19/06/2009
Felipe Oliveira Jerez; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Professor(a), nessa aula iremos trabalhar com os conceitos de Plano Cartesiano Ortogonal. No total serão desenvolvidas 03 (três) atividades, a primeira envolve o jogo “Batalha Naval”, a segunda a localização de pontos em um mapa e a terceira atividade envolverá um software educacional. Com a realização dessas atividades espera-se que os alunos consigam compreender com maior significado as definições e características envolvidas no estudo do Plano Cartesiano.
DICA: Inicie a aula contando um pouco da história do Matemático René Descartes e sua relação com o estudo do Plano Cartesiano ou propondo uma pesquisa sobre esse assunto.
René Descartes
Preliminares:
Antes de dar início à primeira atividade, o professor poderá fazer uma breve revisão sobre a representação dos números inteiros na reta numérica, utilizando as representações da reta tanto na posição horizontal quanto na vertical.
Atividade 1:
Iniciando a atividade “Batalha Naval”, peça aos alunos que se dividam em duplas e distribua duas cartelas e uma carta com legendas (modelos abaixo) para cada um.
DICA: Caso o número de alunos seja grande, o professor poderá dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo se divida em duas equipes que jogarão umas contra as outras.
DICA: É importante deixar as letras e números dispostos no modo que está no modelo acima, pois assim os alunos conseguirão compreender melhor o trabalho no primeiro quadrante do Plano Cartesiano.
Em seguida explique a eles as regras do jogo:
1. Cada aluno (ou equipe) utilizará uma das cartelas para marcar a posição de cada uma das embarcações disponíveis (a outra cartela servirá para o jogador marcar seus tiros contra o adversário);
2. Quando todos tiverem feito as marcações, estipula-se quem começa “atirando”, o atirador da vez deve dizer a letra e o número onde acertará seu tiro;
3. Caso o oponente acerte uma embarcação o jogador deverá dizer qual foi, caso erre o jogador fala “água”, quando o jogador acertar todas as partes de uma embarcação essa afunda;
4. Vence aquele que conseguir afundar todas as embarcações do adversário.
Assim que os alunos concluírem a atividade, levante as seguintes questões:
- Quantas referências no plano vocês utilizaram para indicar cada tiro?
- Qual a importância de se estipular uma referência padrão?
- O que deveria ser feito caso essas referências não estivessem sido estipuladas?
Espera-se que os alunos compreendam a importância de se adotar referências nesse jogo para que o adversário possa interpretar a jogada que está sendo feita, e assim avalie se o tiro foi certeiro ou não.
Através dessa atividade os alunos poderão ter um primeiro contato com o plano cartesiano uma vez que o professor poderá, assim que a atividade estiver concluída, apresentar o desenho do plano cartesiano ortogonal na lousa.
Apresente primeiro o eixo das abscissas, onde os alunos poderão perceber que se trata da reta numérica dos números inteiros, depois lhes apresente o eixo das ordenadas, destacando o fato de o ponto de encontro entre as duas retas ser o ponto (0,0) (ponto de origem do plano).
Em seguida dê exemplos de pares numéricos que possibilitem apresentar aos alunos a representação do ponto em pares ordenados – (0,1); (-1,2); (3,-3); (-1,-2) – possibilitando a percepção de que tomando o par (x,y) o valor de x se encontra nos eixos das abscissas, e o valor de y no eixo das ordenadas.
Atividade 2
Essa atividade tem por objetivo fixar ainda mais nos alunos a noção e compreensão de referências e sua importância no estudo do Plano Cartesiano, sendo que observando o plano cartesiano eles deverão encontrar a representação em pares ordenados dos pontos pedidos.
Distribua aos alunos mapas quadriculados como no exemplo abaixo:
Peça aos alunos que atribuam os valores nas retas em destaque, tomando o ponto de encontro como zero, e tendo como base o plano desenhado na lousa. Em seguida peça que eles encontrem o par ordenado que representa o ponto em que se encontram alguns dos Estados, por exemplo: o ponto localizado no estado do Piauí – (2,1); o ponto na fronteira entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul – (1,-2); O ponto no estado do Amazonas mais próximo ao estado do Acre – (-2,1).
DICA: O professor poderá utilizar o mapa de sua cidade ou estado, e em casos como do exemplo poderá explicar brevemente que em pontos como os que estariam no estado do Espírito Santo os pares seriam representados por número não inteiros.
Atividade 3:
Finalizando esse estudo inicial do Plano Cartesiano o professor poderá utilizar o software “Teia Cartesiana” que se encontra disponível no endereço:
objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8247
Nessa atividade os alunos terão a sua disposição pares ordenados, ficando como proposta de atividade para os mesmos, encontrar no gráfico cada um dos pontos que esses pares representam.
objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8247
A aranha amarela na parte superior da figura é controlada pelo aluno (utilizando as setas de direção do teclado), seu objetivo é criar uma teia (utilizando a barra de espaço) no ponto indicado pela abelha para que essa seja capturada e sirva de alimento a aranha azul.
DICA: Após essa atividade o professor poderá identificar junto aos alunos dúvidas que possam existir quanto aos assuntos abordados, questionando se eles tiveram dificuldades em encontra o ponto de captura das abelhas e reforçando a importância das referências (abscissas e ordenadas) utilizadas para encontrar o ponto de captura das abelhas.
DICA: Finalizando o professor pode apresentar as noções de quadrantes, mostrando a localização de cada um e o sinal de suas abscissas e ordenadas.
- 1º Quadrante: abscissa (+) e ordenada (+);
- 2º Quadrante: abscissa (-) e ordenada (+);
- 3º Quadrante: abscissa (-) e ordenada (-);
- 4º Quadrante: abscissa (+) e ordenada (-).
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/09/2014
Cinco estrelasshow
09/04/2014
Quatro estrelasAdorei aplicar essa aula...foi muito divertido e por parte deles relatarão que foi prazeroso aprender!
14/03/2014
Cinco estrelasEsta aula é excelente. Pois uma aula como essa chama à atenção do aluno em tem o sue desenvolvimento, pois aguçou até a minha percepção, adorei!
24/07/2013
Cinco estrelasAdorei!estou fazendo um projeto e suas idéias foram ótimas e me ajudaram muito.
05/12/2012
Quatro estrelasBem interessante. Farão os alunos participarem ativamente
11/06/2012
Cinco estrelasMuito boa sua aula
09/04/2012
Cinco estrelasmuito boa as atividades para melhorar o entrosamento e a curiosidade sobre a materia
31/07/2011
Cinco estrelasAdorei, estas explicações e sugestões foram ótimas para a elaboração da minha aula. parabéns.
12/05/2011
Duas estrelasmuito legal cara.adorei
22/03/2011
Cinco estrelasMuito bem apresentado o material. Facilitará ao professor no ensinamento da construção de gráficos. Parabéns!!
16/12/2010
Quatro estrelasParabéns pela criatividade, e somente com atividades diversificadas e criativas com estas iremos desmistificar a matemática como uma coisa chata e sem sentido.
02/09/2010
Quatro estrelasMuito boa. Sugiro também abordar iutros matemáticos que também utilizavam o plano cartesiano.
24/03/2010
Quatro estrelasOtima aula, Professora. A aula fica bastante dinamica. Parabens.
24/03/2010
Quatro estrelasAula show... você não fica na metodologia de cuspe e giz e faz com que os alunos passem a ver a matematica uma matéria importante e muito interessante.