Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo o Tempo Verbal Presente Perfeito em Língua Inglesa com Música!

 

18/05/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Com estas aulas será feita a introdução ao uso do tempo verbal “presente perfeito” em Língua Inglesa pela leitura e produção de textos orais e escritos, a partir de o trabalho com músicas.

Duração das atividades
Aproximadamente duas (2) horas aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Forma e uso dos tempos verbais “Presente Simples” e “Passado Simples” em Língua Inglesa.

Estratégias e recursos da aula

 As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação

Estando os alunos no laboratório de informática, o professor deverá exibir o vídeo “U2 I Still Haven't Found What Im Looking For Live From Milan” (Fig. 1), com a duração de 4:03min.   

RECURSO

U2 I Still Haven't Found What Im Looking For Live From Milan

http://www.youtube.com/watch?v=Pb1XXs7e7ac&feature=related 

Figura 1 – Imagem do Vídeo “U2 I Still Haven't Found What Im Looking For Live From Milan” Acesso em: 10 de maio de 2010.   

Observação: O vídeo pode ser baixado para ser exibido em DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!

Durante a exibição do vídeo, os alunos deverão procurar responder às seguintes questões norteadoras:   

  1. Qual o tempo verbal que o cantor utiliza na maior parte da canção? – R: Present Perfect (ex: have climbed, haven’t found).
  2. Como ele é formado? – R: Auxiliar (HAVE/HAS) + Verbo principal no particípio passado.
  3. O que ele indica? – R: Experiências no passado que ainda são importantes no presente.

Logo após a exibição do vídeo, os alunos que se sentirem à vontade, em aula aberta, responderão às questões propostas pelo professor.

Nesta etapa, o professor, então, auxiliará os alunos a organizarem as hipóteses levantadas sobre o tempo verbal “presente perfeito”, pedindo esclarecimentos sobre as respostas dadas, se necessário, sem, entretanto, dar maiores explicações.   

ATIVIDADE 1   

Dando seqüência a atividade anterior, o professor apresentará a primeira estrofe da música (em transparência, ou escrevendo-a na lousa) e demonstrará aos alunos que em vários momentos os verbos estão no presente perfeito (em negrito):   

"I have climbed the highest mountains

I have run through the fields

Only to be with you (2x)"

Os alunos, então, serão divididos em trios para que através de pesquisas, possam checar se as hipóteses que levantaram a respeito da forma e uso do tempo verbal “Presente Perfeito” na fase da Motivação são adequadas, ampliando sua compreensão quanto a tal tempo verbal em Inglês. Para tanto, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):   

RECURSOS

Present Perfect – Conceito e Estrutura Sintática

http://www.colegioweb.com.br/ingles/present-perfect 

Present Perfect – Uso e Formas 

http://www.brasilescola.com/ingles/present-perfect.htm 

Present Perfect e Outros Tempos Verbais

http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1703u39.jhtm 

Present Perfect – Conjugando um Verbo

http://www.algosobre.com.br/ingles/present-perfect.html 

Figura 2 – Imagem do Site “Present Perfect – Conjugando um Verbo” Acesso em: 10 de maio de 2010.   

Cada trio deverá elaborar uma apresentação a respeito do tema “Present Perfect” com exemplos. Sugerimos que para a elaboração de tal apresentação seja utilizado o software “Power Point” (Fig. 3).

Na apresentação, sugerimos que os alunos respondam às seguintes questões norteadoras:   

  1. Como é formado o tempo verbal Presente Perfeito? Cite exemplos.   
  2. Como são suas formas afirmativa, negativa e interrogativa? Cite exemplos.   
  3. Em que situações se usa o Presente Perfeito em Inglês? Cite exemplos.

RECURSO

Aprenda a fazer slides com o Power Point

http://www.slideshare.net/dimmisue/aprender-a-fazer-slides-com-o-power-point

Figura 3 – Imagem do Recurso Acesso em: 18 de abril de 2010.   

Durante a elaboração das apresentações o professor deverá supervisionar e orientar o trabalho dos grupos.     

ATIVIDADE 2   

Após a elaboração das apresentações, os trios a farão em aula aberta. Caso o professor considere o tempo insuficiente para que todos apresentem, sugerimos que numere os grupos e faça um sorteio dos que deverão apresentar. Neste momento, o professor deverá intervir, esclarecendo as dúvidas, que possam surgir, sobre a forma e uso do tempo verbal “Presente Perfeito”.   

ATIVIDADE 3   

Dando continuidade as atividades da aula, os alunos realizarão exercícios sob orientação e supervisão do professor, para a consolidação da forma e do uso do tempo verbal “Presente Perfeito”.

Para a realização dos referidos exercícios, sugerimos os sites (Fig. 4) abaixo, destacando que os alunos deverão escolher ao menos dois destes para efetuar os exercícios.  

