Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecer e trabalhar com Conto de Fadas

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Aspectos composicionais dos contos de fadas (como se iniciam, personagens, estrutura usual – início, meio e fim etc.)

 Reconto/ reescrita

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Compreensão/desenvolvimento da escrita alfabética. ·        

Leitura de contos clássicos e modernos.

 

Estratégias e recursos da aula

Com as atividades propostas nesta aula, os alunos poderão sistematizar seus conhecimentos sobre os contos de fadas, reconhecendo-os como um gênero textual que possui alguns características próprias.  

 1 - Professor(a) escolha um conto de fadas que marcou a sua infância. Estude-o e conte-o a seus alunos. Converse, informando porque escolheu este conto, como o conheceu em sua infância, o que ele faz você recordar, pensar, imaginar. Pergunte também quem já o conhecia.  

 Após esta breve introdução, solicite que registrem em uma folha o desenho do conto de fadas que cada criança gosta, colocando também o título. Assim, você poderá conhecer previamente o que eles entendem por conto de fadas.

  2 – Organize uma roda de conversa, que visa ampliar a oportunidade do grupo dizer sobre o entendimento que têm por Conto de Fadas. Oriente a conversa, com questões como as indicadas a seguir:

A ) O que são conto de fadas? Que histórias, chamamos de conto de fadas?

 B) Como costumam ser os personagens dos contos de fadas?

C) E o que “marca” e/ou define o inicio e o fim destas histórias?

D) Como conhecemos os contos de fadas?

 E) Há quanto tempo vocês acham que estas histórias foram escritas e por quem?

F) Porque são histórias que gostamos tanto de ouvir? Qual a magia dos contos de fadas para vocês?

3 – Nesta atividade vocês irão sistematizar registrar as principais informações.

 A ) Registre no caderno, por meio de uma produção coletiva de um texto, as itens que não podem faltar em um conto de fadas.   

- normalmente inicia com “Era uma vez...”;

- possui seres imaginários, como fadas, bruxas, animais que falam, etc;

- normalmente é o bem vencendo o mal;

- é uma narrativa;

Professor(a) a fim de complementar seus conhecimento sobre a estrutura e história dos Contos de fadas em nossa sociedade consulte o site http://www.graudez.com.br/litinf/textos.htm#Fadas (acessado em 14 de abril de 2010). 

B ) Ainda de modo coletivo, com finalidade de registro no caderno, façam uma lista de conto de fadas conhecidos pela turma.  

 4 – Apresente para a turma, a proposta do trabalho, que culminará na produção de um Jogo da Memória com contos de fadas. Para esta construção, precisamos definir os Contos de Fadas, com os quais vamos trabalhar. Assim, a partir da lista estruturada na atividade 3B, monte pequenas cédulas para votar os seis contos de fadas preferidos do grupo.  

 Professor(a) explique ao grupo, que a votação é secreta e que cada criança deve marcar apenas um campo. Aproveite, para comentar que a votação, é um meio democrático de tomar decisões.   

Exemplo : CEDULA DE VOTAÇÃO

Professor(a), de acordo com sua disponibilidade busque apresentar aos alunos os principias autores destas histórias, trabalhando as mais originais possíveis.   

Sugestões de autores:Irmão Grimm; Hans Christian Andersen,  Ruth Rocha, Ana Maria Machado, entre outros.

5 – Com os seis contos definidos, a cada encontro trabalhe um com a turma.

A  ) Leia ou conte a história.

B ) Converse sobre o sentido da história, as partes mais importantes resgatando os fatos do principio, do meio e do fim.

C) Registro do desenho e colorido que irá compor o jogo da Memória.  

A proposta é que a cada conto trabalhado a criança produza um par do jogo da Memória. Então se no primeiro encontro é for trabalhado o conto “Os três porquinhos”, neste dia após a exploração oral da história, a criança deve desenhar e colorir o cartão desta história. Para isso ofereça ao grupo cartões de cartolina de medida 10x10cm ou 15x15cm.  

 Este Jogo da memória, é um pouco diferente, pois um cartão será o desenho produzido pela criança com o título escrito, também por ela. Já o outro cartão que deve formar o par, deve ser preparado por você professor(a) só com a escrita.  

 Exemplo

Como podem observar, a cada história vamos produzir um par que comporá o jogo, sendo uma parte feita pelo aluno e a complementar pelo professor. No momento de jogar, acriança deverá integrar o desenho com a escrita. Assim, devemos fazer com todas as histórias selecionadas, para então montar todas as peças do jogo.   

DICA_ solicite que a cada produção a criança escreva o nome no verso de cada cartão ou cole uma etiqueta.

Se possível plastifique o material, a fim de preservá-lo.   

 6 – Forme duplas, para que façam um registro escrito do conto que a dupla mais gostou. Monte um mural com estas produções.   

Recursos Complementares
Avaliação

A criança deve desenvolver a capacidade de observar as características dos contos de fadas. É essencial, que tenham aprendido também que o conto de fadas é um tipo de texto/ narrativa, que se diferencia de outras histórias. Tais aspectos podem ser verificados por meio de perguntas, nas quais o professor pedirá, principalmente, que as crianças comparem as características dos contos de fadas com os contos modernos, por exemplo.                                                                                         

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.