Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DE A A Z AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE OS ANIMAIS DA NOSSA FAUNA

 

28/06/2010

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Respeitar e valorizar todas as formas de vida;
  • Perceber a relação de  interdependência entre as espécies;
  • Conhecer e relacionar os animais e suas características;
  • Ampliar seu repertório sobre animais;
  • Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos.
Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Apesar de ser um trabalho independente, seria mais produtivo que a criança tivesse participado da leitura do livro Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z, realizada na aula : De A a Z, Escrevendo os Animais da Nossa Fauna.

Estratégias e recursos da aula

 A professora diz que vai reler o livro  Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z.   Avisa que todos deverão ficar bem atentos à leitura, pois depois eles preencherão umas fichas com as características dos animais.

Após a leitura, a professora organiza os alunos em grupos e estes consultando o livro deverão listar as características dos animais que apareceram no livro farão ilustrações sobre   os animais baseadas nas características oferecidas pelo livro.

          

Segue exemplo:   

Como segunda atividade, os alunos deverão apresentar de forma oral o que foi solicitado pela professora e como foi elaborada a proposta: o que ele entendeu e o que ele desenhou?

Após algumas  apresentações e ensaios, os alunos poderão convidar os colegas das outras séries para ouvir sobre o animal pesquisado.

Como terceira atividade, a professora dará uma tira para cada dupla solicitando-os a criar uma nova ficha, no mesmo modelo  apresentado, mas com outros animais, possibilitando asssim uma nova frente de pesquisa.

Outra proposta será a professora fazer um ditado com o nome desses animais, mas desta vez ela diz as características dos animais e os alunos escrevem apenas os nomes:

                 DITADO: - QUEM EU SOU?

  1. ___________________________________
  2. ___________________________________
  3. ___________________________________
  4. ___________________________________
  5. ___________________________________
  6. ___________________________________
  7. ___________________________________
  8. ___________________________________
  9. ___________________________________
  10. ___________________________________

Nesses momentos, os alunos estarão utilizando a capacidade de imaginação, escrita e trabalho em dupla.      

Recursos Complementares

Além do livro utilizado como base para esta proposta Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z, de Zuleika de Felice Murrie e Rubens Matuck, Editora Biruta, a professora deverá levar apara a sala outros livros como:

  • ABC DO ZOO

AUTOR: LUISE WEISS E PEDRO MAIA

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS   

  • ANIMAIS

AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN

EDITORA RHJ

  • ANIMAIS DA NOSSA TERRA

AUTOR: MARCIA RIEDERER CARLOS MEIRA

EDITORA: CUCA FRESCA EDIÇÕES    

  • 100 ANIMAIS BRASILEIROS

AUTOR: LUIS ROBERTO DE SOUZA

EDITORA: MODERNA    

  • BICHO QUE TE QUERO LIVRE

AUTOR: ELIAS JOSÉ

UNO EDUCAÇÃO Ltda.

  • BRASILEIRINHOS  Poesia para os bichos mais especiais da nossa fauna,

AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ

EDITORA: COSAC & NAIF    

  • FORA DA GAIOLA

AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS   

  • NOVOS BRASILEIRINHOS

AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ

EDITORA: COSAC & NAIF    

  • TANTO BICHO

AUTOR: MARTA BOUISSOU MORAIS E MARIA HILDA DE PAIVA ANDRADE – WALTER LARA

EDITORA: DIMENSÃO

Avaliação

A professora observa no decorrer de toda a atividade como foi o processo de interação entre as crianças e como a discussão entre eles foi se estabelecendo até chegar a elaboração das fichas.

Observar os conhecimentos e estratégias utilizadas na leitura dos pequenos textos contendo as informações sobre os animais.

Interagir entre os grupos a fim de verificar se as crianças conseguiram perceber as características dos animais, assim como os sentimentos que expressam sobre os animais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • simone dos Anjos de Lira, E.M.Prefeito Antonio Rabelo Leite , Minas Gerais - disse:
    simone.lira10@hotmail.com

    19/08/2013

    Cinco estrelas

    uma aula muito bem elaborada,com técnicas e metodologias bem aplicadas,acrescentaria uma dinamica de jogo pedagógicos do jogo: Quem sou eu com as caracteristicas dos anomais trabalhados de acordo com a série.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.