28/06/2010
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Apesar de ser um trabalho independente, seria mais produtivo que a criança tivesse participado da leitura do livro Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z, realizada na aula : De A a Z, Escrevendo os Animais da Nossa Fauna.
A professora diz que vai reler o livro Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z. Avisa que todos deverão ficar bem atentos à leitura, pois depois eles preencherão umas fichas com as características dos animais.
Após a leitura, a professora organiza os alunos em grupos e estes consultando o livro deverão listar as características dos animais que apareceram no livro farão ilustrações sobre os animais baseadas nas características oferecidas pelo livro.
Segue exemplo:
Como segunda atividade, os alunos deverão apresentar de forma oral o que foi solicitado pela professora e como foi elaborada a proposta: o que ele entendeu e o que ele desenhou?
Após algumas apresentações e ensaios, os alunos poderão convidar os colegas das outras séries para ouvir sobre o animal pesquisado.
Como terceira atividade, a professora dará uma tira para cada dupla solicitando-os a criar uma nova ficha, no mesmo modelo apresentado, mas com outros animais, possibilitando asssim uma nova frente de pesquisa.
Outra proposta será a professora fazer um ditado com o nome desses animais, mas desta vez ela diz as características dos animais e os alunos escrevem apenas os nomes:
DITADO: - QUEM EU SOU?
Nesses momentos, os alunos estarão utilizando a capacidade de imaginação, escrita e trabalho em dupla.
Além do livro utilizado como base para esta proposta Você Sabia? Nomes Populares dos animais da fauna brasileira de A a Z, de Zuleika de Felice Murrie e Rubens Matuck, Editora Biruta, a professora deverá levar apara a sala outros livros como:
AUTOR: LUISE WEISS E PEDRO MAIA
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS
AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
EDITORA RHJ
AUTOR: MARCIA RIEDERER CARLOS MEIRA
EDITORA: CUCA FRESCA EDIÇÕES
AUTOR: LUIS ROBERTO DE SOUZA
EDITORA: MODERNA
AUTOR: ELIAS JOSÉ
UNO EDUCAÇÃO Ltda.
AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ
EDITORA: COSAC & NAIF
AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRINHAS
AUTOR: LALAU E LAURABEATRIZ
EDITORA: COSAC & NAIF
AUTOR: MARTA BOUISSOU MORAIS E MARIA HILDA DE PAIVA ANDRADE – WALTER LARA
EDITORA: DIMENSÃO
A professora observa no decorrer de toda a atividade como foi o processo de interação entre as crianças e como a discussão entre eles foi se estabelecendo até chegar a elaboração das fichas.
Observar os conhecimentos e estratégias utilizadas na leitura dos pequenos textos contendo as informações sobre os animais.
Interagir entre os grupos a fim de verificar se as crianças conseguiram perceber as características dos animais, assim como os sentimentos que expressam sobre os animais.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/08/2013
Cinco estrelasuma aula muito bem elaborada,com técnicas e metodologias bem aplicadas,acrescentaria uma dinamica de jogo pedagógicos do jogo: Quem sou eu com as caracteristicas dos anomais trabalhados de acordo com a série.