18/05/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Com estas aulas será feita a introdução ao uso do tempo verbal “presente perfeito” em Língua Inglesa pela leitura e produção de textos orais e escritos, a partir de o trabalho com músicas.
Forma e uso dos tempos verbais “Presente Simples” e “Passado Simples” em Língua Inglesa.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Estando os alunos no laboratório de informática, o professor deverá exibir o vídeo “U2 I Still Haven't Found What Im Looking For Live From Milan” (Fig. 1), com a duração de 4:03min.
RECURSO
U2 I Still Haven't Found What Im Looking For Live From Milan
http://www.youtube.com/watch?v=Pb1XXs7e7ac&feature=related
Figura 1 – Imagem do Vídeo “U2 I Still Haven't Found What Im Looking For Live From Milan” Acesso em: 10 de maio de 2010.
Observação: O vídeo pode ser baixado para ser exibido em DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!
Durante a exibição do vídeo, os alunos deverão procurar responder às seguintes questões norteadoras:
Logo após a exibição do vídeo, os alunos que se sentirem à vontade, em aula aberta, responderão às questões propostas pelo professor.
Nesta etapa, o professor, então, auxiliará os alunos a organizarem as hipóteses levantadas sobre o tempo verbal “presente perfeito”, pedindo esclarecimentos sobre as respostas dadas, se necessário, sem, entretanto, dar maiores explicações.
ATIVIDADE 1
Dando seqüência a atividade anterior, o professor apresentará a primeira estrofe da música (em transparência, ou escrevendo-a na lousa) e demonstrará aos alunos que em vários momentos os verbos estão no presente perfeito (em negrito):
"I have climbed the highest mountains
I have run through the fields
Only to be with you (2x)"
Os alunos, então, serão divididos em trios para que através de pesquisas, possam checar se as hipóteses que levantaram a respeito da forma e uso do tempo verbal “Presente Perfeito” na fase da Motivação são adequadas, ampliando sua compreensão quanto a tal tempo verbal em Inglês. Para tanto, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
RECURSOS
Present Perfect – Conceito e Estrutura Sintática
http://www.colegioweb.com.br/ingles/present-perfect
Present Perfect – Uso e Formas
http://www.brasilescola.com/ingles/present-perfect.htm
Present Perfect e Outros Tempos Verbais
http://educacao.uol.com.br/ingles/ult1703u39.jhtm
Present Perfect – Conjugando um Verbo
http://www.algosobre.com.br/ingles/present-perfect.html
Figura 2 – Imagem do Site “Present Perfect – Conjugando um Verbo” Acesso em: 10 de maio de 2010.
Cada trio deverá elaborar uma apresentação a respeito do tema “Present Perfect” com exemplos. Sugerimos que para a elaboração de tal apresentação seja utilizado o software “Power Point” (Fig. 3).
Na apresentação, sugerimos que os alunos respondam às seguintes questões norteadoras:
RECURSO
Aprenda a fazer slides com o Power Point
http://www.slideshare.net/dimmisue/aprender-a-fazer-slides-com-o-power-point
Figura 3 – Imagem do Recurso Acesso em: 18 de abril de 2010.
Durante a elaboração das apresentações o professor deverá supervisionar e orientar o trabalho dos grupos.
ATIVIDADE 2
Após a elaboração das apresentações, os trios a farão em aula aberta. Caso o professor considere o tempo insuficiente para que todos apresentem, sugerimos que numere os grupos e faça um sorteio dos que deverão apresentar. Neste momento, o professor deverá intervir, esclarecendo as dúvidas, que possam surgir, sobre a forma e uso do tempo verbal “Presente Perfeito”.
ATIVIDADE 3
Dando continuidade as atividades da aula, os alunos realizarão exercícios sob orientação e supervisão do professor, para a consolidação da forma e do uso do tempo verbal “Presente Perfeito”.
Para a realização dos referidos exercícios, sugerimos os sites (Fig. 4) abaixo, destacando que os alunos deverão escolher ao menos dois destes para efetuar os exercícios.
Figura 4 – Imagem do Site Englisch-hilfen.de Acesso em: 10 de maio de 2010.