  1. http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/present-perfect-1.htm
  2. http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/present-perfect-2.htm
  3. http://www.inglesonline.com.br/exerciciosdeinglesonline/present-perfect-or-past-1.htm
  4. http://www.grammarnet.com/ghtml/present/exprespsimcont1.htm 
  5. http://www.grammarnet.com/ghtml/present/exprespsim1.htm 
  6. http://web2.uvcs.uvic.ca/elc/studyzone/330/grammar/prperf1.htm
  7. http://www.englishpage.com/verbpage/verbs5.htm
  8. http://a4esl.org/q/f/z/zz29bms.htm
  9. http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/tenses/present_perfect_statements.htm

Figura 4 – Imagem do Site Englisch-hilfen.de Acesso em: 10 de maio de 2010.   

Nesta etapa, é essencial que o professor reforce com os alunos que o tempo verbal presente perfeito em Inglês não tem nenhum tempo verbal equivalente exato em Português. Tal tempo verbal prioriza a descrição de uma ação que teve início em algum ponto do passado e que tem conexão com o presente e a descrição de ação no passado sem especificarmos a data (Ex: 1. I have been to New York many times. / Estive em Nova York muitas vezes. 2. I have worked for this company for three years./ Trabalho nesta empresa há três anos. 3. I have been very busy lately./ Tenho estado muito ocupado ultimamente.)   

ATIVIDADE 4

Dando sequência às atividades da aula, o vídeo assistido na fase da motivação será revisto. Os alunos assistirão o vídeo da música “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” (Fig. 1) da banda irlandesa U2 novamente, agora completando sua letra com os verbos no tempo Presente Perfeito. O vídeo tem a duração de 4:03min.   

Recurso

Vídeo “U2 I Still Haven't Found What Im Looking For Live From Milan”

http://www.youtube.com/watch?v=Pb1XXs7e7ac&feature=related 

  

Observação: O vídeo pode ser baixado para ser exibido em DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!   

Cada aluno receberá uma folha com a letra da música para ser completada (Fig. 5). Sugerimos que o professor exiba o vídeo pelo menos duas vezes para que os alunos realizem tal atividade.   

Recurso

Atividade com a Música “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”

http://www.slideshare.net/jugense/u2-i-stillhaventfound1 

 

Figura 5 – Imagem da atividade com a música I Still Haven't Found What I’m Looking For Acesso em: 10 de maio de 2010.

O professor verificará as respostas dadas pelos alunos, solicitando que os alunos que se sentirem à vontade as digam, e escrevendo-as na lousa. As respostas são: have climbed, have run (2x), have crawled, have scaled, haven’t found (2x), have kissed, have spoken, have held.   

Ao final, o professor promoverá um debate, em aula aberta, visando reforçar o uso do tempo verbal presente perfeito. Tal debate será sobre a letra da música ouvida, com base nas seguintes questões norteadoras:   

1. Do que trata a música?

R: Da eterna busca do ser humano (por algo que o complete. Conforme informações da Wikipédia, "I Still Haven't Found What I'm Looking For" apresenta influências da música gospel e sua letra descreve anseio espiritual. http://en.wikipedia.org/wiki/I_Still_Haven't_Found_What_I'm_Looking_For  Acesso em: 10 de maio de 2010.)   

2. Por que o autor usa verbos no Presente Perfeito?

R: Para indicar que esta busca se iniciou no passado, e ainda continua, pois ainda não encontrou o que procura.   

É importante reforçar com os alunos, através da análise da letra da música, que o tempo verbal presente perfeito é utilizado para indicar, principalmente, a relação entre e a continuidade de ações no presente e no passado.   

Sugestão   

Assistir e debater os conceitos apresentados no vídeo “Present Perfect Tense” (Fig. 6) em aula aberta, para o aprofundamento da compreensão dos usos de tal tempo verbal. Tal vídeo tem a duração de 6:28 min, e poderá ser baixado para ser exibido em aparelho DVD para todos os alunos ao mesmo tempo.   

Recurso

Vídeo Present Perfect

http://www.youtube.com/watch?v=DCRQyE4tz3o&feature=related   

Figura 6 – Imagem do vídeo Present Perfect Acesso em: 10 de maio de 2010.   

Sugerimos, para tanto, as seguintes questões norteadoras:   

  1. Como é formado o tempo verbal presente perfeito?
  2. O que ele indica?   
Recursos Complementares

 Dicionário português-inglês   

Recurso

Dictionary. com  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false     

Avaliação

 O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, bem como, a compreensão quanto a forma e o uso do tempo verbal Presente Perfeito em Inglês.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • valeria paz arend, EB MUN LIBERO UGIONI , Santa Catarina - disse:
    valeriaarend@hotmail.com

    15/10/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo! Obrigada.


  • Sandra, vcxxcv , Pernambuco - disse:
    sandra.letras2009@gmail.com

    09/06/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a didática. Gostei das atividades dos videos. Só tem um problema, não consigo baixar vídeo you tube em meu computador, e na escola em que eu ensino não tem laboratório de informática.


  • Cleide Alves da Silva, CE URBANO ROCHA , Maranhão - disse:
    cleidecastros2@hotmail.com

    08/04/2011

    Cinco estrelas

    Gostei de sua aula , pois tem ótimas sugestões que poderão ser aplicadas em Língua Portuguesa. Parabéns!


  • Cibeli Marinho Frambach, C.E. SOL NASCENTE , Rio de Janeiro - disse:
    la-frambach@bol.com.br

    11/06/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito bem elaborada e vou utilizá-la com os meus alunos. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.