
AUTOR: LUISE WEISS E PEDRO MAIA
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS
AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
EDITORA RHJ
AUTOR: MARCIA RIEDERER CARLOS MEIRA
EDITORA: CUCA FRESCA EDIÇÕES
AUTOR: LUIS ROBERTO DE SOUZA
EDITORA: MODERNA
AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ
EDITORA: COSAC & NAIF
AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS
AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ
EDITORA: COSAC & NAIF
AUTOR: MARTA BOUISSOU MORAIS E MARIA HILDA DE PAIVA ANDRADE – WALTER LARA
EDITORA: DIMENSÃO
A professora estimula que os alunos se posicionem frente ao tema abordado, incentivando uma discussão acerca da preservação da espécie e da importância da fauna.
Observar a postura de estudante frente a escuta de uma história, assim como seu posicionamento crítico.
Observar os conhecimentos e estratégias utilizadas na leitura e quais as relações que eles estão estabelecendo entre a letra inicial e o nome de cada animal e se utilizam à organização alfabética.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/04/2015
Cinco estrelasMuito interessante essa atividade para os alunos de alfabetização, gostei da ideia e vou usar com minha turminha.
23/09/2010
Cinco estrelasMe ajudou muito :D