Nesta etapa, é essencial que o professor reforce com os alunos que o tempo verbal presente perfeito em Inglês não tem nenhum tempo verbal equivalente exato em Português. Tal tempo verbal prioriza a descrição de uma ação que teve início em algum ponto do passado e que tem conexão com o presente e a descrição de ação no passado sem especificarmos a data (Ex: 1. I have been to New York many times. / Estive em Nova York muitas vezes. 2. I have worked for this company for three years./ Trabalho nesta empresa há três anos. 3. I have been very busy lately./ Tenho estado muito ocupado ultimamente.)
ATIVIDADE 4
Dando sequência às atividades da aula, o vídeo assistido na fase da motivação será revisto. Os alunos assistirão o vídeo da música “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” (Fig. 1) da banda irlandesa U2 novamente, agora completando sua letra com os verbos no tempo Presente Perfeito. O vídeo tem a duração de 4:03min.
Recurso
Vídeo “U2 I Still Haven't Found What Im Looking For Live From Milan”
http://www.youtube.com/watch?v=Pb1XXs7e7ac&feature=related
Observação: O vídeo pode ser baixado para ser exibido em DVD para todos os alunos ao mesmo tempo!
Cada aluno receberá uma folha com a letra da música para ser completada (Fig. 5). Sugerimos que o professor exiba o vídeo pelo menos duas vezes para que os alunos realizem tal atividade.
Recurso
Atividade com a Música “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”
http://www.slideshare.net/jugense/u2-i-stillhaventfound1
Figura 5 – Imagem da atividade com a música I Still Haven't Found What I’m Looking For Acesso em: 10 de maio de 2010.
O professor verificará as respostas dadas pelos alunos, solicitando que os alunos que se sentirem à vontade as digam, e escrevendo-as na lousa. As respostas são: have climbed, have run (2x), have crawled, have scaled, haven’t found (2x), have kissed, have spoken, have held.
Ao final, o professor promoverá um debate, em aula aberta, visando reforçar o uso do tempo verbal presente perfeito. Tal debate será sobre a letra da música ouvida, com base nas seguintes questões norteadoras:
1. Do que trata a música?
R: Da eterna busca do ser humano (por algo que o complete. Conforme informações da Wikipédia, "I Still Haven't Found What I'm Looking For" apresenta influências da música gospel e sua letra descreve anseio espiritual. http://en.wikipedia.org/wiki/I_Still_Haven't_Found_What_I'm_Looking_For Acesso em: 10 de maio de 2010.)
2. Por que o autor usa verbos no Presente Perfeito?
R: Para indicar que esta busca se iniciou no passado, e ainda continua, pois ainda não encontrou o que procura.
É importante reforçar com os alunos, através da análise da letra da música, que o tempo verbal presente perfeito é utilizado para indicar, principalmente, a relação entre e a continuidade de ações no presente e no passado.
Sugestão
Assistir e debater os conceitos apresentados no vídeo “Present Perfect Tense” (Fig. 6) em aula aberta, para o aprofundamento da compreensão dos usos de tal tempo verbal. Tal vídeo tem a duração de 6:28 min, e poderá ser baixado para ser exibido em aparelho DVD para todos os alunos ao mesmo tempo.
Recurso
Vídeo Present Perfect
http://www.youtube.com/watch?v=DCRQyE4tz3o&feature=related
Figura 6 – Imagem do vídeo Present Perfect Acesso em: 10 de maio de 2010.
Sugerimos, para tanto, as seguintes questões norteadoras:
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com
O professor deverá supervisionar os alunos durante todas as atividades, avaliando a capacidade de trabalho em grupo, bem como, a compreensão quanto a forma e o uso do tempo verbal Presente Perfeito em Inglês.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/10/2013
Cinco estrelasÓtimo! Obrigada.
09/06/2011
Cinco estrelasMuito boa a didática. Gostei das atividades dos videos. Só tem um problema, não consigo baixar vídeo you tube em meu computador, e na escola em que eu ensino não tem laboratório de informática.
08/04/2011
Cinco estrelasGostei de sua aula , pois tem ótimas sugestões que poderão ser aplicadas em Língua Portuguesa. Parabéns!
11/06/2010
Cinco estrelasAchei muito bem elaborada e vou utilizá-la com os meus alunos. Parabéns